Como implantar um clube de assinatura no restaurante
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Como implantar um clube de assinatura no restaurante

As mudanças de hábitos dos consumidores vêm transformando o relacionamento deles com os estabelecimentos de food service. Além de irem ao local para se alimentar, esses clientes mais assíduos buscam relações profundas com a marca, de modo que ela passe a fazer parte de seu dia a dia.

Essa nova demanda foi acelerada ainda mais pela necessidade de adaptação à pandemia em 2020, tornando o modelo de assinatura uma alternativa muito promissora no setor.

Quer entender como você pode transformar o seu cardápio em um verdadeiro serviço e conquistar um novo público fidelizado? Neste artigo, vamos explorar os benefícios dessa estratégia. Acompanhe!

Como funciona um clube de assinatura?

O primeiro setor a investir pesado no pagamento recorrente foi o de tecnologia. Eles até criaram um termo para esse novo modelo de oferta: As a Service. É a transformação de um produto em um serviço a longo prazo, baseado em uma assinatura e relacionamento.

Logo, todo o mercado percebeu as vantagens desse modelo, incluindo o setor de alimentação. Um restaurante bem-sucedido faz com que os clientes sempre venham até o estabelecimento, mas essas visitas nem sempre são frequentes ou regulares. Então, por que não ir até esse público?

O clube de assinatura no food service é um programa em que a empresa cria cardápios especiais, exclusivos, e entrega-os periodicamente na residência do cliente, para ele ter a mesma experiência gastronômica, porém, com a praticidade e o conforto de fazer a refeição em seu lar. Por outro lado, o consumidor paga um preço mensal ao estabelecimento.

Como dissemos, é um verdadeiro serviço. Enquanto o cliente for assinante, ele estará sempre em contato com seus produtos, suas sugestões e suas marcas. É um modelo vantajoso tanto para o negócio quanto para os consumidores. Não à toa, esse tipo de oferta cresceu 32% apenas no primeiro trimestre de 2021.

Quais são os benefícios de ter um modelo de negócio por assinatura?

Criar um clube de assinatura traz vantagens a negócios de todos os setores. Mas o que ele traz para a realidade dos food services? Veja os principais pontos:

Melhor fluxo de caixa

Basicamente, todo estabelecimento tem oscilações de vendas ao longo do ano e isso costuma ser motivo de preocupação para o gestor. Todos querem ter vendas consistentes durante os 12 meses do ano. O clube de assinatura é uma forma de suavizar essa variação, dando fluxo de caixa ao negócio. É uma estratégia que funciona muito bem como apoio à sua operação principal.

Menos custos

Todo gestor pensa em expandir sua operação com o menor impacto possível. A conta é: exponenciar vendas sem elevar custos. Um benefício interessante do modelo de assinatura é que você não precisa aumentar sua equipe de atendimento para explorar essa operação, pois não há atendimento presencial. Ou seja, você lucra mais com clientes sem precisar aumentar a operação de atendimento e serviço no local. Assim, o seu modelo se torna mais escalável.

Maior fidelização

Além das vendas recorrentes, o contato constante com clientes em clubes de assinatura faz com que sua marca esteja constantemente presente na cabeça deles, tornando-os verdadeiros soldados da marca. Um cliente feliz irá falar para outros clientes sobre as experiências positivas que teve com o seu negócio. Não há nada mais forte do que o boca a boca entre consumidores. Assim, você construirá uma rede forte de clientes fidelizados que prezam pela existência de sua marca.

Unindo todos esses benefícios, a tomada de decisão é facilitada e você pode projetar com mais segurança os investimentos para o futuro. As assinaturas podem se transformar na sua base de crescimento daqui para a frente.

modelo de assinatura no restaurante

Como implementar um clube de assinatura no restaurante?

Tudo que analisamos sobre o tema até aqui pode ser aplicado em diversos setores do mercado. Afinal, o modelo de assinaturas vem sendo interessante para todos eles.

