
E-commerce
Semana do Brasil: como aproveitar a data como preparo para a Black Friday
A Semana do Brasil é uma grande oportunidade para vender mais, conquistar mais clientes e preparar seu e-commerce para a
Escrito por linx em 10/11/2021 | Atualizado em 29/11/2021
Tempo de leitura: 4 min
E-commerces que contam com recursos de busca inteligente aceleram a jornada de compras dos clientes, apresentam melhores resultados e convertem mais.
A busca é um dos recursos mais importantes que um e-commerce pode ter. Quanto maior o portfólio do site, mais difícil é ter uma boa experiência sem contar com um sistema de busca eficiente, que permita identificar exatamente o item que o consumidor deseja. No e-commerce, criar uma experiência de compras relevante e personalizada depende de empoderar o cliente, para que ele encontre o que quer em poucos segundos. Se você não fizer isso, algum concorrente o fará.
Para que se tenha uma ideia da importância da busca na experiência do consumidor, 54% dos consumidores que navegaram nas páginas dos e-commerces clientes da Linx Digital durante a Black Friday 2020 utilizaram a solução Search (busca inteligente) para encontrar mais rápido os produtos que desejavam. No total, foram 48 milhões de buscas durante a sexta-feira promocional, 20% mais que em 2019 e três vezes mais que a média diária do mês de novembro. Em toda a semana (Black Week), o crescimento foi de 44%, com um total de 190 milhões de buscas.
O fato é que o consumidor está acostumado a ter a informação que deseja, instantaneamente. Se for preciso navegar por menus para conseguir o que procura, é muito provável que o cliente desista. A experiência que ele deseja obter é a que ele tem no Google, quando digita o nome do produto (mesmo que com erros) e obtém as melhores respostas em menos de um segundo.
Boas experiências de busca se traduzem em vendas: na Black Friday 2020, 27% das vendas foram influenciadas pelos resultados pesquisados. Assim, boa parte do público seleciona, dentre as opções trazidas pela busca, aquela que melhor o atende. Lojistas que possuem uma busca inteligente, capaz de entender o contexto do consumidor, vendem mais.
No início, os mecanismos de busca eram bastante diretos. E isso ainda acontece em soluções mais básicas: o cliente digita “água” e a busca apresenta “água de coco”, “água mineral” e “água sanitária”. As melhores soluções de Search do mercado, porém, vão muito além disso:
Quando essas tecnologias são aplicadas ao e-commerce, elas geram uma experiência de compra muito mais próxima daquilo que o consumidor deseja. E, com isso, aumentam a conversão.
Em um mundo ideal, o consumidor espera obter a informação de que precisa com o mínimo esforço. Para oferecer uma melhor experiência de compra, a busca do seu e-commerce pode levar em conta aspectos como estes na hora de personalizar os resultados:
Uma busca personalizada que leva em conta o histórico do cliente e informações de comportamento aumenta a performance do e-commerce. Na Black Friday, esse recurso se torna ainda mais importante para entregar uma experiência de compra relevante, economizar tempo e garantir a satisfação do consumidor.
Transforme a experiência de compra em seu e-commerce a partir de uma solução de busca que apresenta recomendações personalizadas, entende o contexto do consumidor e aumenta a conversão. Fale com a gente e saiba mais!
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