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Fórum ECBR 2023: confira os principais insights do evento
O Fórum ECBR 2023, realizado no Transamérica Expo Center, em São Paulo, nos dias 25, 26 e 27 de julho,
Afinal de contas, vale a pena investir em um catálogo digital? Essa é uma dúvida comum a muitos estabelecimentos, que enxergam nessa solução uma possibilidade de modernizar o seu gerenciamento de estoque.
O objetivo deste post é demonstrar as razões que fazem esse investimento ser uma boa ideia, sobretudo para as farmácias, que contam com estoques volumosos, complexos e cheios de detalhes. Acompanhe esta leitura para descobrir mais sobre o tema!
Como todos sabemos, a revolução digital veio para ficar. Hoje em dia, é inviável migrar uma operação comercial de volta para a era analógica, substituindo computadores, máquinas de pagamento e afins por meros cadernos, lápis e canetas.
Em comum, todas as soluções informáticas se propõem a resolver algum desafio específico da sua operação, tornando o trabalho mais ágil, os recebimentos mais seguros, a gestão mais controlada e o atendimento mais agradável. Isso também vale para os catálogos digitais.
Além desses pontos, a modernização do seu negócio é um dos fundamentos mais importantes para a sua sustentabilidade operacional no futuro. Quanto mais avançamos em soluções digitais, maior a competitividade intrassetorial, por causa do elevado número de estabelecimentos que podem usufruir dessas soluções e suas vantagens.
Além de serem um dos primeiros passos — e um dos mais importantes — para a estruturação de uma boa estratégia omnichannel, os catálogos digitais são capazes de agilizar vários aspectos da sua operação, facilitando a rotina dos colaboradores, reduzindo o tempo de espera e aumentando a satisfação dos clientes. Veja mais!
O cotidiano operacional de uma farmácia exige agilidade, pois a velocidade do atendimento é um dos principais indicadores de qualidade para o consumidor. Nesse sentido, o catálogo digital pode ser um aliado importante para o seu negócio.
Isso vale ainda mais se você contar com um método padronizado para o cadastro de produtos, relacionando palavras-chave, descrições objetivas e subcategorias para facilitar a navegação pelo sistema e a identificação do item desejado.
Mas a descoberta de produtos não é o único aspecto beneficiado pelo catálogo digital. Na realidade, uma das maiores vantagens é a atualização recorrente dos dados. Caso uma nova geração de produtos chegue ao mercado, esses diferenciais podem ser atualizados no catálogo rapidamente.
Com um bom sistema de gestão interna, a sua farmácia conseguirá manter o banco de dados do estoque constantemente atualizado, evitando equívocos ou negligências que poderiam ser causadas pela inconsistência das informações no sistema.
Essa é uma das vantagens mais importantes, pois torna a operação mais ágil e intuitiva, reduzindo a carga de trabalho dos colaboradores. Com isso, eles conseguem se concentrar nas tarefas mais importantes, como o atendimento e a eventual navegação pelo sistema.
Entre essas soluções, destacamos a reposição de estoque por compra direta dos distribuidores via FTP, o acompanhamento da curva ABCD, o monitoramento de resultados, o controle tributário e um painel dedicado à fidelização e ao engajamento dos clientes.
Mais uma vez, esbarramos na importância de combinar um bom sistema a um bom método de organização. Da forma como percebemos, o cadastramento de produtos deve apresentar três características fundamentais: padronização, qualidade e objetividade.
A padronização serve para “mecanizar” o processo de cadastramento, tornando-o mais previsível e repetitivo. Assim, os colaboradores conseguem agilizar o cadastro e atualização de novos produtos, estimulando a sincronia entre o estoque e o catálogo.
A qualidade aponta para o nível informacional dedicado ao cadastramento. A rotina pode ser padronizada e rápida, mas deve prezar pela boa informação, pois é isso o que facilitará o trabalho dos atendentes na navegação pelo sistema.
Para tanto, é interessante categorizar os produtos por segmentos, criando filtros que agilizem a pesquisa mais tarde. O cadastramento pode indicar a seção da farmácia em que o item está localizado, a sua restritividade (com ou sem prescrição), possíveis alternativas e muito mais.
Por fim, abordamos a objetividade. A descrição, as palavras-chave e os demais filtros devem prezar pela clareza e concisão. Quanto mais diretas forem as tags, maior a agilidade com que o atendente navegará pelo sistema para encontrar o que está procurando.
A qualidade dos serviços de uma farmácia pode ser avaliada por vários critérios e pontos de vista. No entanto, existe um fator que se destaca: a velocidade do atendimento. Como você sabe, o tempo de espera é um ponto determinante para a satisfação do consumidor.
É nesse sentido que os catálogos digitais se demonstram fundamentais para a sua operação. Com um estoque bem organizado, os seus funcionários estarão mais do que bem equipados para atender às dúvidas e demandas dos clientes, tornando os atendimentos muito mais rápidos.
No longo prazo, os benefícios anteriores se acumulam para entregar melhores resultados econômicos. Além de reduzir parte dos custos operacionais, o funcionamento virtuoso da operação desencadeia um crescimento sustentável do seu faturamento.
Logicamente, isso se dá por uma soma de fatores, e não por motivos isolados. O catálogo digital é apenas um primeiro passo na direção de uma rotina mais moderna, consistente e competitiva para o seu mercado. Com o tempo, os consumidores percebem a melhor qualidade dos serviços e priorizam a sua farmácia em detrimento das outras.
Por último, mas crucialmente importante, está o potencial de integração. Com um futuro cada vez mais exigente, é fundamental que a sua farmácia esteja preparada para lidar com os desafios de um crescimento bem estruturado.
Um bom catálogo digital é uma dessas etapas, pois é um aspecto indispensável para a integração das operações online e offline, possibilitando que você venda mais tanto por meio do ponto físico como a distância, por delivery.
Outra integração importante é com o SNGPC, o Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados. Uma boa solução digital deve ser capaz de se conectar a essa plataforma, garantindo a atualização e regularidade dos seus produtos em estoque.
Com isso em mente, aproveitamos o momento para apresentar a Linx! Com mais de 1 milhão de horas em Pesquisa e Desenvolvimento, somos uma desenvolvedora de referência na criação de plataformas e sistemas voltados ao empresariado brasileiro, especialmente do setor das farmácias.
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