Backoffice e-commerce: faça a integração com as principais plataformas

Backoffice e-commerce: faça a integração com as principais plataformas

Toda empresa precisa de uma retaguarda capaz de contornar problemas de gestão que acontecem rotineiramente e podem afetar seu desempenho. Por isso, contar com um bom sistema de backoffice para e-commerce é essencial que as situações que pertencem aos bastidores da organização não afetem a experiência do cliente do outro lado da tela.

Afinal, um simples erro no meio de um processo administrativo pode virar uma bola de neve rapidamente, afetando outras etapas do ciclo produtivo. Nesse cenário, um backoffice automatizado consegue centralizar dados de estoque, pedidos, logística e finanças, entre muitos outros aspectos, melhorando o fluxo de trabalho e entregando resultados mais precisos.

Pensando nisso, preparamos este post para trazer informações imperdíveis sobre o backoffice e para que você consiga perceber como é possível fazer sua integração com plataformas de e-commerce. Ficou interessado? Continue a leitura!

Qual é a importância do backoffice para e-commerce?

Especialmente no e-commerce, a automatização do backoffice faz toda a diferença nas atividades internas e nos resultados que chegam aos clientes. Isso porque contar com um sistema de gestão ERP (Enterprise Resource Planning — ou Planejamento de Recursos da Empresa, em português) agiliza a execução de tarefas e reduz drasticamente as chances de erros.

Essa otimização de processos reflete de forma direta na redução de custos, aumento da produtividade e dos lucros. Todos os dados são visualizados com mais clareza, permitindo que seja feito um acompanhamento mais próximo e com riqueza de detalhes, sem abrir mão da segurança. Isso é fundamental para seguir as diretrizes da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e não ter problemas no futuro.

Diante disso, gostaríamos de apresentar a você o Linx emillennium, o software de gestão ERP dinâmico, completo e flexível que é um grande aliado de varejistas nos mais variados segmentos. A seguir, vamos falar um pouco mais sobre ele.

Backoffice para ecommerce

Quais são os benefícios do Linx emillennium para as empresas?

O sistema backoffice Linx emillennium permite integração com diversas plataformas e-commerce, f-commerce, m-commerce, marketplaces e ERPs corporativos, e oferece os benefícios que destacamos abaixo.

Agilidade

Desenvolvido para simplificar os trabalhos em empresas Omnichannel, o software se baseia no desenho das regras de negócio (Business Process Management) para agilizar a execução dos seus processos. Caso algo precise ser mudado, é só alterar o desenho BPM e o sistema interpretará automaticamente as novas regras com agilidade e consistência.

Eficiência

O Linx emillennium adota um conceito de vitrine que permite criar árvores de navegação que facilitam a gestão de categorias. Assim, é possível criar diversas lojas virtuais e cadastrar produtos em um backoffice que conta com registro de controle de lotes, validade, rastreabilidade, cor, tamanho, descrição, preço, entre outras especificidades. Dessa forma, a eficiência operacional da empresa é muito maior.

SAC

O serviço de atendimento do Linx emillennium centraliza todas as informações de cada cliente para oferecer uma resposta rápida e capaz de solucionar eventuais problemas. Os atendimentos podem ser feitos via e-mail, redes sociais, chat, telefone e formulário, facilitando a interação com o público e possibilitando a construção de um bom relacionamento com o cliente.

Planejamento

O sistema backoffice para e-commerce inclui um módulo destinado a apoiar o planejamento da demanda da empresa, o que garante a disponibilidade dos produtos no momento certo. Para tanto, o Linx emillennium acompanha o departamento de compras e gera automaticamente pedidos e requisições que asseguram produtos sazonais e de reposição na hora ideal.

Praticidade na entrega dos pedidos

É possível incluir informações de fretes de transportadoras para fazer simulações automáticas no próprio software de gestão e, assim, escolher a melhor opção de acordo com o custo e prazo de entrega. Ademais, o Linx emillennium também permite criar as etiquetas dos Correios e rastrear o pedido até sua entrega.

Logística reversa

O Linx emillennium é dotado de diversas funcionalidades que facilitam a logística reversa. Elas simplificam desde o registro do chamado no SAC até a retirada da mercadoria no cliente, emitindo a nota fiscal de entrada e faturando o objeto da troca ao consumidor, fechando todo o ciclo operacional, logístico e fiscal desse processo.

Como o Linx emillennium funciona?

Além dos recursos que já citamos, o backoffice para e-commerce ainda dispõe de uma série de outras funcionalidades para garantir um desempenho de excelência com toda a segurança.

Para que você entenda melhor como esse serviço funciona no dia a dia da empresa, listamos aqui as principais delas:

Fluxo de trabalho automatizado

O workflow do Linx emillennium é totalmente adaptável às necessidades dos mais variados modelos de processos, bastando criá-los e customizá-los de acordo com diferentes possibilidades de desenvolvimento.

Televendas

Atendentes podem pesquisar e visualizar todos os detalhes dos produtos para esclarecer dúvidas do cliente e prosseguir com seu pedido.

Vendas no atacado

O software também se adapta à realidade de empresas que trabalham com vendas no atacado, tanto em pronta entrega quanto por encomenda.

Gateways de pagamento

O Linx emillennium pode ser integrado às principais formas de pagamento do mercado, como cartões de crédito, débito e boleto bancário, entre outras.

Gestão de estoque

Os dados dos estoques são atualizados automaticamente para garantir que clientes recebam seus pedidos com a agilidade que esperam de um comércio eletrônico.

Faturamento automático

Esse recurso diminui o tempo entre a entrada e o despacho do pedido, otimizando todo o processo e garantindo uma melhor experiência ao cliente.

Conciliação de boletos e cartões

O gerenciamento de vencimentos, taxas, descontos e valores a serem recebidos é feito automaticamente, o que ajuda a ganhar tempo e diminuir a margem de erro.

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PDV OMNI

O Linx emillennium possui um sistema de PDV Catálogo com fotos e especificações que pode ser usado em dispositivos como tablet e celulares, permitindo vender mercadorias que estão na loja física e serão levadas pelo consumidor e também vender da loja online em uma única transação, facilitando os processos comerciais e integrando todos os canais de venda, trazendo uma única experiência ao consumidor final.

Gestão eletrônica de documentos

Trata-se de um recurso que permite armazenar documentos diretamente nos processos aos quais eles se relacionam, deixando tudo mais organizado.

Business Intelligence

É possível armazenar dados relevantes e relatórios para posteriores consultas que contribuem nos processos de tomada de decisão.

Editor de formulários

Formulários e etiquetas de códigos de barras podem ser gerados no próprio Linx emillennium, sem necessidade de sistemas adicionais.

Indicadores

O software apresenta indicadores de performance que informam muito mais do que apenas métricas financeiras, o que é importante para o planejamento estratégico da organização.

Depois de conhecer todos os benefícios e funcionalidades, fica claro que o backoffice para e-commerce é essencial para o bom desempenho da empresa. Portanto, vale a pena investir em um serviço de qualidade que vai reduzir erros, aumentar a produtividade e garantir a satisfação do cliente ao final de cada processo.

Gostou de saber mais sobre backoffice para e-commerce e conhecer o Linx emillennium? Leia também o nosso post sobre as vantagens do ERP e fique por dentro de mais esse tema!

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