Bares e restaurantes
Primeiros passos para abrir um restaurante de sucesso
Abrir um restaurante é um sonho para muitos empreendedores apaixonados pela culinária e pelo serviço de alimentação. Considerando que, segundo
O uso de sistemas de cashback reforça o relacionamento do cliente com sua marca e evita promoções que podem danificar sua imagem. Saiba o que levar em conta para adotar essa solução
A adoção de novos meios de pagamento pelos consumidores é uma realidade irreversível, que se tornou ainda mais intensa durante a pandemia. A digitalização dos negócios estimulou a digitalização de todo o ecossistema de negócios, diminuindo o volume de transações em dinheiro vivo e fazendo avançar o uso de carteiras digitais e pagamentos instantâneos, entre outros. Nesse cenário, um meio de pagamento que ganhou força no Brasil é o cashback.
A tradução do termo cashback explica bem o que ele é: dinheiro de volta na conta do consumidor. Antes mesmo da crise, esse já era um sistema amplamente utilizado em outros países: dados da Statista de 2018 mostram que 55% dos consumidores americanos, 52% dos britânicos e 49% dos alemães utilizam o cashback como uma forma de obter descontos em produtos e serviços.
Durante a pandemia, o Brasil acelerou o uso do cashback e, como costuma acontecer, o e-commerce saiu na frente e os consumidores estão mais avançados que os varejistas. Segundo a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), durante a crise 48% dos consumidores utilizaram o cashback para obter descontos. Essa foi a terceira alavanca promocional mais usada, atrás apenas de descontos/promoções (63%) e programa de pontos (52%).
No varejo online, o cashback já é o sistema promocional mais usado pelos consumidores (citado por 21% dos entrevistados), mas somente 7% das empresas oferecem esse tipo de serviço. Como 80% dos clientes concordam que alavancas promocionais fazem comprar novamente nessa loja/marca, fica claro que os varejistas que estão usando cashback estão fidelizando seus clientes e se tornando cada vez mais importantes na jornada de compra.
Ao oferecer aos consumidores, de forma simples e clara, a possibilidade de recuperar uma parte do dinheiro gasto na compra de um produto, o cashback permite que as marcas não deem descontos diretos em seus produtos, assegurando sua imagem, proposta de valor e posicionamento estratégico. Ao mesmo tempo, apresentam um incentivo financeiro interessante para os clientes.
O cashback é uma mecânica promocional que traz uma série de vantagens para o varejo. Entre elas, podemos destacar:
É preciso ter em mente, porém, que não existem somente pontos positivos no uso desse sistema. Portanto, esteja atento aos seguintes pontos na implementação de seu programa de cashback:
O cashback tem um alto potencial estratégico, já que tende a impulsionar o relacionamento dos clientes com sua marca. Com isso, aumenta o potencial de utilizar a ferramenta para monetizar a relação com os consumidores. Com a intensificação do uso do cashback, o fornecedor do serviço consegue coletar mais informações sobre o comportamento de consumo, o que aumenta a possibilidade de personalização das interações com os clientes.
O cashback também pode ser utilizado como um impulsionador do uso dos aplicativos de varejistas, uma vez que cria mais momentos de interação com as marcas. Considerando que os super apps e marketplaces ganharam força ao longo da crise de 2020, centralizando uma parcela cada vez maior das transações, o cashback pode ser usado para estimular uma concentração ainda maior, ou para evitar a migração de clientes para outras plataformas.
Com a expansão do uso de meios de pagamentos digitais e a aceleração da adoção de Inteligência Artificial pelo varejo, o valor dos dados aumentará ainda mais. Empresas com programas sólidos de cashback têm o potencial de impulsionar suas vendas e a frequência das interações com os clientes, ganhando relevância e aumentando sua participação de mercado.
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