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Como a tecnologia diminui os custos operacionais do seu restaurante

Como a tecnologia diminui os custos operacionais do seu restaurante

Além de automatizar a gestão de estoque, a tecnologia ajuda a otimizar o capital humano do seu negócio e proporciona um melhor controle da produção.

 

Diminuir custos operacionais sem perder a qualidade do serviço é um dos principais desafios para quem investe no segmento de food service. O cliente está atento a tudo e, para conquistá-lo, é preciso pensar em alternativas que permitem melhorar os processos dentro do restaurante, ao mesmo tempo em que deixam o consumidor mais satisfeito. Nesse caso, a tecnologia é essencial e investir em um sistema de gestão para restaurante é fundamental para o sucesso do seu negócio.

O que você sabe sobre tecnologia para restaurantes e fast foods? Veja, a seguir, como ela pode transformar seus processos de atendimento, gestão de estoque e controle financeiro com um objetivo muito claro: redução de custos.

Gestão de estoque

Com um sistema para restaurante, você automatiza a gestão do seu estoque. Além de simplificar o acesso às informações de entrada e saída de produtos – com tudo registrado em um único lugar -, a tecnologia permite criar um inventário e histórico de vendas, ajudando na previsão de compras e outras decisões estratégicas.

Analisando dados fornecidos pelo sistema, por exemplo, é possível prever quais são os pratos mais solicitados em cada dia, semana e mês, permitindo que você não tenha sobra nem falta de nenhum item. Afinal, qualquer uma dessas duas situações representa perda de dinheiro, seja pelo desperdício de mercadoria ou pela impossibilidade de atender ao cliente plenamente.

Tendo informações confiáveis e centralizadas, você também pode determinar volumes máximos e mínimos de cada mercadoria em estoque e definir alertas para novas compras. É possível, ainda, visualizar rapidamente o controle sobre a validade dos alimentos, evitando desperdícios por conta de prazos vencidos.

 

Otimização do atendimento

Uma forma de atender melhor e com mais eficiência nas redes de fast food é a adoção das soluções de autoatendimento. Com esses sistemas – no qual o próprio consumidor faz seu pedido em um cardápio virtual -, é possível atender mais clientes e aumentar seu faturamento.

Com essas soluções, além de reduzir os custos fixos, você também torna o atendimento mais ágil e aumenta o ticket médio da loja ao melhorar a visualização do cardápio e despertar maior desejo de compra do consumidor. Aqui na Linx, existem cases de sucesso, como a Oven Pizza, rede de fast food, que usa o Degust Autoatendimento e, quatro meses após a implantação da solução, viu o ticket médio das unidades crescer mais de 20%.

 

Gestão por indicadores

Outra vantagem de usar a tecnologia na gestão de restaurantes é a facilidade de visualização e controle dos principais indicadores do negócio. Informações sobre custo de mercadoria vendida, ticket médio e total de clientes são acessíveis e expostas de maneira clara e intuitiva, permitindo ações rápidas e embasadas.

Com isso, o controle de custos variáveis, por exemplo, é muito mais fácil. Voltando à questão da gestão do estoque, tendo um entendimento global do negócio, é possível avaliar compras a partir do seu histórico de vendas, mas também de fatores externos, como variações de preços dos insumos. Mesmo para quem tem fornecedores exclusivos, a partir do conhecimento preciso das necessidades de cada loja, negociam-se valores a partir de compras maiores ou até mesmo programadas.

Além disso, um bom sistema para restaurante emite relatórios gerenciais que trazem dados de vendas e dos custos reais dos produtos, analisa indicadores de desempenho comparativos, ou seja, gera dados que podem ser usados para o planejamento do cardápio e definição dos preços de forma automática.

 

Melhor performance da cozinha

A cozinha é outro ponto sensível na gestão de um restaurante. Por isso, um sistema que controla a produção de pedidos, tecnologia KDS (também conhecido como TRP), é capaz de transformar o dia a dia de trabalho ao organizar as linhas de produção.

O KDS integra e automatiza o processo de pedidos na cozinha, controlando e sequenciando a produção. Aderente a todos os formatos de cozinha, ele permite que os pedidos cheguem rapidamente e sem erros até a equipe, agilizando o trabalho e reduzindo custos. O sistema também recebe pedidos de várias origens (balcão, mesa, delivery e drive-thru) e gera indicadores de tempo de produção por pedido, permitindo conhecer melhor o potencial produtivo da sua equipe.

Ao ter todos os pedidos sob controle, o restaurante ganha em três pontas: clientes satisfeitos com o atendimento ágil, redução de desperdício e aumento de produtividade da equipe.

Os itens que apresentamos nesse artigo são apenas um exemplo de como a tecnologia está ajudando restaurantes e fast foods a melhorarem seus resultados, reduzindo custos e potencializando resultados. Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato com a Linx Food e saiba como inovar na gestão do seu negócio.

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