Como automatizar a gestão do seu posto?

Como automatizar a gestão do seu posto?

Saiba como um sistema pode automatizar a gestão e melhorar a administração do seu negócio gerando novas oportunidades de crescimento.   

Foi-se o tempo em que o varejo (inclusive de combustíveis) era um negócio de “barriga no balcão” e “olho no olho do cliente”. Com a digitalização dos negócios, a interação com o consumidor começa muito antes da ida ao posto – e continua bem depois que ele seguiu seu caminho.  

Um estudo divulgado no início de 2023 mostra que 93% das transações de compra começam em canais digitais, mesmo que sejam concluídas em um ambiente físico. Em 2020, esse índice era de 81%, o que mostra que essa digitalização não vem de hoje – ela só ficou muito mais visível desde a pandemia.  

Esse comportamento influencia decisões de compra em qualquer categoria de produtos ou serviços. Mesmo com a possibilidade de delivery de combustíveis já existindo no mercado brasileiro, o normal é o cliente levar o carro até o posto preferido – ou passar na praça mais próxima para fazer um abastecimento.  

automatizar a gestão

Mas, ao pensar no posto de combustíveis de uma forma mais ampla e moderna, as possibilidades se multiplicam. Esse é um negócio, hoje, que vai muito além da bomba de combustíveis: segundo a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), as três principais redes de lojas de conveniência brasileiras somaram quase 4.500 pontos de venda em 2021, e estima-se que existam no total cerca de 8.100 lojas desse tipo no país (o equivalente a 20% do total de postos).  

As praças de combustíveis também são um local muito propício a outros negócios, como serviços automotivos, minimercados e franquias de diversos setores. A razão é muito clara: a localização privilegiada, em pontos de grande movimentação de público e grande visibilidade.  

Essa multiplicação de oportunidades de negócios cria motivos para o cliente frequentar a praça de combustíveis, gerando mais momentos de relacionamento e possibilidades de fidelização do consumidor. Além disso, traz possibilidades interessantes para o crescimento dos negócios.  

Para lidar com todas as possibilidades de crescimento e geração de receitas, os postos precisam levar o conceito de “o olho do dono engorda o gado” para um novo patamar. Em um varejo cada vez mais digitalizado e complexo, somente a coleta, análise e uso de dados traz a segurança, eficiência e produtividade necessária para desenvolver negócios duradouros.     

Centralize a gestão  

Sem apoio de tecnologia, é muito difícil desenvolver o negócio para mais de uma unidade comercial. Se “o olho do dono engorda o gado”, é preciso estar presente. E, fisicamente, ninguém consegue estar em mais de um lugar. O caminho é abraçar tecnologias que tragam escala para automatizar a gestão.  

Agora imagine um dono de postos de combustíveis que, além de contar com várias unidades, cada posto é de uma bandeira diferente e possui políticas diferentes de relacionamento, acordos comerciais, prazos de pagamento, programas de fidelidade e meios de pagamento. Gerenciar tudo isso sem o uso de um sistema de gestão preparado para lidar com essa complexidade é simplesmente impossível.  

Além do controle automatizado a partir de um único lugar, sistemas desse tipo permitem a geração de relatórios consolidados para toda a rede ou de forma individualizada. Dessa forma, o gestor não perde o controle de cada árvore enquanto analisa toda a floresta.     

Tudo começa no software de gestão  

Não é nenhum exagero dizer que o software de gestão é a alma de uma operação de varejo. Com ele, não importa quantos postos a rede tenha, a administração do negócio se mantém centralizada, com dados atualizados em tempo real e inteligência de negócios que permite entender exatamente o que está acontecendo.  

Bons sistemas para automatizar a gestão para postos de combustíveis, como o Linx AutoSystem, contam com diversas funcionalidades construídas em conjunto com clientes parceiros. Tudo para aproximar ainda mais o sistema das necessidades reais dos negócios em diferentes regiões do Brasil.     

Facilidade para novos negócios  

Foi-se o tempo em que o posto de combustíveis era um ponto de venda de gasolina, etanol e óleo diesel. Cerca de 20% dos postos brasileiros contam com lojas de conveniência e é ainda mais comum que os estabelecimentos tenham centros automotivos para oferecer uma experiência completa para os clientes. O ideal é que um único sistema de gestão faça o controle das operações das bombas de combustíveis, das lojas de conveniência e centros automotivos.  

A complexidade desse tipo de integração, porém, faz com que poucas empresas tenham a capacidade de entregar essa solução completa. Contar com funcionalidades específicas para lojas de conveniência e áreas de alimentação, porém, é um grande diferencial: são elas que permitem, por exemplo, o desenvolvimento de promoções diversas (como combos e kits, ou preços especiais em horários específicos).  

Outra vantagem é a capacidade de gerenciar o backoffice da operação de alimentos. Reposição de estoques, controle do turno dos colaboradores e relatórios de venda e posição de pedidos são algumas funcionalidades essenciais.  

Melhore o atendimento ao cliente  

Outra vantagem importante de um sistema de gestão integrado e pronto para lidar com multibandeiras é sua capacidade de entregar um melhor atendimento ao cliente. Seja na pista de combustível, na loja de conveniência ou nas outras operações da praça, a integração permite acompanhar toda a jornada do cliente – e com isso desenvolver promoções integradas que sejam mais interessantes para o consumidor.  

Quem conta com um sistema de gestão avançado, preparado para lidar com os desafios dos postos de combustíveis, também tem a vantagem de poder adotar mais rapidamente meios de pagamento que melhorem a experiência do cliente. Pix, QR Code, pagamento por aproximação, PDV Móvel, pagamento por aplicativo: com um sistema de gestão integrado, o posto pode oferecer essas soluções em seus estabelecimentos, com controle total e análises de dados para encontrar novas oportunidades de evolução.     

A tecnologia tem um papel fundamental para que seu posto de combustíveis se diferencie da concorrência. Com mais dados e mais controle, seu negócio ganha eficiência e produtividade. Com uma gestão integrada, melhora a gestão, aumentam as margens do negócio e o consumidor também sai ganhando.  

Quer saber como passar a integrar esse mundo tecnológico? A Linx desenvolveu o AutoSystem, um sistema completo para automatizar a gestão para postos de combustíveis. Venha conhecer o pacote de automação mais usado no Brasil. Clique aqui e peça uma demonstração 

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