Busca inteligente: o caminho para vender mais na Black Friday
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Busca inteligente: o caminho para vender mais na Black Friday

E-commerces que contam com recursos de busca inteligente aceleram a jornada de compras dos clientes, apresentam melhores resultados e convertem mais.

A busca é um dos recursos mais importantes que um e-commerce pode ter. Quanto maior o portfólio do site, mais difícil é ter uma boa experiência sem contar com um sistema de busca eficiente, que permita identificar exatamente o item que o consumidor deseja. No e-commerce, criar uma experiência de compras relevante e personalizada depende de empoderar o cliente, para que ele encontre o que quer em poucos segundos. Se você não fizer isso, algum concorrente o fará.

Para que se tenha uma ideia da importância da busca na experiência do consumidor, 54% dos consumidores que navegaram nas páginas dos e-commerces clientes da Linx Digital durante a Black Friday 2020 utilizaram a solução Search (busca inteligente) para encontrar mais rápido os produtos que desejavam. No total, foram 48 milhões de buscas durante a sexta-feira promocional, 20% mais que em 2019 e três vezes mais que a média diária do mês de novembro. Em toda a semana (Black Week), o crescimento foi de 44%, com um total de 190 milhões de buscas.

O fato é que o consumidor está acostumado a ter a informação que deseja, instantaneamente. Se for preciso navegar por menus para conseguir o que procura, é muito provável que o cliente desista. A experiência que ele deseja obter é a que ele tem no Google, quando digita o nome do produto (mesmo que com erros) e obtém as melhores respostas em menos de um segundo.

Boas experiências de busca se traduzem em vendas: na Black Friday 2020, 27% das vendas foram influenciadas pelos resultados pesquisados. Assim, boa parte do público seleciona, dentre as opções trazidas pela busca, aquela que melhor o atende. Lojistas que possuem uma busca inteligente, capaz de entender o contexto do consumidor, vendem mais.

busca inteligente

A tecnologia que “adivinha” o que o cliente quer

No início, os mecanismos de busca eram bastante diretos. E isso ainda acontece em soluções mais básicas: o cliente digita “água” e a busca apresenta “água de coco”, “água mineral” e “água sanitária”. As melhores soluções de Search do mercado, porém, vão muito além disso:

  • Recursos de Autocomplete, baseados na navegação de outros consumidores com comportamento semelhante, aceleram a procura por produtos e melhoram a experiência de compra.
  • O uso de Inteligência Artificial aumenta a assertividade das buscas e potencializa a taxa de conversão. O sistema analisa toda a jornada dos clientes para entregar resultados cada vez mais precisos.
  • Algoritmos permitem dar mais destaque para determinados itens, baseado no comportamento do cliente e em acordos comerciais feitos com a indústria.
  • Buscas que entendem o contexto do cliente e analisam informações como as compras anteriores, os itens que já estão no carrinho e o que foi pesquisado anteriormente, conseguem diminuir o tempo de navegação e geram mais vendas.
  • Buscas visuais que se baseiam em imagens, não em textos, facilitam a procura por itens complexos, como vestuário ou equipamentos eletrônicos.

Quando essas tecnologias são aplicadas ao e-commerce, elas geram uma experiência de compra muito mais próxima daquilo que o consumidor deseja. E, com isso, aumentam a conversão.

Busca inteligente: uma oportunidade de personalização

Em um mundo ideal, o consumidor espera obter a informação de que precisa com o mínimo esforço. Para oferecer uma melhor experiência de compra, a busca do seu e-commerce pode levar em conta aspectos como estes na hora de personalizar os resultados:

  • Localização: a possibilidade de conversão é muito maior se o produto pesquisado estiver disponível para retirada em uma loja próxima. Por isso, a busca pode ser otimizada para apresentar em primeiro lugar os produtos disponíveis para “clique e retire”, ou que podem ser entregues a partir do PDV (ship from store).
  • Histórico de busca: a jornada de compras raramente é um caminho direto entre intenção/busca/compra. O mais comum é que o cliente pesquise o produto desejado e analise opções. Especialmente na Black Friday, em que a procura pelas melhores promoções é um forte estímulo. Quando a busca leva em conta o histórico de navegação do cliente, o e-commerce entrega resultados mais precisos.
  • Reconhecimento do cliente: especialmente quando o cliente navega logado no site, os resultados das buscas podem ser personalizados. Nesse caso, preços, parcelamentos, benefícios e condições de entrega são algumas das opções que podem ser usadas para destacar produtos que sejam estrategicamente importantes, tenham fit com o perfil do consumidor e ofereçam margens mais elevadas para o e-commerce.
  • Filtrar por características: especialmente em segmentos mais complexos, em que a seleção dos produtos depende de uma análise de características técnicas, filtrar os resultados de acordo com essas características ajuda a converter. A possibilidade de mostrar apenas os itens de vestuário que têm o tamanho da cliente, ou apenas os fogões 220V, acelera a jornada de compra e aumenta a possibilidade de fechamento da venda.

O que você precisa saber para migrar de plataforma de e-commerce

Uma busca personalizada que leva em conta o histórico do cliente e informações de comportamento aumenta a performance do e-commerce. Na Black Friday, esse recurso se torna ainda mais importante para entregar uma experiência de compra relevante, economizar tempo e garantir a satisfação do consumidor.

Transforme a experiência de compra em seu e-commerce a partir de uma solução de busca que apresenta recomendações personalizadas, entende o contexto do consumidor e aumenta a conversão. Fale com a gente e saiba mais!

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