Busca inteligente: o caminho para vender mais na Black Friday

Busca inteligente: o caminho para vender mais na Black Friday

Os e-commerces que contam com recursos de busca inteligente aceleram a jornada de compras dos clientes, apresentam melhores resultados e convertem mais. 

A busca é um dos recursos mais importantes que um e-commerce pode ter. Quanto maior o portfólio do site, mais difícil fica de encontrar o produto que o cliente deseja. No e-commerce, criar uma experiência de compra relevante e personalizada depende da vontade do cliente, para que ele encontre o que quer em poucos segundos. Se você não oferece uma busca inteligente, algum concorrente com certeza já está fazendo. 

Para que se tenha uma ideia da importância da busca na experiência do consumidor, mais de 96% dos consumidores tinham intenção de comprar no comércio eletrônico durante a Black Friday de 2022, segundo a pesquisa da Conversion 

Segundo os dados da ferramenta Linx Impulse Search, entre a última quinta-feira e sexta-feira de novembro de 2022, foram registradas mais de 50 milhões de buscas, com 8 milhões de cliques através da busca e mais de 419 milhões de vendas usando o campo de busca na Black Friday 

O fato é que o consumidor está acostumado a ter a informação que deseja, instantaneamente. Se for preciso navegar por menus para conseguir o que procura, é muito provável que o cliente desista. A experiência de uma busca inteligente permite o resultado que ele teria no Google, quando digita o nome do produto (mesmo que com erros) e obtém as melhores respostas em menos de um segundo.

Boas experiências através de busca se traduzem em vendas: na Black Friday 2022, o ticket médio chegou em R$ 733,07, segundo o levantamento Confi.Neotrust. Os lojistas que possuem uma busca inteligente, capaz de entender o contexto do consumidor, conseguiram vender mais durante esse período promocional. 

busca inteligente

A tecnologia que “adivinha” o que cliente quer 

No início, os mecanismos de busca eram bastante diretos. E isso ainda acontece em soluções mais básicas: o cliente digita “água” e a busca apresenta “água de coco”, “água mineral” e “água sanitária”. Atualmente, as soluções de busca inteligente do mercado vão muito além disso:
 

  • Recursos de Autocomplete, baseados na navegação de outros consumidores com comportamento semelhante, aceleram a procura por produtos e melhoram a experiência de compra.
     
  • O uso de Inteligência Artificial aumenta a assertividade das buscas e potencializa a taxa de conversão. O sistema analisa toda a jornada dos clientes para entregar resultados cada vez mais precisos.
     
  • Algoritmos permitem dar mais destaque para determinados itens, baseado no comportamento do cliente e em acordos comerciais feitos com a indústria.
     
  • Buscas que entendem o contexto do cliente e analisam informações como as compras anteriores, os itens que já estão no carrinho e o que foi pesquisado anteriormente, conseguem diminuir o tempo de navegação e geram mais vendas.
     
  • Buscas visuais que se baseiam em imagens, não em textos, facilitam a procura por itens complexos, como vestuário ou equipamentos eletrônicos. 

Quando essas tecnologias são aplicadas ao e-commerce, elas geram uma experiência de compra muito mais próxima daquilo que o consumidor deseja. E, com isso, aumentam a conversão. 

Busca inteligente: uma oportunidade de personalização 

Em um mundo ideal, o consumidor espera obter a informação de que precisa com o mínimo esforço. Para oferecer uma melhor experiência de compra, a busca do seu e-commerce pode levar em conta aspectos como estes na hora de personalizar os resultados: 

  • Localização: a possibilidade de conversão é muito maior se o produto pesquisado estiver disponível para retirada em uma loja próxima. Por isso, a busca pode ser otimizada para apresentar em primeiro lugar os produtos disponíveis para “clique e retire”, ou que podem ser entregues a partir do PDV (ship from store).
     
  • Histórico de busca: a jornada de compras raramente é um caminho direto entre intenção/busca/compra. O mais comum é que o cliente pesquise o produto desejado e analise opções. Especialmente na Black Friday, em que a procura pelas melhores promoções é um forte estímulo. Quando a busca leva em conta o histórico de navegação do cliente, o e-commerce entrega resultados mais precisos.
     
  • Reconhecimento do cliente: especialmente quando o cliente navega logado no site, os resultados das buscas podem ser personalizados. Nesse caso, preços, parcelamentos, benefícios e condições de entrega são algumas das opções que podem ser usadas para destacar produtos que sejam estrategicamente importantes, tenham fit com o perfil do consumidor e ofereçam margens mais elevadas para o e-commerce.  
  • Filtrar por características: especialmente em segmentos mais complexos, em que a seleção dos produtos depende de uma análise de características técnicas, filtrar os resultados de acordo com essas características ajuda a converter. A possibilidade de mostrar apenas os itens de vestuário que têm o tamanho da cliente, ou apenas os fogões 220V, acelera a jornada de compra e aumenta a possibilidade de fechamento da venda. 

Linx Impulse: a solução que falta para seu e-commerce 

Uma busca personalizada que leva em conta o histórico do cliente e informações de comportamento aumenta a performance do e-commerce. Na Black Friday, esse recurso se torna ainda mais importante para entregar uma experiência de compra relevante, economizar tempo e garantir a satisfação do consumidor. 

A solução Linx Impulse Search é uma ferramenta de busca inteligente que permite que o visitante da página do e-commerce encontre os produtos que procura de forma ágil através de uma jornada fluída e rápida. Os números comprovam o sucesso da nossa plataforma de busca. Veja:  

  • 40% CTR médio das buscas do segmento de moda; 
  • 36% da participação média na receita dos clientes de departamento; 
  • 7% de conversão média das buscas em clientes de farmácia e utilidades clínicas; 
  • 1,5 milhões de buscas por meio da nossa ferramenta. 

Transforme a experiência de compra em seu e-commerce a partir de uma solução de busca que apresenta recomendações personalizadas, entende o contexto do consumidor e aumenta a conversão. Fale com a gente e saiba mais! 

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