Certificado digital: qual é a importância para a sua empresa?
Fiscal

Certificado digital: qual é a importância para a sua empresa?

Segurança, agilidade e eficiência: da forma como percebemos, essas são as principais vantagens que um certificado digital oferece às rotinas de uma empresa. Por isso, aproveitamos o momento para falar sobre essa importante ferramenta gerencial.

Para isso, elencamos as principais curiosidades sobre o tema, explicando o que é o certificado digital, qual é a sua utilidade para as empresas e por que se trata de uma tecnologia indispensável à sua gestão. Então, não perca tempo e acompanhe!

O que é um certificado digital?

Como o nome sugere, o certificado digital é um documento de identificação que existe em uma instância digitalizada, sendo uma tecnologia fundamental para a sua modernização operacional. O objetivo da ferramenta é prover autenticação em acessos sigilosos e restritos ao seu negócio.

O exemplo mais emblemático é referente aos ambientes tributários. Tecnicamente, toda entidade jurídica no Brasil, com exceção dos MEIs, é obrigada a ter um certificado digital, pois se trata de uma funcionalidade crucial para acessar a interface da Receita Federal, combinando agilidade e proteção contra golpes, fraudes e ataques cibernéticos.

Além de ser uma inovação consagrada para os CNPJs, ela também é muito utilizada entre profissionais liberais em funções estratégicas, como os advogados, que constantemente precisam acessar camadas de informação protegida, provendo sua identificação digital com sigilo e velocidade.

Agora, partimos para outra curiosidade importante do tema: os formatos. Os certificados digitais podem ser encontrados nos padrões A1 e A3. Dê uma olhada!

A1

Em um certificado A1, a assinatura é armazenada eletronicamente em um dispositivo computacional do usuário, como seu computador, tablet ou smartphone. Para isso, é instalado um software de apoio, que provém a infraestrutura necessária para o reconhecimento da chave.

A3

Já em um certificado A3, a assinatura é armazenada em um dispositivo portátil de leitura de mídia, o que chamamos de tokens. Nesse exemplo, o certificado digital pode existir sob o formato de um cartão ou token USB — este último é, basicamente, um pendrive desenvolvido para carregar o certificado.

Validade

Durante a compra de um certificado digital, você perceberá que as empresas certificadoras costumam oferecer alguns níveis de validade, com 1 ano, 2 anos ou mais — proporcionalmente aumentando o preço conforme o acréscimo na validade.

Nesse sentido, há apenas uma diferença entre o A1 e o A3. O primeiro só pode ser encontrado com validade de 1 ano. Já o segundo oferece uma validade flexível de 1 a 3 anos, que pode ser definida no momento da compra.

Usabilidade

No caso do A1, falamos de uma assinatura que já está vinculada ao dispositivo computacional do usuário, sendo o tipo de certificado perfeito para quem deseja declarar impostos ou acessar qualquer outra camada de informação protegida por autenticação prévia — além de ser utilizada na automatização da emissão de notas fiscais.

Já no caso do A3, trata-se de uma tecnologia para quem precisa de portabilidade, o que significa autenticar processos e acessos em dispositivos que não são os seus. Essa é uma grande vantagem, mas o formato físico — token USB ou cartão — pode exigir alguns acessórios complementares.

Esse é um detalhe válido para os A3 em formato de cartão de crédito. Para ler esse formato, é necessário um leitor específico que se conecta a uma porta USB, plugada a um computador ou dispositivo semelhante. Nesse caso, os tokens USB se demonstram como mais viáveis.

No entanto, o A3 em cartão é menos propenso a ser perdido porque pode ser facilmente alocado em sua carteira, enquanto os tokens USB, que são próximos aos pendrives, podem desaparecer com maior facilidade.

Banner CTA_Tecnologia fiscal Bridge

Para que serve um certificado digital?

O certificado digital é uma tecnologia fundamental para a garantia do sigilo de dados e segurança em nosso país, ainda mais com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrando em vigor. Caso esteja na profissão médica ou advocatícia, os eCPFs AC-OAB e CRM Digital são fundamentais ao exercício do seu trabalho.

Além disso, é importante focar no público principal dessa tecnologia: as empresas. O certificado é o que permite assinar termos online com absoluta segurança, identificando a ciência e concordância da figura jurídica com o que está estabelecido nos contratos e acordos assinados na esfera digital.

Outro exemplo é a utilização dos certificados A1 para a automação na emissão de notas fiscais eletrônicas, o que é uma funcionalidade certeira de tecnologia para varejo, sendo um dos aspectos mais importantes para digitalizar a loja sem abandonar as boas práticas tributárias.

Além disso, a declaração, a consulta aos impostos e o acesso aos portais da Receita para as empresas são inteiramente protegidos por muros de identificação digital, que solicitam, além da chave de acesso, a identificação adequada provida pelo certificado em questão.

Qual é a importância do certificado digital para as empresas?

Não há como negar a importância dessa tecnologia para o funcionamento das empresas. Primeiramente e mais importante, por uma questão tributária. Hoje, não é possível operar uma empresa — com exceção dos MEIs — sem um certificado digital.

Pensando nisso, O Certificado Digital da Linx trabalha para descomplicar processos e garantir mais segurança e tranquilidade à sua empresa nas transações digitais. Afinal, é a sua identidade eletrônica. Veja, a seguir, alguns motivos para contar com essa tecnologia.

Regularidade tributária

Em outras palavras, a sua regularidade fiscal, representada pelo acesso à Receita, mesmo que para a emissão da guia do Simples Nacional, exige a apresentação de um certificado digital, efetivamente comprovando a identidade de quem acessa o portal.

Validade jurídica

Assinaturas eletrônicas fundamentadas em certificados digitais carregam a mesma validade jurídica das assinaturas físicas autenticadas em cartório. No entanto, a digitalização confere maior segurança, agilidade e economia a esses processos.

Esse é um exemplo especialmente válido para departamentos como jurídico, contábil e RH, nos quais existe um grande volume de autorizações e vistas que precisam ser autenticadas. Com a digitalização, você economiza em materiais de escritório, taxas de motoboy e tarifas cartorárias.

Como você pôde ver, o certificado digital é uma tecnologia indispensável não apenas para a qualidade dos seus trabalhos, mas principalmente para a agilidade com que a sua empresa lida com contratos, termos, acordos, solicitações e consultas.

Agora que você conhece os benefícios que um certificado digital Linx pode oferecer à sua empresa, aproveite o momento para seguir otimizando a sua operação. Para isso, basta conferir outra leitura importante sobre o tema, em que ensinamos como reduzir os seus custos no varejo!

Ficou com
alguma dúvida?

Podemos te ajudar com os desafios do seu negócio e encontrar a solução ideal

Entre em contato

Nosso website faz uso de cookies. Para mais informações, acesse nossa Política de Cookies.

Vendas pelo Whatsapp

Suporte
ao cliente