Farmácias e drogarias
Experiência do cliente nas farmácias: dicas para 2024
Setor está aquecido para esse ano, e as tecnologias ganham destaque para otimizar a gestão, atendimento e ótima experiência do
Sem dúvidas a Black Friday se tornou o principal evento para o consumidor brasileiro, principalmente quando se trata de vendas online.
Quase todo mercado fica aguardando as melhores ofertas e condições que são uma tradição desta época. Cabe aos líderes de cada empresa estabelecer boas práticas para aproveitar da melhor forma possível as oportunidades que aparecem na Black Friday o setor farmacêutico.
Como neste período todo comércio inunda o mercado com muitas ofertas, é importante ter uma boa estratégia para atrair a atenção dos consumidores e melhorar as vendas. A questão nesse caso é: como criar um plano para vender mais na Black Friday?
Se você atua no setor farmacêutico e precisa otimizar seus resultados, então continue a leitura e conheça as melhores estratégias para chegar lá.
Esse é o primeiro ponto a ser considerado na preparação para qualquer grande evento de consumo. Seu estoque deve estar preparado para aproveitar da melhor forma a sazonalidade desse fenômeno. A melhor forma para fazer isso é aumentar acima dos níveis normais os itens que já tem uma boa procura e destacar por meio de ofertas irresistíveis os produtos que estão presos no estoque, para que assim seja possível aumentar as vendas na farmácia.
Uma avaliação da sua demanda antes de investir em estoques fará com que a empresa esteja preparada para o aumento das vendas sem ter de acumular produtos desnecessários e que vão apenas ocupar espaço na loja. A contabilização de fluxos de saídas de mercadorias dos períodos anteriores permitem estimar quais as quantidades indicadas para a serem compradas.
De nada adianta sua loja estar cheia de ofertas irresistíveis para os seus clientes se eles não sabem dessas ofertas. As redes sociais são um dos meios mais eficientes para chegar ao seu público e informar sobre as promoções, chamá-los para eventos e ainda criar promoções online.
A sua estratégia de marketing para farmácia pode ser pensada a partir dessa interação com os consumidores nas redes sociais. Por meio dela é possível conhecer as dores, as motivações e seus interesses, assim encontrar qual o melhor modo de atingir esse público e fazer a melhor oferta.
Atender bem é ponto comum ao sucesso de qualquer empreendimento. Em períodos de grande euforia no mercado, como ocorre durante a Black Friday, é normal que esse aspecto fique prejudicado, mas buscar sempre um alto desempenho é fundamental para construir uma boa imagem do seu negócio.
Quando se pensa em bom atendimento, logo vem à mente atendentes com sorriso no rosto e bem-dispostos a ajudar, mas uma boa recepção vai muito além disso. É necessário que o processo de venda seja simplificado, que todos os sistemas funcionem bem e que o pós-venda seja satisfatório. Tudo isso deve ser conferido previamente e considerado tanto para atender com excelência nos ambientes online e offline.
Não vale anunciar tudo pela metade do dobro. Tentar enganar seus compradores com preços artificialmente altos, que com desconto possuem o preço padrão, é uma péssima jogada.
Primeiro por que é antiético fazer uma promoção sem de fato ser, segundo que os consumidores estão muito mais informados e conseguem verificar os preços de seus concorrentes facilmente, por último os indivíduos que compraram podem se sentir enganados e você perde esse relacionamento com seu cliente.
Desse modo, quando for construir um conjunto de ofertas, elas devem ser acima de tudo uma proposta honesta e que tenha utilidade para quem a compra. Não adianta ter uma grande venda em um final de semana e para isso ter de sacrificar o relacionamento com inúmeros clientes por conta de ofertas enganosas.
Kits de produtos já são chamativos por natureza: são vários produtos com um único preço. Esse tipo de jogada normalmente faz com que o consumidor observe a vantagem na hora da compra e muitas vezes, um produto que estava parado no estoque acaba tendo uma boa venda junto com outros que são complementares.
A montagem desse mix deve ser feita com base no que se sabe das necessidades da sua procura. Se, por exemplo, sua farmácia atende a muitos esportistas, vale pensar quais os acessórios e medicamentos mais consumidos por este público.
Parte significativa dos rendimentos de uma farmácia são por meio dos medicamentos sob prescrição médica e isso pode gerar um incentivo a realizar ofertas nestes produtos. Contudo, cabe o alerta de que esses medicamentos de uso controlado devem ser comercializados com todo cuidado e responsabilidade. O objetivo de criar uma promoção é fazer o cliente comprar acima do que normalmente consome, e essa lógica não deve ser aplicada a artigos que dependem da aprovação médica.
A logística é um dos pontos fundamentais na construção de boas ofertas na Black Friday, pois o prazo de entrega e o valor do frete são pontos importantes na decisão do consumidor. Fazer uma boa gestão da sua farmácia evita que você efetue vendas que não estão mais no estoque ou que perca clientes por causa da falta de preparação.
Uma boa gestão envolve inúmeras informações como:
Todos esses itens são fundamentais para que sua farmácia seja um sucesso e você consiga atender sua demanda com o máximo de qualidade e eficácia. A dinâmica desse tipo de evento é diferente do cotidiano de uma empresa, então é importante preparar todos os aspectos envolvidos nesse momento único e aproveitar para ganhar novos consumidores e, usar essa oportunidade para construir um relacionamento duradouro com eles.
Pensando nos diversos aspectos que são importantes para o sucesso da Black Friday farmácia, a Linx desenvolveu um sistema completo para a gestão de negócios por meio do Linx Farma. Essa ferramenta tem todas as configurações necessárias para otimizar as atividades do seu empreendimento.
O que achou do nosso artigo? Quer saber como vender mais em sua farmácia ou drogaria? Então entre em contato e tire todas as suas dúvidas conosco agora mesmo!