Catálogo de produtos no WhatsApp: conheça algumas boas práticas!
E-commerce

Catálogo de produtos no WhatsApp: conheça algumas boas práticas!

O catálogo de produtos no WhatsApp é uma estratégia que pode te ajudar a vender mais utilizando outro canal de comunicação que está presente no dia a dia dos brasileiros. 

Você sabia que é possível vender de forma digital sem ter um e-commerce? Bom, ter uma loja virtual ainda é bom investimento, mas é possível vender dentro do WhatsApp também. Com esse novo canal é possível mostrar os produtos de sua loja como se fosse uma vitrine. Segundo o relatório de 2023, da We Are Social, 93,4% dos brasileiros que estão conectados à internet usam diariamente o aplicativo de mensagens. 

Considerado o aplicativo mais utilizado no Brasil, esse se tornou o meio de venda direta para micro e pequenas empresas, pois através do catálogo de produtos no WhatsApp que pode ser criado dentro da plataforma, é possível: adicionar fotos, nome, preço, descrição, link e código do produto, ou seja, tudo que o cliente precisa saber e de forma usual e inteligente. 

Isso também ajuda o lojista a poupar o tempo que gastaria respondendo as mensagens dos clientes, e isso permite mais organização e agilidade no atendimento do consumidor que está ali buscando um experiência de compra que gera encantamento.

Agora que você entendeu que consegue utilizar o WhatsApp para vender, vamos te mostrar  como colocar isso em prática. 

catálogo de produtos no WhatsApp

Catálogo de produtos no WhatsApp: conheça os benefícios

Normalmente, quando uma pessoa entra em contato pelo WhatsApp pedindo informações sobre o produto, o lojista costuma enviar fotos para o cliente. Mas, para fazer isso de forma constante, o vendedor vai precisar de um celular com uma boa memória de armazenamento e o atendimento pode se tornar organizado. Mas, se você conta com um catálogo de produtos no WhatsApp a jornada de vendas pode ser vantajosa. Confira alguns benefícios:

  • Estruturação: o diálogo durante o atendimento fica mais organizado tanto para o vendedor quanto para cliente;
  • Profissionalização: essa forma de exibir os produtos deixa o atendimento mais qualificado;
  • Conversão: pela praticidade dos clientes conseguirem visualizar, negociar a compra e até mesmo receber um link de pagamento pelo canal de mensagens, as chances de conversão são maiores;
  • Rapidez: quando se envia os produtos para os clientes do jeito convencional pode gastar mais tempo, mas com o catálogo é feito de forma direta.

4 dicas de como organizar o catálogo de produtos no WhatsApp

1. Política de Comércio do WhatsApp

Se você decidir criar um catálogo de produtos no WhatsApp, lembre-se de verificar se o seu produto pode ser comercializado seguindo as regras de conduta do canal. As empresas do grupo Meta (Facebook, Instagram e WhatsApp) possuem restrições para alguns produtos. Dessa forma, é importante se inteirar sobre as regras do canal.

2. Imagens de qualidade

Para usar o WhatsApp para vender, é imprescindível o uso de fotos de alta qualidade. Além disso, as imagens precisam ser tiradas de longe e de vários ângulos que favorecem a visualização do produto. Essas fotos precisam representar o negócio e gerar desejo no cliente. 

3. Descrição atraente e completa dos produtos 

No catálogo de produtos no WhatsApp é necessário dar destaque para características e benefícios do produto, pois o cliente busca por informações que possam solucionar sua dor. Assim, fique atento ao limite dos caracteres que podem ser usados para passar as informações necessárias sobre o produto. 

4. Atualize o catálogo

Após começar usar o WhatsApp para vender, é preciso avaliar o catálogo com frequência para atualizá-lo. Seja para adicionar novos produtos ou atualizar informações. Isso demonstra um cuidado do lojista com seus produtos e mantém engajamento dos clientes para comprar. 

Como vimos, o WhatsApp pode ser um grande aliado nas vendas online. Mas, já pensou em ter uma plataforma onde você pode ter um vendedor 24 horas por dia durante 7 dias da semana, dentro dessa plataforma de mensagem?

Com o Linx Chat Commerce, o empreendedor estará preparado para acompanhar seu cliente durante toda a jornada de compra, desde a descoberta do produto até a finalização do pedido.

Quer saber mais? Acesse nosso site, e veja como podemos digitalizar o seu negócio e te ajudar a vender dentro do WhatsApp.

 

TEM SOLUÇÃO PRA TUDO. TEM LINX PRA TUDO. 

A Linx possui soluções para qualquer ponto de fricção em todos os segmentos do varejo. Somos a resposta confiável que você precisa para prosperar. Seja qual for sua necessidade: tem solução pra tudo, tem Linx pra tudo. 

Ficou com
alguma dúvida?

Podemos te ajudar com os desafios do seu negócio e encontrar a solução ideal

Entre em contato

fale com a gente!