Boas práticas da gestão de estoque
Varejo

Boas práticas da gestão de estoque

Em um cenário varejista cada vez mais competitivo, a gestão de estoque emerge como um pilar fundamental para o sucesso operacional e financeiro das empresas.

Muitas lojas, independentemente do tamanho, enfrentam desafios quando se trata de manter um equilíbrio saudável entre oferta e demanda e, também, de conseguir organizar o seu espaço para garantir eficiência e otimização dos processos. De acordo com uma pesquisa realizada pela H2R Pesquisas Avançadas, apenas 38% dos varejistas brasileiros investem em sistema de estoque. 

A falta de planejamento e controle adequado do estoque pode resultar em perdas financeiras e insatisfação do cliente. Neste artigo, exploraremos algumas boas práticas que podem ser adotadas para aprimorar a gestão de estoque e impulsionar o desempenho organizacional.  

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Aprimorando a gestão do estoque 

A gestão de estoque é uma das principais estratégias na hora de estruturar, de forma eficiente e produtiva, a sua operação. No momento em que os processos de gestão estiverem definidos e funcionando de forma fluida, será possível ter uma visão mais assertiva sobre tempo de atendimento, viabilidade de expansão do seu negócio, satisfação dos consumidores, qualidade do pós-vendas e muito mais! 

Investir em um sistema que entregue controle e organização nessa etapa é fundamental para o sucesso do seu negócio. A seguir, compartilharemos 7 dicas e pontos de atenção para garantir uma gestão eficiente na rotina da sua operação. 

1. Controle de entradas e saídas 

Esta é a etapa mais importante na gestão de estoque, uma vez que garante precisão na movimentação de todos os produtos ao longo da cadeia logística. Ao registrar cada entrada de mercadoria e cada saída destinada aos clientes, a empresa estabelece uma base sólida para tomadas de decisões mais assertivas. A sincronização dessas informações permite que a loja consiga ajustar estratégias de reabastecimento, evitando excessos e escassez de produtos.  

Duas dicas importantes neste tópico: a primeira é sempre dar entrada nos produtos com o maior número de informações possíveis na categorização, como tamanho, cor, modelo e quantidade. Ficará muito mais simples de localizar o produto quando precisar; a segunda é contar com um sistema para automatizar a gestão, além de garantir que sua equipe esteja treinada para seguir os processos conforme instrução. 

2. Realização de inventários periódicos 

A realização frequente de inventários é outra prática essencial na gestão de estoque. Quanto maior a periodicidade dessa avaliação, mais fácil será identificar potenciais gargalos na operação, uma vez que todos os produtos são checados fisicamente no estoque e os resultados são comparados com os registros em sistema. Identificar discrepâncias rapidamente é essencial para evitar perdas financeiras e assegurar que os clientes não sejam impactados durante sua jornada de compras. 

Outro ponto positivo de se fazer inventários periódicos é poder organizar o estoque fisicamente, otimizando o espaço para futuras consultas e entradas de novos produtos. 

3. Organização do espaço físico 

A organização do espaço físico também desempenha um papel crucial na eficiência operacional. Ao designar áreas específicas para diferentes categorias de produtos e priorizar o acesso aos itens de alta rotatividade, é possível reduzir o tempo gasto em processos de seleção e localização.  

Um fluxo eficiente não só melhora a produtividade da equipe, como também agiliza o tempo de atendimento ao cliente e otimiza o espaço físico da loja. 

4. Ações com clientes 

Integrar a gestão de estoque com ações direcionadas aos clientes é uma estratégia que pode maximizar as vendas do estabelecimento. Utilizando dados de estoque e dos consumidores – com o apoio de um CRM (Sistema de Gestão de Relacionamento com o Cliente) –, é possível criar segmentações inteligentes com base no histórico de compras e interesses e, com essas informações, personalizar ofertas, promoções e até experiência de compras. 

Manter os clientes informados sobre disponibilidade de produtos e prazo de entrega contribui para um relacionamento mais transparente e pode despertar alguns gatilhos mentais, como os da escassez e urgência – que ativam sentimentos de ação rápida, temendo perder oportunidades ou benefícios. 

Além disso, estratégias de pré-vendas, reservas e alertas de reabastecimento podem ser implementadas para criar uma experiência de compra ainda mais exclusiva e personalizada. 

5. Acompanhamento de indicadores 

A gestão eficaz de estoque vai além do armazenamento e da localização de produtos. Acompanhar indicadores-chave como giro e abastecimento, por exemplo, é fundamental para gerar insights valiosos sobre a eficiência da operação. A partir do momento em que se tem metas claras e monitoramento constante delas, o varejista tem maior controle sobre os processos e consegue identificar e antecipar gargalos, evitando impactos indesejados em seu estabelecimento. 

6. Integração dos sistemas 

A integração dos sistemas da loja é essencial para garantir que a operação funcione sem gargalos e de forma automatizada. Ao integrar o software de gestão de estoque ao CRM, ao e-commerce e, também, aos meios de pagamento, o estabelecimento se torna mais eficiente, minimizando erros manuais e evitando falhas humanas no processo. Essa abordagem proporciona análises mais precisas e previsíveis do negócio. 

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O PDV Móvel é a solução que permite concluir toda a venda durante o atendimento. Uma loja completa na palma da mão do vendedor, desde o cadastro de clientes, consulta de estoque, venda, pagamento até a impressão do cupom fiscal. Proporciona mobilidade, otimizando o espaço do caixa, reduzindo o tempo de espera do cliente e melhorando a experiência de venda.

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Desde 2020, a Linx e a Stone se uniram para desenvolver soluções que entregam uma experiência de compra completa para todos os clientes, em um único lugar.  Para conhecer mais sobre as soluções e ver como podemos te ajudar nessa integração, entre em contato por aqui.

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