E-commerce
Fórum ECBR 2023: confira os principais insights do evento
O Fórum ECBR 2023, realizado no Transamérica Expo Center, em São Paulo, nos dias 25, 26 e 27 de julho,
Promoções focadas no comportamento dos clientes e em gatilhos do tipo “Compre Junto” impulsionam as vendas em datas comemorativas.
Mais alguns dias e estaremos em junho, e com o sexto mês do ano vem uma das datas promocionais mais importantes da temporada. O Dia dos Namorados representa uma grande oportunidade em diversas categorias e, quando bem trabalhado, dá um impulso importante às vendas do primeiro semestre.
Para melhorar o desempenho da loja, é preciso estar atento a todas as possibilidades. Um item a mais colocado no carrinho de compras representa um impulso importante ao faturamento e aos lucros do e-commerce.
Para aumentar o ticket médio de seus pedidos em sua estratégia promocional para o Dia dos Namorados, esteja atento a estes cinco pontos importantes:
Em qualquer segmento do varejo, alguns produtos atraem mais os clientes, seja porque estão em alta naquele momento, seja porque funcionam bem como uma opção de presente para quem não pode comprar “aquele” produto. Quando um produto está em alta, nem sempre é uma boa ideia oferecer descontos nele: a demanda já é grande e as promoções devem ser usadas para estimular o consumo de outros itens.
Os dados de suas ações de marketing podem ser usados para identificar quais são esses itens e fazer ajustes durante a campanha. Se um produto tem um índice grande de cliques nas suas campanhas de publicidade online, é um sinal importante de que ele interessa ao cliente.
O uso de soluções de relacionamento, retargeting e personalização dá ao ecommerce a possibilidade de promover itens específicos de acordo com o comportamento dos clientes e a estratégia do negócio. O comportamento anterior e atual dos clientes, somado ao comportamento de consumidores com perfis semelhantes, gera inúmeros insights, que podem ser automatizados para a criação de campanhas e vitrines automatizadas. O resultado disso tudo? Mais vendas!
Identificar os produtos que mais atraem o cliente à loja também é importante para determinar que itens podem ser vendidos junto. Essa definição do que promover conjuntamente tem um pouco de ciência e um pouco de arte. No lado da ciência, o histórico de vendas dos produtos, buscas e navegação no site trazem indicadores importantes. No lado da arte, a criatividade e o conhecimento do que é novo no mercado ajudam a criar oportunidades de venda.
Realizar promoções do tipo “Compre Junto” é uma forma importante de ampliar o tíquete médio. Analise quais itens são complementares aos produtos campeões de venda para definir o que apresentar em mais de 15 tipos de vitrines, de acordo com o ciclo de experiência do consumidor e apresentando as condições mais adequadas para aumentar a conversão. Ofereça opções e mostre para o cliente como essas escolhas complementam o presente que está sendo comprado.
Promoções do tipo “Compre Junto” dão ao e-commerce a possibilidade de fazer recomendações para os clientes, o que passa uma imagem de preocupação com o consumidor e permite mostrar que a loja realmente conhece seu público. Quando assertivas, promoções “Compre Junto” oferecem o desconto certo para cada cliente, otimizando as margens e melhorando o desempenho financeiro do e-commerce.
Cada cliente é diferente. Por mais que alguns comportamentos sejam semelhantes, sempre é possível personalizar o contato com o consumidor. Soluções de personalização tornam a experiência de compra mais relevante, já que oferecem para cada cliente o que ele quer, no momento que ele quer.
Nesse ponto, varejistas omnichannel têm uma vantagem importante. A capacidade de integrar dados das interações online e offline do cliente com a loja faz com que a empresa tenha mais informações sobre o consumidor. Com isso, consegue personalizar ainda mais o relacionamento e entregar melhores soluções, aumentando seu ticket médio.
Em uma loja física, o cliente percorre uma jornada pelo ponto de venda e existem oportunidades até mesmo no momento de pagar: sempre há um produto disponível no caixa, que pode gerar uma venda adicional. No e-commerce é possível utilizar o mesmo princípio.
É possível utilizar vários gatilhos para gerar vendas adicionais. Entre elas estão um item complementar diretamente relacionado à compra, uma última oportunidade promocional, serviços como embalagens especiais ou entrega expressa. Para cada opção, uma oportunidade:
Um cuidado, porém: ao chegar ao checkout, o cliente deseja fechar a compra. Complicar esse momento com uma infinidade de opções de Compre Junto, serviços e opções de delivery pode fazê-lo desistir. No checkout, não complique: identifique o que funciona melhor para o cliente e personalize o checkout para gerar melhores resultados.
Para aumentar o ticket médio neste Dia dos Namorados, o varejo precisa conhecer seus clientes, identificar os gatilhos de compra e oferecer incentivos à compra de itens adicionais. Dessa forma, o e-commerce amplia as oportunidades de relacionamento com seu público, consegue realizar as promoções que geram mais resultados para cada cliente e aumenta suas vendas.
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