7 motivos para investir em um catálogo digital de produtos

7 motivos para investir em um catálogo digital de produtos

Afinal de contas, vale a pena investir em um catálogo digital? Essa é uma dúvida comum a muitos estabelecimentos, que enxergam nessa solução uma possibilidade de modernizar o seu gerenciamento de estoque.

O objetivo deste post é demonstrar as razões que fazem esse investimento ser uma boa ideia, sobretudo para as farmácias, que contam com estoques volumosos, complexos e cheios de detalhes. Acompanhe esta leitura para descobrir mais sobre o tema!

A importância das soluções digitais

Como todos sabemos, a revolução digital veio para ficar. Hoje em dia, é inviável migrar uma operação comercial de volta para a era analógica, substituindo computadores, máquinas de pagamento e afins por meros cadernos, lápis e canetas.

Em comum, todas as soluções informáticas se propõem a resolver algum desafio específico da sua operação, tornando o trabalho mais ágil, os recebimentos mais seguros, a gestão mais controlada e o atendimento mais agradável. Isso também vale para os catálogos digitais.

Além desses pontos, a modernização do seu negócio é um dos fundamentos mais importantes para a sua sustentabilidade operacional no futuro. Quanto mais avançamos em soluções digitais, maior a competitividade intrassetorial, por causa do elevado número de estabelecimentos que podem usufruir dessas soluções e suas vantagens.

Os 7 motivos para investir em um catálogo digital para a farmácia

Além de serem um dos primeiros passos — e um dos mais importantes — para a estruturação de uma boa estratégia omnichannel, os catálogos digitais são capazes de agilizar vários aspectos da sua operação, facilitando a rotina dos colaboradores, reduzindo o tempo de espera e aumentando a satisfação dos clientes. Veja mais!

1. Facilidade no acesso às informações

O cotidiano operacional de uma farmácia exige agilidade, pois a velocidade do atendimento é um dos principais indicadores de qualidade para o consumidor. Nesse sentido, o catálogo digital pode ser um aliado importante para o seu negócio.

Isso vale ainda mais se você contar com um método padronizado para o cadastro de produtos, relacionando palavras-chave, descrições objetivas e subcategorias para facilitar a navegação pelo sistema e a identificação do item desejado.

2. Rapidez na atualização de dados

Mas a descoberta de produtos não é o único aspecto beneficiado pelo catálogo digital. Na realidade, uma das maiores vantagens é a atualização recorrente dos dados. Caso uma nova geração de produtos chegue ao mercado, esses diferenciais podem ser atualizados no catálogo rapidamente.

Com um bom sistema de gestão interna, a sua farmácia conseguirá manter o banco de dados do estoque constantemente atualizado, evitando equívocos ou negligências que poderiam ser causadas pela inconsistência das informações no sistema.

3. Automatização de lançamentos

Essa é uma das vantagens mais importantes, pois torna a operação mais ágil e intuitiva, reduzindo a carga de trabalho dos colaboradores. Com isso, eles conseguem se concentrar nas tarefas mais importantes, como o atendimento e a eventual navegação pelo sistema.

Entre essas soluções, destacamos a reposição de estoque por compra direta dos distribuidores via FTP, o acompanhamento da curva ABCD, o monitoramento de resultados, o controle tributário e um painel dedicado à fidelização e ao engajamento dos clientes.

4. Categorização dos produtos

Mais uma vez, esbarramos na importância de combinar um bom sistema a um bom método de organização. Da forma como percebemos, o cadastramento de produtos deve apresentar três características fundamentais: padronização, qualidade e objetividade.

A padronização serve para “mecanizar” o processo de cadastramento, tornando-o mais previsível e repetitivo. Assim, os colaboradores conseguem agilizar o cadastro e atualização de novos produtos, estimulando a sincronia entre o estoque e o catálogo.

A qualidade aponta para o nível informacional dedicado ao cadastramento. A rotina pode ser padronizada e rápida, mas deve prezar pela boa informação, pois é isso o que facilitará o trabalho dos atendentes na navegação pelo sistema.

Para tanto, é interessante categorizar os produtos por segmentos, criando filtros que agilizem a pesquisa mais tarde. O cadastramento pode indicar a seção da farmácia em que o item está localizado, a sua restritividade (com ou sem prescrição), possíveis alternativas e muito mais.

Por fim, abordamos a objetividade. A descrição, as palavras-chave e os demais filtros devem prezar pela clareza e concisão. Quanto mais diretas forem as tags, maior a agilidade com que o atendente navegará pelo sistema para encontrar o que está procurando.

5. Agilidade no atendimento

A qualidade dos serviços de uma farmácia pode ser avaliada por vários critérios e pontos de vista. No entanto, existe um fator que se destaca: a velocidade do atendimento. Como você sabe, o tempo de espera é um ponto determinante para a satisfação do consumidor.

É nesse sentido que os catálogos digitais se demonstram fundamentais para a sua operação. Com um estoque bem organizado, os seus funcionários estarão mais do que bem equipados para atender às dúvidas e demandas dos clientes, tornando os atendimentos muito mais rápidos.

6. Redução de custos

No longo prazo, os benefícios anteriores se acumulam para entregar melhores resultados econômicos. Além de reduzir parte dos custos operacionais, o funcionamento virtuoso da operação desencadeia um crescimento sustentável do seu faturamento.

Logicamente, isso se dá por uma soma de fatores, e não por motivos isolados. O catálogo digital é apenas um primeiro passo na direção de uma rotina mais moderna, consistente e competitiva para o seu mercado. Com o tempo, os consumidores percebem a melhor qualidade dos serviços e priorizam a sua farmácia em detrimento das outras.

7. Possibilidade de integração

Por último, mas crucialmente importante, está o potencial de integração. Com um futuro cada vez mais exigente, é fundamental que a sua farmácia esteja preparada para lidar com os desafios de um crescimento bem estruturado.

Um bom catálogo digital é uma dessas etapas, pois é um aspecto indispensável para a integração das operações online e offline, possibilitando que você venda mais tanto por meio do ponto físico como a distância, por delivery.

Outra integração importante é com o SNGPC, o Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados. Uma boa solução digital deve ser capaz de se conectar a essa plataforma, garantindo a atualização e regularidade dos seus produtos em estoque.

Com isso em mente, aproveitamos o momento para apresentar a Linx! Com mais de 1 milhão de horas em Pesquisa e Desenvolvimento, somos uma desenvolvedora de referência na criação de plataformas e sistemas voltados ao empresariado brasileiro, especialmente do setor das farmácias.

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