Como atrair alunos para escola e os mantê-los

Como atrair alunos para escola e os mantê-los

Excelência na gestão escolar com o uso de tecnologia pode ser seu maior trunfo de como atrair alunos para escola.

Segundo estudo lançado em agosto de 2022 pela Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep), em 2021 havia no Brasil 46,7 milhões de estudantes matriculados na Educação Básica. Destes, 8,1 milhões estavam em instituições privadas, o que representa 17,4% do total. A extensa pesquisa apresenta muitos outros dados do setor, mas por esses números já entendemos que o nicho de educação particular tem um imenso potencial. 

Ao mesmo tempo, alguns setores do mercado de educação são mais suscetíveis aos altos e baixos da economia, como o ensino de línguas e cursos livres. Esses são os que mais sofrem com cancelamentos de matrículas, uma vez que não estão entre as prioridades da economia familiar em casos de contenção das despesas. 

A grande questão é: como tornar-se relevante nesse mercado tão disputado, a ponto de atrair alunos, diminuir a evasão e a inadimplência a despeito das crises financeiras? Hoje, vamos trazer algumas ideias para elaboração de estratégias mais eficientes nesse sentido. 

Atrair alunos

Por onde começar a atração e retenção de estudantes? 

Todas as pessoas desejam se sentir acolhidas e pertencentes a um grupo. Hoje, tem se falado muito no desenvolvimento de comunidades em torno de marcas e influenciadores, aumentando não apenas as vendas, como conquistando defensores e divulgadores. Esse conceito pode ser aplicado em diversos setores da economia, principalmente na escola. 

 A escola, por definição, já é uma comunidade, mas nem sempre ela é percebida dessa forma, pois, em muitos casos, falta despertar o sentimento de pertencimento. É preciso envolver desde estudantes até a direção da instituição, passando por professores, responsáveis, bedéis e secretaria escolar. 

Não subestime o poder do pertencimento 

Escolas com alta rotatividade do corpo docente e outros funcionários, sem uma boa comunicação entre os pais e instituição, e estudantes tratados como meros “números” serão incapazes de promover uma segura retenção de matrículas. Não há metodologia que resista de maneira consistente à má gestão. 

Com essas características, esse tipo de escola passa uma percepção de falta de organização, criando em torno de si a aura de “depósito de estudantes” e diminuindo a percepção de seu valor como instituição de ensino. Invariavelmente, acabam brigando por preço, atraindo um público que a abandonará tão logo a situação financeira se resolva, ou mesmo correrá sério risco de tornar-se inadimplente. 

Felizmente, é possível contornar muitos desses problemas com a tecnologia – embora ela não resolva tudo sozinha. O uso de ferramentas tecnológicas sob medida poderá atrair alunos, inteligência na gestão escolar e colaborando para a instituição desenvolver estratégias que aumentem seu valor diante do público. 

Muitos pais e responsáveis estão inclinados a deixarem esses estudantes em boas instituições, fazendo um esforço financeiro extra, caso percebam alto valor agregado na instituição. 

Troque o trabalho manual por foco no negócio 

Hoje, os softwares desenvolvidos para a área de educação diminuem, consideravelmente, a necessidade de realizar trabalhos manuais, permitindo o fluxo eficiente da comunicação e a gestão da informação. Com isso, a escola mantém o foco de seus profissionais nas estratégias desenvolvidas e menos em trabalhos meramente burocráticos. 

Além disso, essas ferramentas emitem relatórios com diversos tipos de cruzamento de dados para melhorar a tomada de decisão, ajustar estratégias e automatizar processos em setores importantes, como o financeiro. 

 Vamos dar alguns exemplos de como ferramentas tecnológicas podem atrair alunos e aumentar a eficiência da gestão e aumentam a percepção de valor da escola: 

Financeiro 

O sistema de gestão para rede privada de ensino da Linx Sponte abre algumas possibilidades interessantes para o gerenciamento de cobranças. Um dos principais recursos é o débito recorrente da mensalidade em cartão de crédito. Nessa modalidade de cobrança, o crédito geral do cartão não é comprometido, aumentando a aderência dos responsáveis financeiros a essa opção. 

Outra automatização importante é o envio de mensagem de texto para o e-mail ou smartphone dos responsáveis lembrando o dia da cobrança ou avisando um atraso de boleto. Além disso, o sistema emite notas fiscais eletrônicas e faz a automação de processos também com os bancos. Esses recursos do software permitem ter uma equipe financeira mais enxuta e menos sobrecarregada, intervindo pontualmente e de maneira mais assertiva nas questões de inadimplência. 

Secretaria 

O software também otimiza diversas atividades ligadas à secretaria escolar, a começar pelo diário de aula digital e lançamento de notas. O corpo docente faz o lançamento das presenças, faltas e notas diretamente no sistema, permitindo que a informação esteja disponível de maneira rápida e integrada a todos os profissionais envolvidos com a gestão escolar, por meio da área de acesso restrito. E, pelo portal do aluno, realiza a gestão de responsáveis e estudantes. 

A secretaria ganha muito mais eficiência na análise de requerimentos, emissão de declarações e relatórios para apoiar decisões de competência da diretoria. O sistema também permite a personalização de documentos escolares e modelos avaliativos, aumentando a organização e atribuindo mais um símbolo que fortalece o sentimento de pertencimento. 

Mais uma vez, é possível ter uma equipe de secretaria mais enxuta e voltada para executar sua posição estratégica dentro da escola, oferecendo um atendimento de alta qualidade. 

Portal do Aluno e App de Agenda escolar 

O portal permite o acompanhamento da vida escolar de cada estudante e seus responsáveis. Nele, é possível acompanhar o lançamento de faltas, notas, calendário escolar e outras informações úteis. O app de agenda escolar tem todos os informativos sobre as atividades, medidas disciplinares e qualquer comunicação necessária, fazendo uma ponte entre a escola e os responsáveis. 

Recursos de CRM 

Com os recursos de CRM é possível aumentar a captação de alunos, administrar de maneira mais inteligente o contato com as pessoas que desejam se matricular na escola, sem perder oportunidades e trazendo mais profissionalismo à instituição de ensino. 

 Todos esses recursos aumentam, indiretamente, o valor percebido da escola por seus responsáveis e estudantes. A agilidade, organização e transparência desse processo deixam as pessoas mais seguras sobre o comprometimento da instituição de ensino. 

É um trabalho impecável que faz a retenção de quem contrata um serviço. Conte com o Linx Sponte para fazer a gestão da sua instituição de ensino, impulsionar a retenção dos alunos e desenvolver uma escola mais eficiente. 

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