Como aproveitar a Copa e a Black Friday para vender mais?

Como aproveitar a Copa e a Black Friday para vender mais?

Agilidade, foco no consumidor, promoções diferentes e serviços são estratégias importantes para sua farmácia vender mais na Black Friday

O mês de novembro será repleto de oportunidades de contato, relacionamento e vendas com os consumidores. Com a Black Friday e o início da Copa, as farmácias passam a ter várias possibilidades para alcançar seus clientes, desenvolver campanhas criativas e criar motivos para que os clientes visitem suas lojas (ou seus sites).

Ao mesmo tempo em que existem muitas possibilidades, também é preciso estar atento, pois a concorrência será grande e as atenções estarão divididas com as partidas do dia, com a expectativa para os jogos do Brasil e com os afazeres diários. Como tradicionalmente os dias de jogos se transformam em mini feriados para muita gente, os padrões de consumo também mudam muito – exigindo ainda mais agilidade das empresas para entender comportamentos e se posicionar bem.

Um estudo divulgado pelo Google mostra que, no que se refere à Copa, existem diversos momentos de consumo. Antes mesmo da Black Friday – ou aproveitando os primeiros dias de um novembro promocional – boa parte dos clientes aproveita para trocar de televisão ou celular. Outras categorias, como artigos esportivos, planos de celular e uniforme da seleção, ganham tração até o início dos jogos.

Às vésperas das partidas, uma série de itens de “preparação para a festa” entram no radar: roupas, acessórios, itens de decoração e bandeiras do Brasil.  Em cima da hora, cresce a demanda por alimentos e bebidas – as partidas são um excelente motivo para um churrasco ou para receber os amigos.

farmácia vender mais Black Friday

E para o varejo farma?

Alguns poderiam dizer que, dependendo da qualidade do futebol apresentado pela seleção brasileira, as vendas de remédio para pressão alta ou de chás calmantes poderão crescer. Mas as farmácias têm diversas oportunidades reais de venda na Black Friday e na Copa.

A demanda por cosméticos, por exemplo, costuma aumentar, pois, por mais informais que sejam, as reuniões para os jogos são eventos sociais importantes. Produtos de cuidado com a pele, maquiagem, batons, esmaltes e produtos de beleza em geral tendem a ganhar espaço na cesta de compras.

Para sua farmácia vender mais na Black Friday e na Copa, as farmácias precisam estar atentas a várias oportunidades:

1) Boas campanhas promocionais

Tanto a Copa quanto a Black Friday são grandes oportunidades para usar a criatividade. O objetivo é, em um ambiente competitivo bastante saturado, oferecer benefícios reais para os clientes, alcançar diferenciação, aumentar as vendas e lucrar mais. Não é uma combinação simples, mas é possível conseguir.

Para isso, conhecer bem o cliente é fundamental. Com base nos dados de venda de seu sistema de gestão e nas informações de seu programa de fidelidade, refine a comunicação com o consumidor e ofereça produtos, condições de pagamento e alavancas promocionais adequadas.

2) Serviços agregados para sua farmácia vender mais na Black Friday

As farmácias brasileiras têm se transformado, ao longo dos anos, em centros de saúde que oferecem cuidados com o corpo e a mente. Ao agregar serviços, a farmácia aumenta as margens do negócio, reduz sua dependência da venda de medicamentos e muda a percepção do cliente, que passa a ir à loja em busca de bem-estar – e não de uma cura para uma doença.

Por isso, contar com consultores de beleza no PDV, transformar parte do espaço em uma área para experimentar maquiagem e oferecer tratamentos cosméticos rápidos são opções interessantes para atrair mais clientes e gerar negócios. Como as farmácias têm uma vocação de proximidade e conveniência, a loja pode até mesmo conquistar uma parte do tráfego de clientes que iria para os salões de beleza.

3) A exposição dos produtos

Como dissemos, o comportamento dos clientes tende a mudar muito na véspera e nos dias dos jogos do Brasil. O mesmo acontece na Black Friday. Para entrar nessa competição, é preciso oferecer conveniência para clientes que buscam uma solução rápida para uma necessidade pontual.

Por isso, revise a exposição dos produtos, colocando logo à frente da loja e nas proximidades dos caixas aqueles itens de consumo imediato. Para saber quais itens expor com mais destaque, utilize os dados reais de vendas coletados ao longo do tempo para identificar oportunidades.

4) Digitalize a comunicação

Utilize intensamente – e com inteligência – as redes sociais para comunicar aos clientes suas ações de Black Friday e Copa do Mundo. Aproveite a capacidade que as redes têm de comunicar mensagens diferentes para clientes diferentes e segmente sua comunicação para aumentar seu impacto.

Uma boa estratégia de conteúdo também impulsiona as vendas. Uma farmácia pode fazer posts, vídeos e lives sobre os mais variados temas. Alguns exemplos? Dicas de alimentação e hidratação durante os jogos, cuidados com a preparação dos alimentos, informações sobre cosméticos e itens de beleza que tenham fit com a Copa (esmaltes nas cores da bandeira do Brasil são um exemplo até óbvio)…

Também utilize intensamente os meios digitais para informar sobre sua capacidade de entrega. O delivery rápido é um dos fatores mais importantes na decisão de compra e, por isso, informe seus clientes por e-mail, SMS (desde que você tenha autorização para isso) e redes sociais sobre seus serviços de entrega. E se posicione como uma marca pronta para atender as necessidades dos clientes.

5) Agilidade para aproveitar

A Copa é um prato cheio para memes e momentos icônicos. É possível aproveitá-los na comunicação com o cliente, mas, para isso, é preciso estar atento e ser ágil. Um lance polêmico ou uma grande zebra, por exemplo, podem se tornar o mote para uma campanha relâmpago.

Para aproveitar essa chance, é preciso, por exemplo, contar com uma plataforma que gerencie e faça alterações em tempo real nas campanhas distribuídas em vários marketplaces. O próprio e-commerce precisa oferecer recursos para criação rápida de vitrines e alteração de promoções. Sem recursos como esses, você perderá oportunidades de relacionamento e vendas.

Com a aproximação da data mais importante do varejo digital (a Black Friday) e do maior evento futebolístico do mundo (a Copa), sua loja precisará desenvolver ações focadas nos dois temas. Seja ágil na comunicação e pense naquilo que o cliente precisa. Dessa forma, sua farmácia aumenta as chances de sucesso.

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