E-commerce
5 dicas para incentivar avaliação de clientes no e-commerce
A avaliação de clientes dentro do e-commerce é um diferencial que vai trazer mais credibilidade para a marca. Quando se
Agora é a hora de definir se sua Black Friday será um sucesso. Descubra onde estão as oportunidades para aumentar suas vendas na data promocional.
A Black Friday deste ano promete ser a data mais importante do varejo brasileiro. A continuidade do auxílio emergencial até dezembro reduz as incertezas para o segundo semestre, mas com o coronavírus ainda por aí, as mudanças no comportamento dos consumidores e a digitalização dos negócios na pandemia, a Black Friday pode se transformar em uma grande celebração online do fim da crise.
Com a expectativa de quebra dos recordes de vendas do ano passado (quando as vendas subiram 24% em relação a 2018), quem estiver bem preparado para enfrentar o mês de novembro terá bons resultados não somente na Black Friday, mas também no Natal e ao longo de 2021. A infraestrutura de hoje é o alicerce para o crescimento futuro.
Para obter bons resultados durante a Black Friday, sua plataforma de ecommerce precisa estar preparada para lidar com uma série de fatores importantes.
Com um alto volume de acessos e vendas concentrado em poucas horas, a Black Friday é um momento de stress para as operações de ecommerce. Para os clientes, também é um momento de decisões rápidas. Nada é mais frustrante para o consumidor do que um site fora do ar, lento ou que apresenta dificuldades para a conclusão de uma compra.
Sua plataforma de ecommerce não precisa ser capaz somente de aguentar um alto volume de acessos simultâneos: ela também precisa lidar bem com picos de demanda. De acordo com o estudo da Linx Digital sobre a Black Friday 2019, no ano passado ocorreram 3,5 milhões de requisições de acesso por minuto no horário de pico do evento, que se transformaram em mais de 1 milhão de pedidos nas primeiras 24 horas da data promocional.
Mesmo assim, a disponibilidade dos sites ficou acima de 99%, ou seja, nossos ecommerce não caíram durante a Black Friday. Para conseguir isso, lidando com uma carga concentrada em um período muito curto de tempo, a infraestrutura utilizada pela Linx Digital para suportar a operação de seus clientes foi cinco vezes superior àquela necessária para dias comuns. Foram usados, por exemplo, 36 TB de memória durante a Black Friday, 9 bilhões de vezes mais que a memória do computador de bordo da Apollo 11, que levou o Homem à Lua pela primeira vez.
Hoje em dia, é impossível separar varejo online e varejo offline. Isso já era uma realidade antes da pandemia, mas o Covid-19 acelerou uma série de iniciativas de integração de canais. Por isso, seu planejamento para a Black Friday precisa considerar as ações omnichannel.
Na Black Friday 2019, 15% das compras online feitas nos sites de clientes da Linx Digital foram retiradas em lojas físicas. Isso mostra que o “clique e retire” é uma realidade no varejo brasileiro. Os consumidores aceitam a ideia de ir ao PDV retirar um produto e receber os benefícios do frete grátis e de um prazo mais enxuto de entrega.
Em novembro, com a economia já em reativação e o final da pandemia, certamente os consumidores estarão mais receptivos à ideia de retirar produtos nas lojas físicas. A possibilidade de fazer toda a escolha dos produtos em casa, sem se expor a nenhum risco, e ir ao PDV somente para retirar uma compra é um atrativo que irá seduzir boa parte dos consumidores.
A modalidade omnichannel que mais vem crescendo é o uso das lojas físicas como mini centros de distribuição – o chamado ship from store. Nos primeiros dias da pandemia, com os pontos de venda totalmente estocados, mas de portas fechadas, muitos varejistas perceberam que seria mais competitivo atender os consumidores a partir das lojas físicas, mais próximas da casa dos clientes.
Isso impulsionou o ship from store. Se em um primeiro momento as lojas físicas fechadas viraram hubs de distribuição, diversas redes criaram até mesmo ghost stores, lojas que só funcionam para atender a operação online. O resultado de tudo isso será visto na próxima Black Friday.
Em 2019, houve um aumento de 320% na participação de pedidos online atendidos pelas lojas físicas. Neste ano, com o impulso que foi dado ao ship from store durante a crise, os consumidores irão se beneficiar de prazos mais enxutos de entrega. Plataformas de ecommerce que tiverem a visibilidade dos estoques das lojas estarão em uma posição privilegiada para atender às expectativas dos clientes.
Os marketplaces se transformaram, em 2020, no principal motor do varejo online brasileiro. Segundo o relatório Webshoppers, no primeiro semestre deste ano nada menos que 78% das vendas do ecommerce aconteceram por meio de marketplaces. As vendas por meio de plataformas de ecommerce como Magazine Luiza, Casas Bahia e Netshoes saltaram 56% sobre o mesmo período de 2019.
Isso significa que seu ecommerce precisa estar integrado aos principais marketplaces do mercado e que uma estratégia bem-feita de publicidade nesse canal pode gerar frutos muito relevantes para seu negócio. Com os marketplaces, seu ecommerce alcançará um público mais amplo, aumentará suas vendas e poderá colher mais informações úteis para a tomada de decisões.
Durante a pandemia, os links de pagamento e os meios de pagamento contactless em lojas físicas ganharam espaço. Operações de ecommerce pouco flexíveis tiveram grande dificuldade em acompanhar a mudança de comportamento dos clientes e perderam espaço para concorrentes mais ágeis, capazes de aceitar novas modalidades que ganharam a preferência do público.
Poucos dias antes da Black Friday, entrará em operação o PIX, sistema de pagamentos instantâneo do Banco Central. Entre suas vantagens está a possibilidade de realização de transferências bancárias em tempo real, com potencial para substituir DOCs, TEDs e pagamentos via boleto. Todas as instituições financeiras com mais de 500 mil clientes são obrigadas a aderir ao PIX e, por isso, a nova forma de pagamento irá estrear em grande estilo na data promocional.
Plataformas de ecommerce capazes de integrar rapidamente novos meios de pagamento, sem processos complexos de adaptação e customização, oferecem mais agilidade para o varejo. Especialmente na Black Friday, em que a área de TI da empresa está comprometida em garantir que as vendas aconteçam. Por isso, contar com um parceiro de tecnologia que integre o PIX automaticamente à solução de ecommerce é uma forma de resolver rapidamente a situação e passar uma imagem de modernidade para os clientes.
Faltando pouco mais de dois meses para a Black Friday, este é um momento decisivo em sua preparação. Caso sua plataforma de ecommerce não esteja preparada para o omnichannel, tenha dificuldade em se integrar a marketplaces ou trave a entrada de novos meios de pagamento, é hora de discutir seriamente a migração para uma plataforma que dê mais segurança e impulsione suas vendas.
Você sabia que 9 dos 10 maiores ecommerces brasileiros são clientes Linx Digital e 70% dos dados do varejo online brasileiro são processados por nós? Para ampliar seus resultados nesta Black Friday, conte com a gente: nossas soluções são líderes de mercado.