Tudo o que você precisa saber sobre chaves Pix
Meios de pagamento

Tudo o que você precisa saber sobre chaves Pix

Ativo desde 16 de novembro de 2020, o Pix é a mais recente modalidade para transações financeiras no Brasil. Pagamentos são realizados e seus recebimentos creditados instantaneamente, em um processo simples e descomplicado. Tão descomplicado que não é preciso cadastrar os dados da conta do recebedor, basta utilizar as chaves Pix.

As vantagens desse sistema de pagamento não se restringem às pessoas físicas. As pessoas jurídicas também são contempladas e, pensando nelas, elaboramos um artigo para que você entenda o que são as chaves Pix e sua relevância para os negócios.

O que são as chaves Pix?

As chaves Pix são os códigos escolhidos pelos usuários para identificar suas contas. Na hora de fazer um pagamento ou realizar uma transferência, a pessoa que está pagando insere apenas a chave, dispensando a mesma quantidade de dados exigidos em uma TED ou DOC.

O cadastro pode ser feito no aplicativo do banco e carteira digital, internet banking ou nas próprias agências e o custo do serviço é menor que as operações de cartão, TEF e DOC ou é até mesmo isento.

O serviço pode ou não ser cobrado, de acordo com o seu banco ou carteira digital. Veja algumas situações:

●       Pix realizado por outros meios, como caixa eletrônico e telefone;

●       Pix para pagamentos de produtos e serviços por transação.

Como escolher uma boa chave?

O Pix aceita 4 tipos de chaves:

●       CPF ou CNPJ;

●       e-mail;

●       número de telefone celular.

●       chave aleatória — gerada pelo próprio canal bancário ou carteira, composta por uma sequência aleatória de números, letras e símbolos.

Ao utilizar o Pix no varejo, o varejista deve optar por uma chave simplificada. Nesse caso, o CNPJ pode resolver. É importante deixá-la em um local visível e acessível aos clientes, no local em que os pagamentos são efetuados.

Outra opção é usar um sistema que seja integrado a um QR Code, facilitando e trazendo ainda mais segurança aos processos de pagamento.

Quais são os cuidados a serem tomados?

Usar a chave Pix é um processo seguro. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados na hora de fazer os registros.

Como é possível registrar mais de um e-mail e mais de um número de telefone como chave em instituições diferentes, muitas pessoas acabam confundindo. Essa permissão é dada em relação a uma só conta. Ou seja, caso seu negócio tenha diferentes contas, cada uma delas terá uma chave Pix diferente.

A troca constante de telefone celular e e-mails criados e esquecidos podem afetar a segurança do processo. Gerar uma chave aleatória é uma forma mais segura, pois não precisa informar dados pessoais para quem realizará o pagamento. Mas, por ser uma sequência aleatória, pode complicar no momento de uma venda realizada fisicamente.

Cadastrar as chaves Pix e ofertar essa modalidade de pagamento aos clientes traz diversas vantagens para os negócios. Os principais impactos financeiros são sentidos na redução de tarifas e custos indiretos, na diminuição no uso de dinheiro vivo e no combate às fraudes.

Quer sair na frente e aceitar pagamentos com Pix integrado com o seu PDV/Automação Comercial? Entre em contato! Estamos prontos para impulsionar o seu negócio.

Ficou com
alguma dúvida?

Podemos te ajudar com os desafios do seu negócio e encontrar a solução ideal

Entre em contato

Nosso website faz uso de cookies. Para mais informações, acesse nossa Política de Cookies.

Vendas pelo Whatsapp

Suporte
ao cliente