Como a tecnologia na gestão de negócios de beleza e bem-estar fortalece seu sucesso

Como a tecnologia na gestão de negócios de beleza e bem-estar fortalece seu sucesso

No cenário adverso em que estamos, tão importante quanto prestar serviços de qualidade ou inovar, é fazer gestão.  Gestão de negócios de beleza significa estar atento a detalhes operacionais e financeiros que fazem muita diferença na perenidade do seu negócio. Apesar de o mercado de beleza apresentar-se em sólido crescimento, mesmo em tempos de crise, são poucos os estabelecimentos em atividade que utilizam algum tipo de sistema.

Você tem clara visão do seu fluxo de caixa? Há equilíbrio entre receitas e despesas?  Você sabe exatamente quanto fatura realizando serviços ou vendendo produtos? Quanto, em média, cada cliente gasta em seu estabelecimento? Quanto precisa faturar para cobrir as despesas e a partir de que ponto já está tendo lucro? Não raro nos deparamos com empreendedores que não sabem responder com exatidão a maioria dessas perguntas. Porém, ter informações confiáveis e disponíveis são relevantes para a tomada de decisões mais assertivas.  Se você não as tem, pode não estar percebendo algo que merece atenção imediata, drena seu dinheiro e atrapalha seu crescimento.

Um bom sistema de gestão de negócios de beleza oferece uma foto detalhada do seu negócio e permite que você melhore processos internos ou estabeleça ações que visem minimizar problemas e maximizar resultados. Por exemplo, o demonstrativo de resultados mostra a saúde da sua operação, quanto você gasta com pessoal, quanto paga de impostos, quanto está faturando e quanto está tendo de margem ao final. Estas são informações que vão sendo construídas a partir das movimentações diárias no sistema e que devem ser cuidadosamente analisadas antes de grandes decisões como investimentos ou ampliações, ou ainda para decisões operacionais.

Se você percebe que precisa melhorar a rentabilidade, então a solução é buscar mais faturamento e controle das despesas. Com dados em mãos, você poderá desenvolver estratégias tanto para vender mais, como fazer um follow-up com clientes que orçaram serviços e ainda não fecharam pacotes, quanto entender se está colocando seu dinheiro em estoques desnecessários de produtos ou comprando pelos melhores preços.    Em todos esses processos, deve sempre haver a preocupação de estar em conformidade com as questões fiscais vigentes.

Se seu negócio é composto de várias unidades, sejam elas próprias ou não, o sistema deve proporcionar a visão da operação consolidada, para que você tenha a clara noção da saúde do conjunto. Mas também deve permitir enxergar cada unidade individualmente. Isto porque dependendo dos números de cada uma, algumas decisões e ações serão para a rede e outras apenas para determinadas unidades. Além disso, quando falamos em franquias, há ainda a preocupação da correta apuração dos royalties, que só é confiável quando sustentada por um bom sistema.

Não temos dúvidas que todos os empreendedores do ramo de beleza estão cuidando muito bem de seus clientes, mantendo colaboradores bem treinados, trabalhando com produtos de qualidade, desenvolvendo inovações em seus serviços, em ambientes agradáveis e sofisticados.  Mas, em suas agendas também deve haver espaço para governança dos processos internos, gestão dos estoques e das questões financeiras/fiscais.  E só assim teremos um caminho bem pavimentado para o que todos almejam: o sucesso!

 

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