Comandas eletrônicas: uma experiência positiva para seu cliente

Comandas eletrônicas: uma experiência positiva para seu cliente
O dia a dia de todos está cada vez mais corrido e dinâmico. Você, do setor de Food Service, já percebeu isso e quer atender a essa necessidade, mas não sabe como? As comandas eletrônicas podem ser a resposta que você precisa.

Elas propiciam uma operação ágil e prática, que reduz erros e aumenta o grau de satisfação do cliente quanto ao atendimento, permitindo ainda que a gestão tenha um amplo controle sobre pedidos e faturamento.

São esses os atributos que você precisa no seu estabelecimento? Está achando que as comandas eletrônicas são uma boa solução? Neste artigo, contamos tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Aproveite!

O que são as comandas eletrônicas?

As comandas eletrônicas são uma opção tecnológica que visa a substituição das comandas tradicionais em papel. Em vez de o garçom anotar o pedido dos clientes durante o atendimento, ele usa um tablet ou smartphone para adicionar os pedidos diretamente ao sistema.

Para isso, um aplicativo de comanda eletrônica se faz necessário, integrando o atendimento à cozinha e ao caixa. Tudo isso torna o fechamento da conta automática e o acompanhamento do que foi solicitado é possível em tempo real.

O que é necessário para implantar as comandas eletrônicas?

Alguns pontos devem ser considerados para a implantação de comandas eletrônicas em um food service. Primeiro, a escolha de um software ou aplicativo de qualidade é fundamental.

Segundo, o investimento em equipamentos como computadores, tablets e impressoras e em uma rede Wi-Fi que não gere atrasos e bugs. Por fim, o treinamento da equipe deve ser adequado e completo.

Por que as comandas eletrônicas são uma tendência?

Ao optar por esse modelo operacional, alguns restaurantes conseguem reduzir a produção dos pratos em até cinco minutos, ganhando agilidade e satisfação — o que amplia a chance de fidelizar a clientela. Os equipamentos, conectados por meio de uma rede local, permitem que os pedidos sejam computados e encaminhados à cozinha e caixa, evitando possíveis falhas e fraudes.

Outra vantagem é que com a adoção das comandas eletrônicas, o garçom pode incrementar as vendas. Com o cardápio na mão, ele consegue sugerir opções de pratos, acompanhamento, bebidas e sobremesas diferenciadas.

Além disso, fechar a movimentação financeira do dia se torna muito mais fácil com o uso das comandas eletrônicas. Integradas a um bom sistema de restaurante, elas permitem automatizar processos e reduzir a chance de erros.

A rede de fast-food Bon Grille é um ótimo exemplo, pois registrou bons resultados após adotar comandas eletrônicas: dobraram suas metas de vendas e garantiram um bom atendimento aos clientes. O restaurante ganhou mais agilidade e passou a trabalhar na pré-venda com tablets, o que fez sua meta de atender em 7 minutos ser cumprida.

Quais são as vantagens de implantar as comandas eletrônicas?

As comandas eletrônicas trazem muitas vantagens, tanto para o restaurante quanto para o consumidor, criando uma experiência positiva para ele. Veja os benefícios envolvidos:

●       agilidade no atendimento com menos tempo de espera, pratos chegando com menor tempo na mesa e o fechamento da conta sendo mais rápido;

●       clientes sem dúvidas quanto ao que escolher do cardápio, pois o atendente tem as informações na palma da mão;

●       menos confusões com os pedidos por parte do garçom e da cozinha, não há duplicações ou confusões;

●       fechamento da conta com facilidade, dando ao garçom acesso até a divisão por pessoa ou por comandas individuais;

●       maior controle de entrada e saída, clientes atendidos, vendas por hora, comissões da equipe etc.;

●       aumento do ticket médio tanto pelo bom atendimento quanto pela visualização de mesas que podem ser ativadas com novos produtos, como sobremesa, café, entre outros;

●       menor prejuízo e fraudes tanto devido a frequentadores mal intencionados quanto por erro humano da equipe;

●       controle em tempo real de todas as informações, o que possibilita a tomada de decisão e a implementação de ações acertadas imediatamente;

●       experiência prazerosa ao cliente por meio de pedidos corretos e em tempo, eliminando qualquer estresse;

●       equipe bem treinada, apresentando um bom atendimento, reduzindo as reclamações e gerando fidelização;

●       geração de uma percepção de modernidade para o restaurante por parte do consumidor, criando uma imagem muito positiva entre o público, associada com a preocupação em modernizar a gestão para aprimorar seus serviços.

Qual é a importância de investir em tecnologias no setor de alimentação?

Como no caso das comandas eletrônicas, o uso de tecnologias agiliza toda a gestão do negócio. Mesmo em empresas familiares, a informatização é um investimento no futuro, e não um gasto excessivo e desnecessário — principalmente porque elimina atividades manuais.

Com sistemas de gestão integrados, os estoques e a previsão de demanda são controlados facilmente e em tempo real. Isso evita que produtos fiquem parados e vençam, além de permitir melhores negociações nas compras.

Outro ponto é a organização do delivery. Assim como no atendimento com comandas eletrônicas, ganha rapidez e possibilita uma experiência mais segura e satisfatória ao cliente.

A tecnologia é uma fonte constante de aprimoramento dos processos comerciais. Mesmo no varejo ela tem um papel fundamental enquanto diferencial competitivo. O que não é diferente no ramo de Food Service. Como vimos, a utilização de comandas eletrônicas em bares e restaurantes agrega várias vantagens à gestão do estabelecimento e à clientela. Não é por acaso que elas são uma tendência no segmento.

Gostou deste conteúdo sobre comandas eletrônicas e quer saber mais sobre tecnologia para a gestão do seu negócio? Somos especialistas em softwares para varejo e temos muito a compartilhar. Fale conosco!

Ficou com
alguma dúvida?

Podemos te ajudar com os desafios do seu negócio e encontrar a solução ideal

Entre em contato

fale com a gente!