8 benefícios de usar um sistema de padaria
Mercado de proximidade

8 benefícios de usar um sistema de padaria

Um bom sistema de padaria traz muitas vantagens para a administração do negócio. Da simplificação da administração à segurança dos alimentos, veja o que melhora para seu comércio 

Pão quente no café da manhã, no almoço ou à tarde – o brasileiro não perde uma oportunidade! Não é à toa que a indústria de panificação movimentou R$ 105,85 bilhões em 2021 no Brasil, sendo que a fabricação própria responde por mais de 60% do faturamento e 76% dos brasileiros consomem pães no café da manhã.

O produto preferido nas padarias brasileiras continua sendo o pão francês (que tem um dia comemorativo só para ele: 21 de março), mas o setor vai muito além. Bebidas, cigarros, alimentos industrializados, refeições e o tradicional frango assado do final de semana representam uma parte importante do relacionamento dos clientes com os estabelecimentos do setor.

Sistema de padaria

Com a evolução do setor, aspectos como a segurança alimentar, a inovação em produtos, o foco em saúde e o desenvolvimento da modalidade de delivery ganharam importância. A vocação das padarias como lojas de proximidade, com um foco em conveniência e bom atendimento, também cria oportunidades de complemento do mix e de aumento da margem do negócio.

O Brasil conta hoje com cerca de 63 mil padarias, das quais 60 mil são micro e pequenas empresas. É um setor muito pulverizado, em que o controle do negócio é essencial para obter bons resultados e garantir a continuidade do negócio. É justamente por isso que o uso de um sistema de gestão traz grandes benefícios para sua padaria. Seja para o controle do estoque, para acelerar as vendas, para garantir o atendimento à legislação fiscal ou para permitir inovações, a tecnologia pode – e deve – ser usada a favor do seu negócio. 

Que benefícios a tecnologia traz para as padarias?

Um sistema integrado de gestão é uma importante ferramenta para que as padarias tenham uma administração mais profissional e possam crescer mais rapidamente. As melhores plataformas do mercado oferecem recursos como operação 100% online (em nuvem) para permitir a gestão em qualquer lugar, integração com os principais aplicativos de delivery do mercado, vendas mais rápidas, gestão inteligente de estoque e operação simples da frente de caixa.

Com tudo isso, um sistema de gestão para padarias oferece uma série de benefícios para o negócio: 

1) Controlar o estoque

O controle do estoque é um dos grandes desafios das padarias. É preciso limitar as perdas na produção de pães e outros produtos, ao mesmo tempo em que a área restrita de vendas das padarias faz com que seja essencial acertar o equilíbrio entre a rentabilidade e um mix de produtos que atenda ao que o consumidor espera.

Um bom sistema de controle de estoque reduz os custos, consegue avaliar se é preciso colocar itens em promoção (seja porque estão em grande quantidade ou porque se aproximam do vencimento) e emite alertas para a reposição dos produtos. Com isso, o gestor tem mais tempo para se dedicar a outras questões do dia a dia. 

2) Dar uma visão clara sobre o negócio

Bons sistemas de gestão de padarias conseguem fornecer uma visão rápida e cristalina não apenas de como as vendas estão se comportando, mas também do lucro do negócio. Passa a ser possível, por exemplo, analisar a contribuição de cada item do mix para o resultado, o que facilita a tomada de decisões sobre novas compras ou substituições do sortimento.

Da integração de comandas à gestão da cozinha, uma visão clara sobre o negócio facilita a administração do negócio, traz mais agilidade e evita dores de cabeça. Passa a ser possível entender o que cada cliente compra e até mesmo quanto tempo eles passam em sua loja – o que permite gerar novos insights e melhorar a oferta de produtos e serviços. 

3) Seguir o comportamento dos clientes

Outra vantagem de uma visão clara sobre o negócio é a capacidade de mudar aspectos da gestão em tempo real. Se o sistema aponta que o número de pedidos para delivery vem crescendo, por exemplo, é possível fazer alterações no preparo de refeições para lidar com os momentos de pico. Dessa forma, a padaria pode atender os pedidos mais rapidamente e impulsionar suas vendas. 

4) Personalizar o relacionamento

Quando conectado a um programa de fidelidade, o sistema de gestão da padaria pode personalizar o relacionamento com os consumidores. Passa a ser possível, por exemplo, apresentar promoções diferentes para clientes diferentes – nada de gastar dinheiro promovendo pizza para quem só compra bolos. Ou, ainda, montar combos e promoções sazonais ou exclusivas para determinados perfis de clientes. Um sistema que faz isso e oferece sugestões de compra aumenta o engajamento do cliente e gera vendas adicionais. 

5) Acelerar o pagamento

A parte mais chata de qualquer experiência de compra é o pagamento. Ninguém gosta de perder nem um segundo na fila do caixa – por isso, acelerar a fase do checkout é essencial para agradar o cliente, especialmente em horários de pico.

Bons sistemas de gestão de padarias integram diversos meios de pagamento e podem oferecer novas experiências, como compras pré-pagas, uso de QR Codes e até mesmo sistemas sem checkout. Inovações em meios de pagamento são uma forma importante de gerar diferenciação – e você pode aproveitar essa tendência. 

6) Integrar ao delivery

Durante a pandemia, o consumidor descobriu que poderia muito bem receber os produtos em casa. E gostou do que viu, tanto que os aplicativos de delivery explodiram nos últimos dois anos. A integração da sua padaria a um app de delivery agiliza as entregas e permite alcançar novos consumidores que talvez nunca viessem à sua loja. Isso representa novos clientes e mais oportunidades de venda. 

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7) Acelerar a inovação em produtos

As informações recebidas pelo sistema de gestão da sua padaria podem ser usadas em uma infinidade de aplicações – incluindo a inovação. Ao identificar mudanças de comportamento ou mesmo a partir de insights, a padaria pode implementar alterações em seu cardápio e medir os resultados obtidos. Esse processo, quando repetido constantemente, acelera a inovação na padaria e coloca seu negócio muito à frente dos concorrentes. 

8) Melhorar a segurança alimentar

A segurança alimentar é uma questão cada vez mais importante para as padarias. Quanto mais elas ampliam seu sortimento e passam a oferecer soluções em alimentação (refeições, kits pré-prontos etc), mais é preciso controlar o manuseio dos produtos, seu estado de conservação e a validade de um mix maior. A gestão da padaria se torna mais complexa – muitas vezes impossível de ser controlada sem o auxílio da tecnologia.

A adoção de um sistema de gestão oferece a possibilidade de avaliar melhor o custo do uso de novos ingredientes, ou o impacto que um novo maquinário teria sobre a produção e conservação dos alimentos. Com isso, a padaria pode ampliar a validade dos produtos e oferecer itens de mais qualidade para os consumidores. 

A Linx possui uma série de soluções dedicadas à realidade das padarias. Ofereça mais conveniência para o seu cliente e facilite a gestão para administrar seu negócio de forma simples e eficiente, independente do seu tamanho. Fale com a gente e saiba mais!

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