Automação comercial em postos: como funciona e quais os benefícios?

Automação comercial em postos: como funciona e quais os benefícios?

Não há setor que tenha ficado de fora das facilidades proporcionadas pela tecnologia e a automação comercial de postos de combustíveis ajuda a confirmar isso. Acompanhar o fluxo da contemporaneidade é um passo importante e que deve ser dado por quem está encarregado pela gestão do estabelecimento.

Administrar um negócio não é uma tarefa fácil, principalmente aqueles que contam com uma demanda constante e que precisa estar “imune” a diversos erros logísticos e de gestão. Os postos de combustíveis prestam serviços essenciais e, dessa formal, merecem o investimento no uso de tecnologia avançada para o aperfeiçoamento da sua gestão.

Quer saber mais sobre automação comercial e como ela se aplica à realidade dos postos de combustíveis? Selecionamos os principais aspectos e vantagens para ajudá-lo a decidir sobre a implantação no seu negócio. Confira!

Como funciona a automação comercial dos postos de combustível?

Embora seja indispensável para o bom funcionamento do posto de combustível ou de qualquer outro tipo de negócio, a gestão sempre esbarra em tarefas mecânicas e enfadonhas, que podem ser facilmente substituídas pelo uso da tecnologia. Essa substituição não afasta a necessidade de recursos humanos na administração, que continua com o protagonismo sobre as decisões comerciais.

Com a adoção de um sistema integrado de informações, tarefas minuciosas são feitas por meio de um software que gera dados precisos sobre o negócio em seus mais diversos aspectos. Todos os processos de análise e controle ganham mais eficácia e isso abrange desde o estoque até a organização de documentos e gestão financeira.

Com a visão panorâmica dada pela automação comercial é possível verificar todas as falhas que estão presentes em sua operação e, a partir dessas constatações, ficará mais fácil corrigir os rumos do seu negócio. Sendo o planejamento indispensável, identificar os desvios na trajetória das metas é o que ajudará a gestão a alcançar resultados próximos ao esperado ou mesmo superiores.

Quais são os benefícios?

Alguns já foram apontados, mas há muito mais a ser dito sobre as vantagens da automação comercial, como se verá logo abaixo.

Controle mais apurado dos processos

O principal trabalho em um posto de combustível é o abastecimento de veículos e isso demanda um esforço logístico que deve ser feito de forma detalhada, para que não surja uma ruptura sobre o estoque dos tanques. Isso é, o acompanhamento deve ser constante e preciso para que não falte combustível, o que reduziria a sua receita e levaria sua clientela para a concorrência.

Nesse sentido, um software poderá fazer a integração entre o volume do estoque, as bombas de combustível e o caixa do seu posto. Essa automatização evitaria um trabalho duplo do frentista e também dá a gestão do estabelecimento a visão atualizada sobre as operações, tudo em tempo real e a poucos cliques de distância.

Além de evitar a falta de determinado combustível, o software detecta o excesso ou dificuldades para a venda de outros tipos de combustíveis. Algo bastante válido ao se considerar, afinal combustíveis são produtos perecíveis, com prazo de validade, que após ultrapassado o tempo determinado geram a perda da eficiência e até mesmo problemas nos veículos que são abastecidos com eles, como falhas e redução da vida útil de diversos componentes.

Além do perecimento nos tanques, um item que fica “encalhado” em estoque também significa dinheiro parado e que poderia ser alocado em produtos com mais saída para a sua clientela. Seja em outros combustíveis com demandas maiores, seja em itens que compõem a sua loja de conveniência, por exemplo.

Gestão financeira mais eficiente

Todos os dados sobre movimentações financeiras são lançados na plataforma de automação comercial, e isso gera informações que podem e devem ser usadas pelo gestor quando ele precisar tomar alguma decisão importante. É possível até mesmo ajustar o sistema para a emissão de alertas para, por exemplo, avisar a gestão sobre o vencimento de alguma obrigação ou compromisso.

Fato é que nenhuma informação sobre as finanças será negligenciada ou deixará de constar do sistema e, além da organização exemplar que um software pode gerar, também haverá segurança sobre esses dados. Eles usualmente ficarão armazenados em serviços de nuvem, de forma íntegra e poderá ser acessado de qualquer lugar que tenha acesso à internet, por pessoas devidamente autorizadas.

A automação comercial também pode se alinhar às estratégias e metas do negócio, de forma a encontrar falhas e ajudar nas soluções para que as metas não sejam frustradas. Com as informações geradas, é possível ir além, pois desvios que seriam observados como ocorrências naturais serão devidamente identificados e poderão ser sanados, além de possibilitar a adoção de novas estratégias que ajudem o negócio.

A visão sobre o negócio que somente dados precisos e integrados são capazes de gerar apontará quais custos poderão ser reduzidos pela equipe de gestão, sem prejuízos para as operações do negócio. Por exemplo, perdas que não estavam sendo identificadas anteriormente ou eventuais desperdícios que somente poderão ser evidenciados por meio da automação.

A própria automação em si permite a redução de custos, mesmo com o investimento em tecnologia, na medida que confere maior eficiência ao negócio e também permite a realização de tarefas que antes seriam feitas por colaboradores.

Diferencial tecnológico

Ter um empreendimento também significa, atualmente, uma constante busca por diferenciais competitivos. Especialmente em setores concorridos, como o de postos de combustíveis, isso sempre será muito bem-vindo, especialmente quando for capaz de agregar valores.

E é isso o que acontece por meio da automação comercial, pois ela permite que o seu negócio passe para um outro patamar gerencial por meio do uso da tecnologia. Isso é sentido pela equipe de gestão, colaboradores e também pela clientela, que é capaz de notar a busca pela eficiência em seu negócio.

A busca pela eficiência também permite a sobrevida do negócio, pois as falhas são facilmente detectadas e os riscos podem ser afastados com mais facilidade. Em um país que muitas empresas fecham as portas todos os anos, ter esse tipo de diferencial é fundamental para quem quer permanecer no mercado.

Agora que você sabe como a automação comercial pode ajudar o seu posto de combustíveis, aproveite e entre em contato conosco! Estamos à disposição para ajudá-lo!

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