Recursos humanos
3 ferramentas para gestão de pessoas no varejo
Descubra como a tecnologia pode impactar positivamente o seu negócio, trazendo agilidade, escala e eficiência para a sua gestão de
Novas exigências de informações às autoridades exigem flexibilidade e adaptabilidade do seu negócio. Saiba como a tecnologia pode ser uma aliada nos processos trabalhistas da sua empresa.
Desde o dia 16 de janeiro, as empresas precisam informar ao governo, via eSocial, os dados de praticamente todas as condenações definitivas na Justiça do Trabalho. Também será preciso informar os acordos que foram firmados com ex-colaboradores a partir deste ano e os dados dos processos em que as empresas foram condenadas de forma solidária ou subsidiária.
Para o Ministério do Trabalho, essa medida beneficiará os empregadores, pois diminuirá o tempo gasto na declaração de informações de processos trabalhistas. Já a Receita Federal diz que a alteração trará mais segurança e qualidade das informações prestadas.
Uma coisa, porém, é certa: as empresas precisarão informar para as autoridades uma série de informações, trazendo mais complexidade para a gestão dos dados trabalhistas. Como resolver esse problema?
A digitalização da sociedade e o aumento das exigências sobre as empresas têm provocado um movimento que não tem volta. A adoção de tecnologia para aumento de eficiência e produtividade também se faz presente no RH e segue uma curva semelhante à de outros setores. Da automatização de processos trabalhistas à inovação disruptiva, a tecnologia é uma aliada da produtividade nas empresas.
O papel da tecnologia começa na realização de atividades de controle e que exigem esforço repetitivo. Um bom exemplo é a folha de pagamento, que precisa ser realizada todos os meses e que, se feita manualmente, se torna cada vez mais complexa conforme a empresa cresce. Nesse caso, um sistema que automatize as principais rotinas de Recursos Humanos diminui erros no preenchimento de documentos, integra informações de diferentes áreas da empresa e evita falhas.
Além disso, fazer com que as equipes gastem a maior parte de seu tempo em atividades burocráticas e repetitivas é um desperdício que impede a inovação e uma atuação mais estratégica dos colaboradores. Nesse caso, a tecnologia traz mais eficiência e transparência às atividades e libera tempo para que as equipes atuem de forma mais estratégica.
E quando levamos em conta algumas das principais tendências tecnológicas, como o aumento do uso de Inteligência Artificial e de people analytics nos mais variados segmentos da economia, fica claro que a gestão de Recursos Humanos ainda pode evoluir bastante nos próximos anos.
Nos últimos anos, vivenciamos intensas transformações na sociedade. A pandemia mudou valores, acelerou a digitalização e alterou os modelos de gestão dos negócios. O melhor exemplo disso talvez seja a gestão de pessoas.
Se no passado era relativamente mais simples gerenciar pessoas que iam até a fábrica ou escritório, hoje, com equipes em home office e modelos de trabalho híbrido, fazer a gestão de equipes ganhou complexidade. A chegada de uma geração nativa digital ao mercado de trabalho, com valores e ideais bastante diferentes das gerações anteriores, traz um tempero extra.
Para a consultoria McKinsey, o RH tem o papel de fazer com que a empresa seja mais adaptável e flexível em um ambiente de mais instabilidade. Para isso, precisa adotar um novo modelo operacional, que utiliza mais tecnologia para oferecer serviços de RH individualizados para seus colaboradores, melhorando a experiência das equipes a partir do uso intensivo de dados.
Para que as empresas sejam customer-centric, focadas no cliente, elas também precisam ser employee-centric, focadas nos colaboradores, para que as equipes transmitam para os clientes os valores e propósito do negócio.
Nesse RH transformado, todos os aspectos da gestão de pessoas se tornam mais importantes para o negócio. Um bom exemplo é a questão de processos trabalhistas, de que falamos no início deste artigo: com mais transparência e segurança das informações, as empresas podem reduzir o tempo gasto em atividades burocráticas, o que abre mais possibilidades para focar em estratégias que melhorem o ambiente de trabalho e a experiência do colaborador.
A organização das atividades, processos e informações de RH de forma segura e confiável é essencial para lidar com um ambiente de transformações constantes. Seu sistema de gestão de pessoas, por exemplo, precisa ser flexível e ágil para aderir rapidamente a novas exigências legais.
O Linx Humanus, plataforma de RH utilizada por mais de 2.000 empresas no Brasil, conta com um módulo específico para Processos Trabalhistas, que ajuda os clientes a informar às autoridades não apenas as anotações referentes às condenações, mas oferece uma gestão unificada de tudo o que acontece nesse campo, classificando por data, processo, valor, motivo e status.
Dessa maneira, a empresa tem uma visão completa das causas em andamento e concluídas, com a capacidade de detalhamento do histórico, gestão das principais causas de processo e envio das informações ao e-Social de forma automática. Dessa maneira, a gestão do RH vai muito além de atender a uma exigência legal e pode atuar de forma eficiente para entender os problemas e propor soluções que melhoram o ambiente de trabalho e ajudam a reter os colaboradores.
O Linx Humanus é uma plataforma completa de gestão de Recursos Humanos, que, por utilizar recursos de nuvem, conta com dados seguros a partir de criptografia avançada e controles internos e externos de acesso. Dessa forma, as informações pessoais ficam protegidas. Ao mesmo tempo, o sistema conta com funções que simplificam, otimizam e integram os procedimentos diários do RH, de forma totalmente customizável para atender ás necessidades do seu negócio.
Quer saber mais sobre como utilizar a tecnologia a favor da gestão dos seus Recursos Humanos? Então fale com a gente!