E-commerce
5 dicas para incentivar avaliação de clientes no e-commerce
A avaliação de clientes dentro do e-commerce é um diferencial que vai trazer mais credibilidade para a marca. Quando se
Os e-commerces que contam com recursos de busca inteligente aceleram a jornada de compras dos clientes, apresentam melhores resultados e convertem mais.
A busca é um dos recursos mais importantes que um e-commerce pode ter. Quanto maior o portfólio do site, mais difícil fica de encontrar o produto que o cliente deseja. No e-commerce, criar uma experiência de compra relevante e personalizada depende da vontade do cliente, para que ele encontre o que quer em poucos segundos. Se você não oferece uma busca inteligente, algum concorrente com certeza já está fazendo.
Para que se tenha uma ideia da importância da busca na experiência do consumidor, mais de 96% dos consumidores tinham intenção de comprar no comércio eletrônico durante a Black Friday de 2022, segundo a pesquisa da Conversion.
Segundo os dados da ferramenta Linx Impulse Search, entre a última quinta-feira e sexta-feira de novembro de 2022, foram registradas mais de 50 milhões de buscas, com 8 milhões de cliques através da busca e mais de 419 milhões de vendas usando o campo de busca na Black Friday.
O fato é que o consumidor está acostumado a ter a informação que deseja, instantaneamente. Se for preciso navegar por menus para conseguir o que procura, é muito provável que o cliente desista. A experiência de uma busca inteligente permite o resultado que ele teria no Google, quando digita o nome do produto (mesmo que com erros) e obtém as melhores respostas em menos de um segundo.
Boas experiências através de busca se traduzem em vendas: na Black Friday 2022, o ticket médio chegou em R$ 733,07, segundo o levantamento Confi.Neotrust. Os lojistas que possuem uma busca inteligente, capaz de entender o contexto do consumidor, conseguiram vender mais durante esse período promocional.
No início, os mecanismos de busca eram bastante diretos. E isso ainda acontece em soluções mais básicas: o cliente digita “água” e a busca apresenta “água de coco”, “água mineral” e “água sanitária”. Atualmente, as soluções de busca inteligente do mercado vão muito além disso:
Quando essas tecnologias são aplicadas ao e-commerce, elas geram uma experiência de compra muito mais próxima daquilo que o consumidor deseja. E, com isso, aumentam a conversão.
Em um mundo ideal, o consumidor espera obter a informação de que precisa com o mínimo esforço. Para oferecer uma melhor experiência de compra, a busca do seu e-commerce pode levar em conta aspectos como estes na hora de personalizar os resultados:
Uma busca personalizada que leva em conta o histórico do cliente e informações de comportamento aumenta a performance do e-commerce. Na Black Friday, esse recurso se torna ainda mais importante para entregar uma experiência de compra relevante, economizar tempo e garantir a satisfação do consumidor.
A solução Linx Impulse Search é uma ferramenta de busca inteligente que permite que o visitante da página do e-commerce encontre os produtos que procura de forma ágil através de uma jornada fluída e rápida. Os números comprovam o sucesso da nossa plataforma de busca. Veja:
Transforme a experiência de compra em seu e-commerce a partir de uma solução de busca que apresenta recomendações personalizadas, entende o contexto do consumidor e aumenta a conversão. Fale com a gente e saiba mais!