Por que pedir avaliações de clientes em apps de delivery? Veja!
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Por que pedir avaliações de clientes em apps de delivery? Veja!

Todo restaurante precisa contar com uma base de impressões geradas pelo público, que se torna freguês cativo e ainda passa a recomendar para outras pessoas quando satisfeito. As avaliações de clientes em aplicativos de delivery cumprem essa função no ambiente virtual e fazem toda a diferença para o negócio.

São muitas as razões para que você valorize esse tipo de retorno por parte da sua clientela, especialmente quando sabe que aquilo que você oferece no seu negócio é de boa qualidade e faz jus as boas avaliações. Dessa forma, mais pessoas se interessarão pelo seu restaurante nessas plataformas.

Quer saber mais sobre a importância e como solicitar avaliações aos seus clientes? Selecionamos as principais dicas para que você consiga aproveitar essa ferramenta. Confira!

Por que é importante pedir avaliações dos clientes em apps de delivery?

Entre os itens que os potenciais clientes observam nos restaurantes que estão nos aplicativos é a avaliação geral, e isso pode criar uma objeção imediata. Outros ainda verificam os comentários individuais, para entender se o restaurante tem problemas com a qualidade das refeições ou atrasos em suas entregas.

De qualquer forma, não ter avaliações ou ter feedbacks ruins atrapalham o desempenho do negócio, que são excluídos nos filtros e ficam em posições ruins no ranqueamento do aplicativo. Com menor visibilidade, é natural que sejam feitos menos pedidos para o seu restaurante.

Como solicitar que os clientes avaliem seu restaurante?

As avaliações surgem voluntariamente em dois casos: quando o serviço é ruim ou quando ele é extraordinariamente bom. Ou seja, a melhor forma de receber as avaliações é pela qualidade, mas você também pode fomentar a sua clientela para que avalie seu restaurante.

Uma das opções é inserir uma mensagem na embalagem ou em um panfleto a parte, nos quais você agradece a compra e, sutilmente, solicita uma avaliação no app de delivery. Mas, não peça necessariamente por uma avaliação positiva. Deixe o seu cliente à vontade para decidir sobre isso.

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Como responder às avaliações?

Responder às avaliações é algo recomendável, com forte influência sobre a jornada de compras de quem realizou o feedback e de outros clientes. Mas, seu restaurante não pode cair em certas armadilhas como respostas rudes feitas de forma impulsiva.

É necessário ter a ciência de que não virão apenas avaliações 5 estrelas e não há como ter pleno controle sobre elas. O que você pode e deve fazer é utilizar isso como um alerta para melhorar o seu serviço, pois ninguém melhor que o seu cliente para dar dicas de como você pode evoluir.

Mesmo que a avaliação recebida seja injusta, responda educadamente e assegure que buscará melhorar os seus processos. Quem está no delivery online tem que estar preparado para isso, não adianta agir por emoção, por mais difícil que seja sentir que o seu esforço não foi valorizado.

Ter um restaurante é um empreendimento a longo prazo, que exige construir e cultivar relacionamento com a clientela. Para isso, a melhor estratégia é aproveitar as facilidades do seu tempo e evoluir de forma constante, sendo que as avaliações de clientes são úteis e necessárias em todos os casos.

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