Como aumentar as vendas online no Natal?

Como aumentar as vendas online no Natal?

As vendas natalinas se aproximam e, para ter sucesso no faturamento, é importante planejar suas vendas online com antecedência.

O fim do ano está chegando e, junto a ele, a expectativa de vendas para o Natal, seja no varejo físico ou online. Mas, para aproveitar todo o potencial dessa data que sempre movimenta o comércio, é preciso se preparar e pensar em cada detalhe. 

No e-commerce, você consegue gerar promoções e ofertas personalizadas, pode conversar diretamente com o seu cliente pelas redes sociais e desenvolver estratégias como brindes, descontos e frete grátis para atrair ainda mais o consumidor. 

Isso impactou diretamente  as vendas online em 2021 e o faturamento durante o Natal alta de 21%, em comparação com o mesmo período de 2020, segundo os dados da Ebit | Nielsen. Os segmentos que lideraram as compras foram Moda e Acessórios (20%); Casa e Decoração (13%) e Eletrodomésticos (11%).

Já as projeções para este ano são animadoras: o comércio brasileiro deve abrir mais de 109 mil vagas temporárias durante o Natal de 2022, de acordo com Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Se esses dados se concretizarem, será a maior oferta de trabalho para a data comemorativa nos últimos nove anos. 

Com esse cenário cheio de possibilidades, vamos te apresentar algumas dicas de como se preparar para vender online no Natal e como a plataforma de Nodis pode ajudar a transformar sua loja física em digital.  

vendas online natal

6 dicas para aumentar as vendas online no Natal

1- Tenha uma loja virtual 

Para começar a vender no ambiente digital é importante ter uma loja virtual. Mas, muitos são os processos para transformação da loja física para loja online. Pensando em facilitar essas etapas, a Nodis é uma plataforma que te permite fazer essa transição do mundo off para o on. Além disso, ela tem parcerias com grandes marketplaces e também consegue atingir clientes e divulgar seus produtos pelas redes sociais com entrega regional e nacional.

2- Crie promoções exclusivas 

Para se diferenciar dos concorrentes durante o período do Natal, uma boa estratégia é criar promoções exclusivas para atrair mais o público e incentivar os clientes a consumir mais em sua loja virtual. Um detalhe importante é o modo de divulgar as ações, seja nas redes sociais ou em anúncios pagos, é importante planejar cada publicação para conquistar o cliente certo para os seus produtos. Com a plataforma Nodis, você consegue selecionar os produtos campeões de venda e apostar neles. 

3- Prepare a loja virtual para suportar a maior demanda

As demandas em datas sazonais aumentam naturalmente o movimento no comércio e no mundo digital e isso pode refletir no sobrecarregamento das páginas do site. Por isso, é imprescindível investir em uma plataforma que suporte toda a demanda de pedidos  e que os funcionários consigam fazer o atendimento sem a oscilação do sistema. Quem usa a plataforma Nodis não tem esse tipo de preocupação porque seu sistema é robusto e permite estar em vários canais de vendas de uma só vez. 

4- Ofereça condições especiais de pagamento

Durante o momento das vendas de fim de ano, é importante oferecer condições diversificadas de pagamento, como  cupons de desconto, parcelamentos diferenciados, promoção com recebimento em Pix, e  fazer com que o cliente sinta-se à vontade em escolher qual a melhor forma para o ‘bolso’ dele. Na Nodis isso já é feito e o lojista já sai na frente. 

5- Tenha um bom catálogo de produto

Para vender online é fundamental ter o nome do produto no título, sua descrição deve ser completa e também deve conter a ficha técnica da mercadoria. Essas informações são importantes porque no mundo digital não temos vendedores ao nosso lado para explicar as características do produto. Outro detalhe importante são as imagens dos produtos que precisam estar em ótima resolução e qualidade, pois assim o cliente não terá dúvidas e não desistirá da compra. A plataforma Nodis nesse quesito tem um diferencial, pois ela possui um catálogo com mais de 60 milhões de produtos. 

6- Faça ações com foco no frete

As vendas online têm um fator determinante na decisão de compra do cliente: o frete. Para não perder o consumidor para um concorrente, crie estratégias que usem o frete como diferencial da sua marca, como “frete grátis acima de algum valor”, desconto no frete, possibilidade de entrega por meio de outros aplicativos ou estratégia omnichannel – comprar no site e retirar na loja física. A Nodis e suas parcerias com marketplaces oferecem frete grátis e a lojinha Nodis (e-commerce próprio) tem várias formas de envio, e o cliente escolhe a que melhor encaixa para ele. 

7 – Prepare o estoque para a grande demanda 

Para atender a grande demanda de vendas durante o período natalino é preciso ter um estoque que dê conta dos pedidos. Por isso, organize suas mercadorias, converse e planeje com seus fornecedores a reposição dos produtos e verifique se o que está parado e faça promoções para girar o estoque. 

8 – Vendas nos Marketplaces

Se você quer conquistar novos clientes sem a necessidade de fazer muitos gastos, então investir em marketplaces é uma ótima opção.  Basta contar com estoque reforçado e preços competitivos que seus produtos chegarão aos usuários daquele marketplace. Com a Nodis você consegue colocar sua loja virtual dentro dos principais marketplaces do país. 

9 – Same Day Delivery

O prazo de entrega estimado dos produtos é sempre um fator determinante quando um consumidor resolve finalizar uma compra online. O Same Day Delivery, como o próprio nome diz, a prioridade deste tipo de frete é a entrega mais rápida possível do produto, se possível até no mesmo dia que o pedido foi realizado. Essa tendência vem se popularizando e em breve deve se tornar algo exigido pelo consumidor, por isso é importante organizar o seu negócio e oferecer esses diferenciais no mercado. 

Como todo processo comercial, o planejamento é fundamental para obter sucesso. Nas datas sazonais, ou mesmo no dia a dia, é importante saber o que você quer para o futuro do seu negócio. Se você pensar no mundo do varejo digital, ainda tem muitas coisas que podem ser feitas e desenvolvidas. 

O e-commerce proporciona vários benefícios para sua marca, como maior destaque para seu negócio, maior visibilidade e alcance dos seus produtos, facilidade na segmentação dos clientes, gerenciamento de vendas de forma mais automática e muito mais. 

Aproveite que ainda dá tempo e planeje as vendas online da sua loja virtual para o Natal. Conheça a nossa solução Nodis e veja como é rápido abrir seu negócio digital! 

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