EN

ENGLISH

Imagem Logo Linx

Blog

24/01/2017

Comandas eletrônicas: uma experiência positiva para seu cliente

comandas eletrônicas sistema restaurante lanchonete

  • O bom e velho bloquinho de anotações do garçom está sendo, aos poucos, aposentado. Há alguns anos, muitos restaurantes e lanchonetes começaram a perceber a necessidade de dobrar a produtividade dos atendentes, além de agilizar os processos e reduzir o número de erros, garantindo uma experiência satisfatória para seus clientes. Aquela história de fazer um pedido e vir outro diferente já não é mais tão comum.

No Brasil, estima-se que haja um total de 1 milhão de bares e restaurantes, segundo a Abrasel - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes. São nesses estabelecimentos que as comandas eletrônicas vêm ganhando muitos adeptos. Isso porque o sistema é ágil, prático, reduz erros e aumenta o grau de satisfação do cliente quanto ao atendimento.  

Os equipamentos, conectados por meio de uma rede local, permitem que os pedidos sejam computados e encaminhados para a cozinha e caixas, evitando possíveis falhas e fraudes. Outra vantagem é que com a adoção das comandas eletrônicas, o garçom pode incrementar as vendas, pois com o cardápio na mão, ele consegue sugerir opções de pratos, bebidas e sobremesas diferenciados.

Além disso, fechar a movimentação financeira do dia se torna muito mais fácil com o uso das comandas eletrônicas. Integrada a um bom sistema de restaurante, ela permite automatizar o gerenciamento das finanças e reduzir a chance de erros.

De olho na experiência positiva do cliente

Ao optar por esse modelo, alguns restaurantes conseguem reduzir a produção dos pratos em até cinco minutos, ganhando agilidade e ampliando a chance de fidelizar a clientela. 

A rede de fast food Bon Grille é um exemplo. O Bom Grille registrou bons resultados após adotar comandas eletrônicas para dobrar suas metas de vendas e garantir um bom atendimento aos clientes. Além disso, o restaurante ganhou mais agilidade e passou a trabalhar na pré-venda com tablets, o que fez sua meta de atendimento de 7 minutos ser cumprida.

Confira as vantagens na automatização da comanda em restaurantes e lanchonetes:

1# Agilidade no atendimento. Menos tempo de espera e pratos chegando com menor tempo na mesa.

2# Cliente sem dúvida quanto à escolha do cardápio, pois o atendente possui as informações na palma da mão. 

3# Evitar confusões com os pedidos por parte do garçom e nem da cozinha.

4# Fechar a conta com assertividade. O garçom tem acesso até à divisão por pessoa e por comandas individuais. 

5# Controle de entrada e saída, clientes atendidos, vendas por hora, comissões da equipe etc.

6# Aumento do ticket médio tanto pelo bom atendimento quanto pela visualização de mesas que podem ser ativadas com novos produtos como sobremesa, café etc.

Pelo lado do cliente, a experiência está em primeiro lugar. Veja porque ele prefere um restaurante com comanda eletrônica:

1# Experiência prazerosa. Pedidos corretos, em tempo e sem estresse

2# Equipe ágil e bem treinada. Bom atendimento e redução das reclamações. Cliente feliz sempre volta.

3# Percepção de modernidade. Os restaurantes que se preocupam em modernizar a gestão para aprimorar seus serviços possuem uma percepção muito positiva por parte dos clientes. 

Não sabe por onde começar? Podemos te ajudar! A Linx possui as melhores soluções em gestão de restaurantes.


Baixe nosso e-book para entender como a tecnologia pode transformar seu negócio.


Peça uma proposta sem compromisso

  • Abrir Chat Comercial
  • Envie uma mensagem

    Preencha o formulário e envie uma mensagem ou, para falar com a área comercial, ligue para
    0800.701.5607

    Acessar formulário