Autopeças
Ecossistema completo para o seu negócio automotivo
A tecnologia desempenha um papel fundamental na gestão eficiente e bem-sucedida de concessionárias e montadoras no setor automotivo. Saiba mais
Centros automotivos e lojas de autopeças que usam catálogo digital aumentam produtividade, melhoram experiência do cliente e têm melhores resultados
A venda de autopeças vem se tornando cada vez mais complexa no Brasil. Com dezenas de marcas de automóveis, cada uma com dezenas de modelos, e uma grande variedade de fabricantes de peças, lojistas e centros automotivos se deparam com um mix de produtos cada vez mais amplo, que dificulta a jornada de compras dos clientes.
Um exemplo bastante simples – e que acontece com frequência: o cliente vai até a loja em busca de uma peça para seu veículo e o vendedor, ao consultar o catálogo físico de produtos, acaba anotando o código errado da peça. Como resultado, o cliente compra uma peça que não servirá em seu veículo e precisará voltar para trocar – correndo o risco de que o produto correto não esteja em estoque.
O mesmo acontece nos centros automotivos, com um agravante: como o veículo já está em serviço, o mecânico e equipamentos como o elevador ficam ocupados por muito mais tempo do que deveriam. Isso diminui a produtividade dos profissionais e a rentabilidade do negócio.
Na pandemia, essa situação ficou ainda mais delicada. Mais de 40% dos centros automotivos passaram a pedir com mais frequência que o dono do carro fornecesse as peças, seja por medo de inadimplência (35%), por estar sem capital de giro (28%) ou por não encontrar a peça no distribuidor (27%). Em geral, 65% das oficinas disseram estar enfrentando dificuldades para encontrar peças, mostrando que a cadeia de abastecimento continua sendo desafiada.
É simplesmente impossível superar esse momento sem o uso de tecnologia para simplificar processos, integrar informações e garantir que oportunidades de venda não sejam perdidas.
Quando pensamos no e-commerce de autopeças, esse desafio se torna ainda mais complexo. A venda online dessa categoria de produtos é uma escolha técnica, feita por consumidores que nem sempre têm o conhecimento necessário para reconhecer detalhes de configuração ou da versão de seu veículo. Isso faz com que a compra seja um processo inseguro e sujeito a erros, que criam uma experiência ruim para o usuário e explicam por que o varejo digital ainda não está tão desenvolvido quanto poderia.
Esse não é um problema que acomete somente os consumidores finais: mesmo profissionais do setor estão sujeitos a erros no pedido de peças. A edição de janeiro de 2022 do Pulso do Aftermarket mostra que 68% das oficinas compram peças pela internet, mas 60% já fizeram pedidos online errados pelo menos uma vez.
Como resolver essa questão, que claramente é um problema tanto para os profissionais quanto para os clientes?
Os catálogos digitais integrados avançam como uma forma de resolver todos esses problemas, melhorar a experiência dos clientes, aumentar a produtividade das equipes das oficinas e contornar questões de logística na cadeia de suprimentos.
É fácil entender o conceito: um sistema que busca as informações de produtos nas bases de dados dos fabricantes de autopeças (ou recebe deles os dados em um formato definido), consolida todas essas informações em uma única base e realiza a curadoria das informações.
Isso é muito mais do que a digitalização dos catálogos físicos de autopeças, já que os catálogos digitais conseguem entregar respostas rápidas e solucionar problemas. Além disso, dão visibilidade a outros produtos e fornecedores, que eventualmente possam nem estar no radar dos centros automotivos e lojas de autopeças.
A chave para obter mais ganhos é a integração dos catálogos ao ERP, especialmente na dimensão da gestão de estoque. Esse é o “pulo do gato” na operação do dia a dia, pois permite que a loja consulte diversas peças para a aplicação e verifique se há disponibilidade no estoque. O vendedor busca, digamos, um amortecedor para um Fiesta Sedan 2015, faz consulta pela placa do carro para identificar com 100% de segurança qual é a peça adequada, identifica se o produto está disponível no estoque – e caso não esteja, em quanto tempo pode receber dos diversos distribuidores / fornecedores.
Essa visibilidade do estoque e da cadeia de suprimentos é ainda mais importante em um momento como o atual, em que a pandemia continua impactando a distribuição de produtos. Nenhuma loja de autopeças quer perder vendas, e nenhum centro automotivo quer demorar mais que o necessário para entregar o serviço, e um catálogo digital integrado ao ERP permite encontrar novas opções para atender o consumidor.
Quando a loja de autopeças ou o centro automotivo abre essas possibilidades, ele pode identificar melhores condições de preço, prazo de entrega e pagamento, efetivamente atendendo melhor seu cliente e reduzindo a ruptura dos estoques. E essa é uma transformação no varejo de autopeças.
Essa transformação passa a impactar também o varejo online. Afinal de contas, um catálogo digital integrado ao ERP garante que as informações estejam sempre corretas e que o e-commerce sempre conte com dados atualizados. Com isso, a loja oferece uma experiência melhor para o consumidor final, que passa a comprar com mais segurança.
Solução nativa na plataforma Autoshop, o catálogo digital traz uma série de vantagens para o dia a dia de lojas de autopeças e centros automotivos:
Catálogos digitais trazem mais tranquilidade para que o lojista compre certo e para que o consumidor tenha segurança ao adquirir autopeças no e-commerce. Saiba mais sobre as soluções Linx para o setor automotivo e fale com a gente para identificar novas oportunidades para o seu negócio.