Como atrair clientes para seu posto? 3 ideias de diferenciação de mercado
Postos de combustíveis

Como atrair clientes para seu posto? 3 ideias de diferenciação de mercado

Todo negócio está sempre em busca de novas oportunidades de expansão e crescimento da lucratividade, e com os postos de combustível não é nem um pouco diferente. Saber como atrair clientes é uma tarefa muito importante e que pode ser aproveitada e somada a outras oportunidades para aumentar a rentabilidade.

Um posto não está limitado a oferecer apenas um tipo de produto, qual seja, a venda de combustíveis. Também é possível aproveitar a área e instalações disponíveis para variar os serviços e produtos — uma tendência que tem sido cada vez mais explorada.

Quer saber como se destacar e conseguir mais clientes? Selecionamos as 3 principais dicas para você aplicar ao seu negócio e garantir excelentes resultados. Confira!

O que é diferenciação de mercado?

Em relação aos postos de combustível, a regra é a de um estabelecimento com pouco destaque, frequentado apenas por inevitabilidade pelos proprietários de automóveis. Isso torna a diferenciação, dentro desse setor, algo bastante desejável e relativamente simples.

Quais são as principais ideias para gerar diferenciação em um posto?

As instalações de postos são amplas para suportar um volume considerável de automóveis e a instalação dos tanques subterrâneos e, com o devido planejamento, é possível otimizar a área para a criação de novas frentes de negócios. Veja algumas delas!

1. Valorize a loja de conveniência

Mais que um diferencial, a loja de conveniência pode ser um verdadeiro ponto de inovação dentro de um posto, de acordo com o direcionamento que se der ao local. Se antes essas lojas se resumiam a petiscos, carvão, gelo, bebidas e cigarro, atualmente as iniciativas para elas estão sendo bem mais elaboradas.

Há uma diversidade de produtos sendo oferecidos nesse tipo de loja, o que dá a elas destaque no chamado mercado de proximidades. De itens de tecnologia a padaria, elas se tornam referências e atraem um público bem mais amplo e heterogêneo, e podem fidelizar clientes.

2. Invista em serviços automotivos

A área do posto de combustível também pode dar espaço a outros serviços até mais afinados com o seu propósito, como os de reparação automotiva. Troca de óleo, revisões, calibragem e troca de pneus são alguns dos mais simples, que permitem um bom giro de clientes e ticket médio atraente.

Algumas dessas tarefas exigem um pouco mais de qualificação, por isso, é fundamental contar com profissionais habilitados. Caso não queira esse acréscimo na sua folha de pagamentos, uma boa ideia é alugar o espaço para quem queira montar uma oficina no local, assim seu negócio ganha com um número maior de visitantes e com o valor pago pelo arrendamento.

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3. Tenha um ambiente limpo e acolhedor

Um lugar atraente por vezes depende de alguns cuidados simples, como um ambiente bem conservado e com higiene primorosa. Muitas vezes, os postos estão entre a casa e o trabalho da sua clientela, e ter um espaço para suprir necessidades simples faz toda a diferença.

Ter um banheiro limpo, que possa ser utilizado sem gerar maiores transtornos, é uma dica bastante fácil de se aplicar. Manter uma clientela tem a ver com o relacionamento que seu negócio cultiva com o seu público, e acolher também em demandas simples sempre contará pontos a seu favor!

4. Otimize a precificação

Além de boas ideias para implementar no seu posto, você também precisa cuidar da precificação dos itens que serão vendidos nele. Para que consiga uma margem que maximize a rentabilidade e beneficie a saúde financeira, conte com a solução desenvolvida por nós em parceria com a Aprix, que utiliza a Inteligência Artificial para entregar o melhor preço na bomba de combustível, com crescimento médio de 7% na lucratividade mensal.

Saber como atrair clientes é uma tarefa que sempre estará na ordem do dia, e em todos os momentos, isso prestará uma importante contribuição para o negócio. Até em relação ao avanço da tecnologia, esse conhecimento proporcionará benefícios, pois cria meios para otimizar seus lucros e resultados até mesmo em um cenário de menor dependência dos combustíveis fósseis.

Quer saber mais sobre o tema? Veja como o estacionamento pode agregar valor ao seu posto de combustível!

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