Postos de combustíveis
Tecnologia: 7 estratégias para vender mais nos postos de gasolina
A tecnologia emerge como uma aliada poderosa na busca por eficiência operacional e, principalmente, para vender mais nos postos de
Com o uso de tecnologia, análise de dados e entendimento do comportamento do consumidor, é possível aproveitar o crescimento do setor e atrair mais clientes para seu posto. Saiba como!
Os postos de combustíveis são um grande destaque no varejo brasileiro. Afinal de contas, é comum que os clientes abasteçam seus automóveis semanalmente e que visitem as lojas de conveniência com uma frequência ainda maior.
Mesmo com a pandemia, em 2021 o Brasil bateu recorde na venda de combustíveis e as inovações que virão nos próximos anos, com carros híbridos e elétricos, contribuem para que os postos continuem sendo muito importantes para o funcionamento da economia.
Além disso, as lojas de conveniência continuam se desenvolvendo cada vez mais. A busca dos consumidores por compras rápidas e práticas faz com que os postos se beneficiem muito dessa tendência.
As 8.100 lojas de conveniência dentro de postos de combustíveis em todo o País representam apenas 20% dos cerca de 40 mil postos existentes no Brasil – na vizinha Argentina, por exemplo, 50% dos postos contam com lojas de conveniência. Nos Estados Unidos, esse índice é de 94%. Existe muito espaço para crescer.
Mas não basta ter um posto e colocar uma loja de conveniência para conquistar mais clientes. O mercado é muito competitivo e, quase literalmente, seu concorrente está na próxima esquina. Então como fazer para atrair mais clientes para seu posto? Confira estas 5 dicas importantes:
A missão de compra do consumidor na área de posto é uma missão de conveniência. Ele quer entrar rápido, ser bem atendido, encontrar tudo o que deseja e seguir viagem rápido. Por isso, qualquer demora pode afastar o cliente.
Um estudo realizado nos Estados Unidos pela Bluedot mostra que metade dos clientes sai da loja de conveniência quando há mais de duas pessoas na fila e um terço nem entram no posto quando as bombas de combustíveis estão todas ocupadas. Por outro lado, 77% dos clientes que vão ao posto visitam a loja de conveniência e 23% fazem isso todas as vezes – reduzir as filas elimina o maior entrave ao aumento das vendas.
E como eliminar as filas no seu posto? Utilize soluções de pagamento móvel para que o cliente não precise nem sair do carro para pagar pelo combustível, tenha um app para pagamento que agiliza o checkout e ofereça promoções personalizadas e conte com uma infraestrutura de alta qualidade para que a conexão com o sistema de pagamentos seja muito veloz.
O mesmo estudo da Bluedot que citamos anteriormente mostra que, no mercado americano, 59% dos consumidores consideram as lojas de conveniência como uma opção para a compra de refeições rápidas, fazendo com que o segmento passe a concorrer com o food service. Com mais clientes visitando sua loja com mais frequência, aumenta a possibilidade de fidelização.
Para que isso aconteça, porém, é preciso tomar alguns cuidados básicos:
Uma boa pedida é utilizar tecnologias que ajudam a entender melhor o que seu cliente procura na loja de conveniência.
Da possibilidade de realização de pedidos online para retirada no posto à parceria com aplicativos para entrega em questão de minutos para o cliente, o delivery pode trazer grandes vantagens para a operação dos postos de combustíveis. O próprio delivery de combustíveis, regulamentado em 2021, pode ser uma possibilidade interessante para o seu negócio.
Ao sair do posto e buscar o cliente onde ele estiver, o posto de combustíveis aumenta a possibilidade de estar presente quando o consumidor quiser fazer compras – ou pode até mesmo despertar seu desejo de consumo. Esse é um caminho importante para aumentar suas vendas.
Os postos podem aproveitar sua localização e o fluxo de automóveis para oferecer os mais variados serviços e rentabilizar o espaço físico. Essa é, por sinal, uma das tendências mais importantes para o setor.
Alguns serviços já são esperados pelos clientes, como a calibragem dos pneus e a troca de óleo, mas é possível ir muito além disso. O ideal é desenvolver um mix na área do posto que atenda às necessidades do público que passa por ali, seja de carro, seja a pé. Assim, é possível implementar oficinas, serviços de reparação de vidros, lanchonetes, farmácias, restaurantes, serviços de beleza ou qualquer outro negócio que faça sentido na visão dos consumidores.
Para conseguir fazer isso, a grande dica é utilizar o poder dos dados. Conheça muito bem seu cliente para entender seu comportamento de compras e as razões que o levam até o posto, conseguindo assim atrair mais clientes para seu posto.
Uma boa estratégia de diferenciação de preços é muito importante para atrair mais clientes para seu posto sem prejudicar sua margem de operação. Cortar preço de uma forma indiscriminada pode até mesmo criar uma percepção de baixa qualidade para seu negócio. Por isso, é importante trabalhar o preço como um diferencial promocional.
Nesse sentido, procure trabalhar pontos como:
Os postos de combustíveis ocupam um espaço cada vez mais importante na rotina de consumidores que desejam diminuir seus deslocamentos e querem ter mais praticidade no dia a dia. Saber utilizar bem os dados do negócio para aproveitar essa oportunidade é essencial para impulsionar as vendas e atrair mais consumidores.
A Linx conta com uma série de tecnologias para otimizar a operação do seu posto de combustível, seja ele de bandeira branca, embandeirado ou de marca própria. Se você precisa de uma solução simples e prática, ou de um sistema robusto para atender uma grande quantidade de transações em alta velocidade, podemos ajudar em seu crescimento. Fale com a gente e conheça nossas soluções.