No entanto, é hora de focar na prática dessa estratégia para o food service. Veja algumas etapas que precisam fazer parte do seu planejamento para oferecer um serviço inovador e atraente aos seus clientes.

1) Conheça bem o seu público

Se os clubes de assinatura focam na fidelização e no relacionamento mais próximo com o público, o seu trabalho inicial é montar um serviço alinhado às expectativas dele.

Portanto, busque conhecer melhor os hábitos de consumo de seus clientes, quem são eles, em qual faixa etária se concentram e quem são os potenciais consumidores antes de começar. Faça pesquisas e avalie suas preferências.

2) Monte o cardápio pensando em níveis de assinatura

Clubes de assinatura no restaurante possuem cardápios predefinidos. Ou seja, o cliente pode até não saber quais itens vai receber exatamente, mas sabe quantidades, categorias, entre outras informações.

Uma maneira interessante de aumentar o faturamento é ter cardápios de níveis diferentes, oferecendo diferenciais para quem paga mais. Esses planos ajudam a engajar e aumentar o ticket médio por assinante.

3) Defina a periodicidade da entrega

Outro fator predefinido no modelo de assinatura é a periodicidade. As suas entregas serão semanais ou mensais? Isso deve estar descrito nos planos de assinatura e esses prazos precisam ser respeitados. Atrasos e infrequência de entrega são dois motivos graves que levam aos cancelamentos.

Aqui também é essencial pensar na logística: quem será o seu parceiro de entregas? Fale com diversas empresas antes de tomar essa decisão, assim você pode evitar problemas futuros.

Guia food service

4) Escolha embalagens adequadas

É preciso pensar que o serviço de assinatura difere de um delivery, pois o consumo provavelmente não será imediato, necessitando ter maior cuidado com a preservação dos alimentos. Portanto, capriche nas embalagens. Elas precisam ser práticas e preservar o alimento, mas também devem ser atraentes e trazer um tom de exclusividade para os assinantes.

Use-as como ferramentas de comunicação, pois o cliente estará em constante contato com ela. Encontre uma forma criativa de comunicar a missão, visão e valores de sua marca por meio delas.

5) Dê preferência a alimentos pré-prontos

Geralmente, clientes por assinatura gostam de preparar a comida em seu tempo, assim como ter um ritual completo de refeição. Eles querem fazer do jeito que melhor os convém.

Por isso, tenha pratos pré-prontos, congelados e afins no seu cardápio que possam ser armazenados com segurança e que sejam práticos para preparar e consumir. É muito importante, inclusive, que os alimentos possam ser consumidos na própria embalagem, otimizando o dia a dia de quem consome.

6) Invista ainda mais no atendimento e relacionamento

Modelos de assinatura são relacionamentos entre clientes e marca. Nesse contexto, o seu atendimento em domicílio precisa ter o mesmo nível do presencial. Do momento de realizar o pedido, seja por meio de site, aplicativo, redes sociais e outros canais de contato, ao momento da entrega, a experiência oferecida precisa ser fluida.

Lembrando que atendimento é muito mais do que falar com o seu cliente. Envolve uma boa gestão de pedidos, acompanhamento pós-venda e incentivos extras para quem se mantém fiel à empresa.

7) Crie vantagens para quem fideliza

Falando em fidelidade, clientes sempre esperam um tratamento especial quando se relacionam há muito tempo com a marca ou seu serviço. Se você quer mantê-los por mais tempo, precisa atender a essa expectativa.

Desse modo, crie programas de fidelidade com vantagens para quem assina há, pelo menos, um ano: brindes, itens especiais, meses grátis, amostras, aumento de nível nos planos, descontos, entre outros. Você pode até usar esses benefícios como mais uma oportunidade de testar demandas e entender as tendências que estão surgindo.

Dentro do food service, o modelo de assinatura vem se tornando um grande negócio, dando estabilidade financeira e proximidade com o público. Pensando nisso, é o momento perfeito para começar.

E que tal usar ainda mais inovação para crescer dentro e fora do restaurante? Veja como fazer isso em nosso artigo especial sobre tecnologia no food service!

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