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Como abrir uma franquia de fast food e ter sucesso

Como abrir uma franquia de fast food e ter sucesso

Saiba como escolher a melhor marca para ser sua parceira de negócio

 

As lanchonetes e redes de fast food estão em segundo lugar na lista de preferência dos brasileiros (19%) quando o assunto é comer fora de casa, segundo a pesquisa Brasil Food Trends 2020. Por isso, o setor de alimentação é considerado uma das áreas mais interessantes para abrir um negócio no Brasil, principalmente se for realizado no modelo de franquias.

No País, os negócios voltados para o segmento de alimentos lideram o mercado de franquias (franchising), com um faturamento de mais de R$ 45,8 bilhões em 2018, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Nesse modelo, o franqueado entra para o mercado com uma marca consolidada e produtos já aprovados pelos consumidores, recebe orientações de como conduzir o negócio, tem o marketing a seu favor e divide as responsabilidades e riscos com os franqueadores.

No entanto, abrir uma franquia nem sempre é algo tão simples. Confira, a seguir, os principais pontos que você precisa saber para investir no negócio certo e ter sucesso no mercado:

  1. Pesquisar sobre o setor pretendido

Pesquisar todas as possibilidades que o mercado apresenta para o setor de fast food é o primeiro passo para ser um franqueado. Entre elas, existem opções como Burger King e Subway (que exigem investimentos iniciais mais altos, entre R$ 300 mil e R$ 2 milhões) ou Cacau Show e Mr. Pretzels (que exigem investimentos iniciais a partir de R$ 25 mil).

Ao conhecer a fundo as vantagens e desvantagens de cada um, você poderá avaliar quais dessas empresas se enquadram no seu objetivo de negócio. Decida se você deseja trabalhar com redes de fast food mundiais ou nacionais, por exemplo. Assim como é importante verificar o desempenho de cada marca no mercado nos últimos anos para ter certeza de que o seu Retorno sobre o Investimento (ROI) será positivo em curto, médio e longo prazos.

  1. Estar ciente da situação legal da empresa

Observar a situação legal da franquia é importante para tomar a decisão de investir ou não o seu dinheiro em determinado negócio. Para começar essa análise, solicite a Circular de Oferta de Franquia (COF) e o Plano de Negócios da empresa de seu interesse.

Esses documentos apresentam as condições gerais de funcionamento do negócio relacionadas a aspectos legais, obrigações, deveres e responsabilidades das partes e ainda revelam a viabilidade econômica do negócio como franquia. Dessa forma, é mais fácil selecionar a empresa ideal para firmar uma parceria e ter sucesso no mercado.

  1. Conhecer a experiência de outros franqueados

O terceiro ponto é procurar conhecer a experiência de outros franqueados. Qual será a avaliação dos parceiros de negócio mais antigos das empresas que estão em primeiro lugar na sua lista?

Por exemplo, é fundamental saber se ela tem estrutura para o mercado de franchising – afinal, existem negócios que viram franquias antes de estarem preparados para isso. Pergunte a algum franqueado se a marca cumpre com as definições assinadas no contrato ou se, na hora de realizar pagamentos, existe alguma discrepância entre os investimentos reais e os previstos. Tudo isso pode mudar o rumo da sua decisão e fazer com que você realmente escolha a marca certa para investir.

  1. Analisar o contrato de franquia

Por fim, depois de definir a franquia mais interessante para a sua proposta, analise o contrato com cuidado. Verificar se os royalties serão fixos ou proporcionais ao faturamento e se existe uma cláusula que impede o franqueado de abrir uma empresa concorrente ou do mesmo setor é fundamental para não ter surpresas financeiras e se arrepender do negócio logo depois de assinar o contrato.

Portanto, a nossa sugestão é: esteja atento a todos os pontos que envolvem uma negociação no mercado de franquia e faça a melhor escolha para investir o seu dinheiro. Continue acompanhando as publicações do blog e conheça mais sobre as soluções da Linx para melhorar o desempenho do seu negócio.

 

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