Como aproveitar o Dia das Crianças para vender mais
ERP

Como aproveitar o Dia das Crianças para vender mais

Confira 7 dicas importantes de como aproveitar o Dia das Crianças e tenha uma grande oportunidade de aumentar as vendas e encantar clientes de todos os tamanhos.

O quarto trimestre é, tradicionalmente, o melhor período de vendas do ano. Em 2021, a recuperação pós-pandemia deverá fazer com que essa regra seja ainda mais verdadeira. E a temporada de boas vendas se inicia com o Dia das Crianças, que representa em média 35% do faturamento do setor de brinquedos.

Não apenas para brinquedos, mas para diversos outros segmentos do varejo, o Dia das Crianças pode ser uma data comemorativa importante. Afinal de contas, é a oportunidade de criar senso de urgência e estimular compras por impulso para presentear pessoas queridas. Para aproveitar bem essas oportunidades, porém, o varejista precisa estar muito atento e ter uma estratégia bem definida.

Para saber como aproveitar o Dia das Crianças para vender mais, fique atento a estes 7 pontos:

1) Simplifique o relacionamento

Cada vez mais, o consumidor quer simplicidade. Ele não quer ter que enfrentar processos complicados e demorados na loja, nem se esforçar demais para ter acesso a uma promoção especial. Por isso, da comunicação à mecânica promocional, passando pelo atendimento e pela exposição dos produtos no ponto de venda, tudo precisa ser simples. Desenvolva uma linguagem amigável, fácil de ser entendida, e aumente o engajamento com o seu público.

2) Esteja atento às regras

O Dia das Crianças tem uma particularidade: existem regras claras de publicidade para crianças e para ações de marketing infantil. Por isso, esteja atento às boas práticas da publicidade voltada às crianças para não errar na mão. Dedique tempo a entender como você deve agir e certifique-se de que o conteúdo da campanha está adequado ao público.

Embora o comprador do presente seja um adulto, é normal que as crianças tomem a decisão de compra. Elas definem o que será comprado e, por isso, é preciso ter uma comunicação que fale com elas, sem deixar de lado os adultos e sem usar artifícios comuns em campanhas para adultos, como o “é só até amanhã”, “não perca” ou “compre já”. Também esteja atento para explicar claramente o que são os produtos e o que fazem, para não criar expectativas irreais.

como aproveitar o dia das crianças

3) Estimule os sentidos

Atrair a atenção das crianças (e de seus pais) vai muito além de desenvolver uma peça publicitária interessante. Pense em atividades no ponto de venda, como pintura facial, tatuagem temporária, músicas, pipoca e palhaços. Isso também vale para o e-commerce: será que não é possível surpreender os pequenos clientes com uma live especial?

4) Facilite a vida dos pais

É muito comum que os adultos tenham que comprar mais de um presente no Dia das Crianças. Você pode aproveitar a oportunidade para incentivá-los a comprar tudo em um lugar só, economizar tempo e aproveitar condições especiais de parcelamento ou pontuação no programa de fidelidade.

Também pense em ofertas para quem compra mais de um produto. Ideias como “compre 3 e pague 2”, ou “compre o segundo com 20% de desconto” funcionarão bem para boa parte do público. Faça promoções que combinem produtos de diferentes maneiras:

  • Presentes para gêmeos;
  • Presentes para meninos e meninas;
  • Presentes para crianças de idades diferentes.

No e-commerce e no ponto de venda físico, crie jornadas de compra que facilitem a compra de vários produtos. Treine suas equipes para indicar produtos diferentes e, principalmente, solucionar problemas dos clientes. Para muitos adultos, a compra de brinquedos é uma fonte de stress: lojistas que ajudam nesse momento e resolvem essa situação obtêm melhores resultados.

5) Invista na comunicação online

A jornada de compras costuma começar no digital. É comum que o primeiro passo na compra seja acessar o Google para buscar um produto ou procurar “ideias de presentes para criança de X anos”. Para aproveitar esse fluxo de clientes conectados, dê atenção à sua comunicação online:

  • Crie uma campanha atrativa para a data;
  • “Vista” o site de Dia das Crianças;
  • Promova os produtos em redes display e em palavras-chave;
  • Faça publicidade nas mídias sociais;
  • Segmente a comunicação para alcançar grupos de clientes diferentes com produtos diferentes.

6) Facilite o pagamento

O pagamento costuma ser o último passo da experiência de compra. E ele precisa ser ótimo tanto para os adultos quanto para as crianças. QR Codes são uma forma interessante de envolver os pequenos, que desde cedo são super conectados. A expansão do Pix e de meios de pagamento sem contato também acelera o pagamento e torna a experiência de consumo muito mais prazerosa.

E-book sobre pix pagamento banco central

7) Fique atento ao seu estoque e aos processos logísticos da sua operação

Prepare o estoque de sua loja para ter o melhor resultado possível em suas campanhas. A integração do ERP ao PDV, à logística e às ações promocionais online é fundamental para que você tenha sucesso e não promova produtos esgotados. Identifique os itens com maior potencial de vendas e calibre suas ações promocionais para não zerar o estoque antes da hora. Adicione produtos que não são campeões de venda, mas podem ser opções criativas de presentes. Por fim, não se esqueça de promover itens que você precisa girar.

Com a chegada do Dia das Crianças e a aceleração das vendas, torna-se ainda mais crítico ter as informações em tempo real. Varejistas capazes de saber em detalhes o que acontece com seu estoque conseguem fazer alterações pontuais e otimizar suas vendas. Aproveite as vantagens do uso de tecnologia para vender mais.

Pensar a estratégia “da loja para fora” é estimulante, mas certifique-se de que você esteja preparado “da loja para dentro”. Um sistema ERP sólido, que permita integrações com as principais plataformas de e-commerce, marketplace e PDV do mercado, proporciona agilidade, eficiência e bom atendimento. Com o Linx e-millennium, sua loja tem todas as condições de aproveitar ao máximo as oportunidades que virão neste Dia das Crianças.

Recursos como o Picking e o Faturamento Automático podem agilizar suas vendas, trâmites fiscais e a entrega dos produtos. O Picking, por exemplo, faz com que, quando um pedido é recebido no e-millennium e passa pelos trâmites de aprovação, seus itens sejam automaticamente reservados no estoque. O fluxo do sistema, então, dispara as tarefas de separação e conferência das mercadorias, usando coletores de dados para agilizar todo o processo.

O Faturamento Automático é outro exemplo de como o fluxo de processos aumenta o dinamismo da operação comercial. Após a conferência das mercadorias, os pedidos de venda liberados para faturamento são transmitidos à Sefaz para autorização. Com a liberação, é possível imprimir todas as DANFEs automaticamente, trazendo uma agilidade muito maior aos processos do seu e-commerce, reduzindo os prazos de entrega e aumentando a satisfação dos seus clientes.

Quer saber mais? Fale com a gente!

Ficou com
alguma dúvida?

Podemos te ajudar com os desafios do seu negócio e encontrar a solução ideal

Entre em contato

Nosso website faz uso de cookies. Para mais informações, acesse nossa Política de Cookies.

Vendas pelo Whatsapp

Suporte
ao cliente