Compartilhe

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Como administrar uma farmácia: entenda como a tecnologia certa otimiza a gestão

Como administrar uma farmácia: entenda como a tecnologia certa otimiza a gestão

A boa gestão do ponto de venda (PDV) requer do gestor, cada vez mais, conhecimento, empenho e apoio de soluções tecnológicas. É preciso aplicar estratégias de negócios diferenciadas para vencer a concorrência e tornar sua farmácia ou drogaria competitiva no mercado.

Segundo estimativa da consultoria IMS Health, o aumento da renda dos consumidores, a ampliação do acesso a planos privados de saúde e o envelhecimento da população devem fazer o mercado farmacêutico brasileiro de varejo mais do que dobrar em cinco anos. A perspectiva para esse ano é que o setor movimente em vendas cerca de R$ 87 bilhões.

Em busca da diferenciação

Um dos primeiros passos para inovar a gestão da farmácia é investir no gerenciamento preciso das classes e categorias de produtos e na implementação de táticas eficientes para aumentar as vendas, evitar rupturas de estoques e fidelizar o cliente.

Além disso, a gestão completa e segura de farmácias envolve também o cumprimento às exigências da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), integração da loja (ou redes) às indústrias farmacêuticas, análise dos hábitos dos consumidores para planejar adequadamente o estoque, controlar a validade dos medicamentos, entre outras rotinas específicas do segmento.

Fazer isso manualmente é praticamente impossível. Além da possibilidade de erros manuais, o processo fica limitado e a chance de não alcançar o resultado esperado é grande. Invista na tecnologia certa

A Linx oferece os melhores softwares do mercado para o segmento de farma com atendimento em todo Brasil. A empresa conta com ferramentas de fácil utilização e implementação, que unem todas as necessidades da gestão de farmácias e permitem a operacionalização de estabelecimentos únicos, redes com múltiplas filiais ou redes associativistas. Veja os principais benefícios:

– Cálculo de demanda: planeje o estoque baseando-se nos produtos que mais vendem, renovando conforme demanda e evitando gastos desnecessários;

– Remanejamento de estoque: faltam medicamentos em uma filial e sobram em outras? Otimize suas compras remanejando os produtos excedentes entre as filiais;

– Indicadores de gestão: curva ABC de clientes, ticket médio, evolução de vendas, margem de contribuição, entre outros.

– Gestão tributária: planeje e recolha os impostos em dia, evitando cobrança de multas. Atendimento a todas as exigências fiscais, como geração de SPED Fiscal e Contribuições, NF-e, NFC-e e SAT;

– Automação: geração de Pedidos Eletrônicos – PE, Planos de Benefícios de Medicamentos – PBM, Farmácia Popular e SNGPC.

– E mais: cartão fidelidade e gestão de convênios. Leia também nosso artigo sobre como administrar uma farmácia com o apoio de indicadores de gestão e saiba mais sobre nossas soluções.

Ir para
Contato comercial
Envie uma mensagem ou Chat online

Telefone Comercial:

3003-0400

Atendimento de segunda a sexta, das 9h às 18h.