Bares e restaurantes
Primeiros passos para abrir um restaurante de sucesso
Abrir um restaurante é um sonho para muitos empreendedores apaixonados pela culinária e pelo serviço de alimentação. Considerando que, segundo
Quem trabalha com vendas no varejo sabe que não há nada melhor do que uma boa promoção para aquecer o faturamento! Por isso, aproveitamos o assunto e criamos este post especial com dicas para impulsionar os resultados do seu restaurante. Afinal de contas, você sabe como criar boas campanhas promocionais para vender mais no delivery?
Neste blog post, iremos te dar cinco dicas práticas para colocar estratégias promocionais em ação. Então, vamos lá!
Atrair o público-alvo, melhorar a avaliação dos clientes e aumentar as vendas: essas são as três principais vantagens para que a sua marca crie boas campanhas promocionais para delivery. Abaixo, explicaremos cada um desses pontos. Confira!
O cliente é o centro de tudo! Não há nada melhor do que atrair aqueles clientes que você deseja para o seu restaurante. As campanhas promocionais são estratégias perfeitas para fazer isso acontecer. Como é comum a qualquer promoção, existe uma etapa de planejamento (pensando em datas estratégicas), direcionamento das ações para públicos específicos e avaliação dos resultados de vendas.
Boas campanhas promocionais podem melhorar a percepção dos clientes sobre a sua marca, ajudando você no processo de fidelização. Dizemos isso porque, caso a campanha seja vantajosa para o consumidor, ele poderá influenciar positivamente outros clientes.
Hoje em dia, a reputação é fator decisivo para compra. Seja no card do Google, seja no app do delivery, o seu negócio está sob constante avaliação dos consumidores. Sendo assim, boas campanhas são a oportunidade perfeita para aprimorar a sua reputação.
Por último e talvez mais importante, destacamos o aumento considerável nas vendas. O varejista já está bem familiarizado com essa ideia, principalmente em datas como Natal, Páscoa, Dia das Mães e afins.
Mas, é preciso saber conciliar as ações com o que você oferece. Em alguns casos, isso pode ser fácil e intuitivo, como ocorre com as chocolaterias durante a Páscoa. Em outras situações, é preciso dedicar um pouco mais de tempo e atenção para elaborar uma campanha coerente com o que você oferece.
Agora que você sabe todos os potenciais benefícios das promoções para delivery, chegou o momento de roteirizar e colocar essa ideia em prática. Para ajudar com isso, elencamos as cinco melhores dicas — todas práticas e indispensáveis para a criação de campanhas de resultado. Confira!
É muito importante fazer um planejamento pensando nas datas estratégicas para o setor. Como, por exemplo, o Dia dos Namorados. Aqui, recomendamos colocar na “ponta do lápis” todos os investimentos necessários, como embalagens personalizadas e afins.
Com o orçamento e planejamento prévio, você minimiza imprevistos durante a campanha. Além disso, é importante listar tudo o que pretende fazer, facilitando a identificação de erros na estratégia a respeito de precificação, divulgação e engajamento com o público-alvo.
Durante suas ações promocionais direcione as mensagens da campanha para públicos específicos. Ou seja, se você quer atrair novos clientes, realize ações de divulgação para que eles conheçam o seu negócio e compre com você pela primeira vez. Que tal oferecer entrega grátis na primeira compra, por exemplo?
Quanto melhor a segmentação do público, maior o potencial estratégico e de conversão — que pode ser representado por visitas no site, pedidos no marketplace e vendas no geral. Por outro lado, quanto menor o direcionamento, menor o ROI da estratégia: retorno sobre o valor investido até então.
Mas, se por outro lado o seu objetivo é fidelizar os consumidores que já conhecem o seu estabelecimento, elabore um programa de fidelidade que premia os seus consumidores mais recorrentes e fiéis. Alta recorrência de compra é muito difícil de alcançar no Food Service, mas os negócios que conseguem estabelecer isso têm forte vantagem competitiva.
No momento de criar uma campanha promocional você precisa escolher quais produtos estarão em promoção, pois colocar o cardápio inteiro em promoção não costuma ser uma boa ideia. Aqui vai mais uma dica valiosíssima: faça promoções com seus produtos que tem mais saída, afinal são eles que atraem os clientes, e combine-os com produtos com alta margem de lucro. Assim, você aumenta o fluxo de vendas, incrementa o ticket médio e mantém um lucro saudável.
Outra estratégia eficaz é a criação de programas de indicação. Essa é uma dica que é independente em relação à sazonalidade, pois seu objetivo principal é captar novos consumidores, sem depender do período do ano.
O funcionamento é bem simples. Junto ao produto, você envia uma mensagem ao cliente explicando que ao indicar outro consumidor ele será recompensado com algum item, desconto ou serviço. A estratégia é bem funcional, ainda mais para quem deseja acelerar a independência dos apps e marketplaces.
Por último, mas também importante, a prática de “ir além”. Por vezes chamada de overdelivering, o objetivo de oferecer diferenciais é entregar mais ao cliente do que ele de fato comprou. É uma tática antiga usada ostensivamente por grandes redes de fast food, mas que ainda tem muito valor.
De modo tradicional, pode ser lembrada como o famoso “pague 1, leve 2”. Além desse aspecto, que precisa ser bem avaliado no lado financeiro para evitar prejuízos, é possível oferecer diferenciais paralelos: isentar a taxa de entrega e presentear cupons ou brindes da casa, por exemplo.
Por fim, as campanhas promocionais são determinantes aos principais aspectos da sua operação. Com boas promoções, você atrai novos clientes, fideliza os antigos, melhora a percepção do consumidor sobre a sua marca e aumenta o faturamento.
Agora que você sabe tudo o que as campanhas promocionais podem oferecer ao seu negócio, aproveite para conferir outra leitura fundamental para o sucesso do seu negócio, aprendendo a escolher o melhor sistema de gestão para restaurante!