Atendimento presencial pós pandemia e tecnologia em restaurantes: o que esperar?
Bares e restaurantes

Atendimento presencial pós pandemia e tecnologia em restaurantes: o que esperar?

O distanciamento social e os protocolos de segurança impostos pela pandemia têm transformado bares e restaurantes em uma velocidade difícil de mensurar. A arquitetura desses espaços, por exemplo, já tem sentido o efeito das mudanças: embora os cientistas venham alertando para a possibilidade de contágio ao ar livre, os clientes têm preferido espaços abertos.

A preocupação com o meio ambiente, aliada ao crescimento do delivery, também tem atraído atenção para quem recorre a embalagens e processos mais sustentáveis. Mas um dos aspectos que trará maior mudança para o atendimento presencial pós pandemia será a tecnologia para restaurantes.

Pense só: hoje, não só realizamos pedidos por meio de aplicativos e plataformas virtuais, como também pesquisamos por novos estabelecimentos, avaliamos locais, conferimos cardápios e a reputação de restaurantes e bares em tempo real, com apenas alguns toques. A informação circula de maneira mais rápida e para uma quantidade crescente de pessoas.

É preciso explorar as possibilidades tecnológicas para aprimorar continuamente a experiência do cliente. Para entender como a tecnologia vem transformando o atendimento presencial nesse setor, confira o nosso artigo a seguir!

Como o atendimento presencial vem se transformando no pós pandemia?

Com o reencontro presencial entre o público e seus bares, e restaurantes preferidos, mudanças estruturais já têm sido observadas no atendimento desses espaços. O buffet self-service, por exemplo, já vêm sendo reconfigurados, dado o risco de contaminação nesses ambientes.

Os cuidados com a saúde também têm sido continuamente atrelados aos cuidados com a natureza, o que traz diferenciais competitivos a bares e restaurantes que se preocupam em utilizar receitas e ingredientes mais sustentáveis, e saudáveis. Portanto, rastreabilidade e garantia de origem são termos-chave para o sucesso!

Além dessas preocupações com as normas sanitárias e a ética dos estabelecimentos, o distanciamento social também tem transformado o atendimento. Afinal, mesmo após a vacinação de toda a população adulta, aglomerações ainda precisarão ser contidas para que variantes do coronavírus não se disseminem.

atendimento presencial restaurantes

Nesse sentido, a tecnologia tem sido uma aliada na proteção de clientes e trabalhadores, oferecendo não só dispositivos que podem ser acionados sem contato, como também menus digitais (por QR Code ou URL) e gerenciamento de mercadorias.

Outra transformação significativa é a mudança na relação entre o público e esses estabelecimentos. Após meses de distanciamento, vendo diversos negócios queridos fecharem as portas e sentindo falta dos encontros, as pessoas vêm se conscientizando para a importância de valorizar empreendedores locais, que praticam valores semelhantes aos seus.

A tecnologia também exerce um papel importante nesse processo: além da parte que cabe às redes sociais na comunicação desses empreendimentos, há de se considerar a importância de recursos como o Google Maps e seus sistemas de avaliação. Nesse contexto, investir na experiência do cliente é primordial.

Como a tecnologia pode transformar o atendimento presencial em bares e restaurantes?

A relação com os serviços de alimentação se transformou radicalmente durante a pandemia e a tecnologia exerceu um papel fundamental nesse processo. Entenda!

Softwares de controle de estoque

Diante do encarecimento de insumos e da urgência de medidas para tornar os empreendimentos mais sustentáveis, evitar o gasto inconsciente vem se tornando essencial. Para evitar perdas de materiais e desperdício de mantimentos, os donos de bares e restaurantes precisam contar com estratégias de gerenciamento de estoque eficientes, que ajudem a identificar quais são os insumos que saem com maior recorrência, prazos de validade e o que está em falta.

Trabalhar com um estoque preciso é uma estratégia inteligente para continuar aprimorando o atendimento aos seus clientes sem desrespeitar seus limites financeiros.

Tecnologias contactless

Para assegurar que as pessoas reduzam o contato com superfícies contaminadas e não precisem se aproximar umas das outras, tecnologias contacless ganharam protagonismo. A tecnologia de pagamento por aproximação, por exemplo, tem revolucionado a experiência de compra. Ela permite que a compra seja paga apenas com a aproximação do cartão de crédito ou débito da máquina, sem que ele precise ser inserido.

Além de ser mais higiênica, a tecnologia agiliza pagamentos, o que pode ser um diferencial e tanto para seu bar ou restaurante. Para que os cartões sejam lidos, é preciso ter uma máquina compatível e plataformas compatíveis com esse tipo de pagamento. Por aqui, você pode contar com o QR Linx, que centraliza pagamentos via carteiras digitais e Pix utilizando QR Code.

Plataformas de food service

Com o delivery fortalecido e um atendimento presencial recheado de protocolos de segurança, fazer uma gestão de pedidos em restaurante eficiente, especialmente nos horários de pico, tornou-se uma questão de sobrevivência. A otimização desses serviços desafoga a equipe de colaboradores, reúne dados para o aprimoramento de serviços e traz mais recursos para os clientes receberem seus pedidos conforme o desejado.

Daí o sucesso de softwares de food service, que reúnem informações sobre a operação do sistema, ajudam a manter o cliente sintonizado com o processo e apoiam os empreendedores em suas tarefas administrativas do dia a dia! Os softwares de frente de caixa são um ótimo exemplo disso: eles ajudam a ter um controle diário das vendas, evitam erros de pagamentos e ajudam a manter as contas a pagar e receber no radar.

Guia food service

Menus digitais

Acionados por meio de QR Codes ou URLs, os cardápios digitais beneficiam tanto bares e restaurantes quanto os clientes. Eles colocam os pratos e drinks do dia ao alcance de alguns toques e podem ser atualizados em tempo real, o que reduz gastos com impressão e dispõem aos clientes o que a casa realmente tem a oferecer. Além desses benefícios, eles também podem ser facilmente divulgados em redes sociais, uma ferramenta importante para estreitar o contato com o público.

Por que contar com a Linx no atendimento presencial pós pandemia?

Para encantar clientes, promovendo um atendimento presencial mais eficiente, seguro e repleto de diferenciais, é essencial contar com plataformas e softwares capazes de entregar relatórios em tempo real, centralizar a gestão de pedidos, auxiliar no controle de estoque e na gestão de outras atividades administrativas.

Referência em gestão de restaurantes, a Linx traz a sua experiência no setor de Food Service para uma série de soluções, que vão do autoatendimento, cardápio digital a pagamentos com carteiras digitais.

Se você está nos preparativos para oferecer diferenciais ao seu público no atendimento presencial pós pandemia e se alinhar com as maiores tendências do setor de Food Service, entre em contato conosco!

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