Atenção farmacêutica: o que é e como ela impacta nas vendas da farmácia?
Farmácias e drogarias

Atenção farmacêutica: o que é e como ela impacta nas vendas da farmácia?

A atenção farmacêutica, serviço especializado, ganhou destaque nos últimos anos e é um grande aliado na fidelização de clientes da sua farmácia.

É inegável a transformação nas farmácias impulsionada pela pandemia de Covid-19. Em resposta à emergência sanitária mundial, as farmácias precisaram ir além da venda de medicamentos para desempenhar um papel importante na ampliação de serviços de saúde e produtos que atendessem a necessidade da população. Nesse contexto, a atenção farmacêutica foi um serviço que ganhou destaque. 

atenção farmacêutica

A atenção farmacêutica é um serviço especializado e feito pelo farmacêutico, que orienta o cliente/paciente sobre o uso correto dos medicamentos, seja na dose, armazenamento, frequência, efeitos colaterais e outras dúvidas acerca do insumo. Além disso, a atenção farmacêutica também se estende aos serviços de saúde prestados pela farmácia, como, vacinação, testes rápidos, aferição de pressão e glicemia. 

Estatísticas também reforçam a importância da atenção farmacêutica na vida das pessoas. De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 1,7 milhão de pessoas procuraram atendimento ambulatorial no Brasil, em 2022, devido a problemas de saúde relacionados ao uso inadequado de remédios ou interações medicamentosas. Nos primeiros dois meses de 2023, 742 pessoas foram internadas em São Paulo, representando um aumento de quase 37% em relação ao mesmo período do ano anterior, conforme dados da Secretaria Estadual de Saúde. Assim, entendemos a necessidade da atenção farmacêutica no cuidado da saúde das pessoas.  

Com a atenção farmacêutica, o cliente/paciente consegue: 

  • Orientação e esclarecimento de dúvidas sobre o uso do medicamento; 
  • Mais confiança em seguir o tratamento medicamentoso; 
  • Verificação da efetividade do tratamento; 
  • Prevenção da doença ou sintomas; 
  • Dicas para melhorar a saúde e aumentar a qualidade de vida. 

O tema, embora em evidência, não é de hoje. Ele foi adotado e oficializado no Brasil, no ano de 2002, a partir de discussões lideradas pela Organização Pan-Americana da Saúde, a OPAS; a Organização Mundial de Saúde, a OMS; o Ministério da Saúde, entre outros.  

O conceito ficou definido como: “É um modelo de prática farmacêutica, desenvolvida no contexto da Assistência Farmacêutica. Compreende atitudes, valores éticos, comportamentos, habilidades, compromissos e co-responsabilidades na prevenção de doenças, promoção e recuperação da saúde, de forma integrada à equipe […]” 

O que a atenção farmacêutica tem a ver com vender mais? 

De forma simples e objetiva, a reposta é: tudo! Com as farmácias cada vez mais se transformando em “hubs de saúde”, cresce a oferta de serviços de saúde e a necessidade da presença de farmacêuticos para exercer o serviço de atenção farmacêutica.  

Dessa forma, o profissional farmacêutico acaba sendo um grande aliado nas vendas da farmácia, pois ao oferecer o serviço de atenção farmacêutica, é possível conquistar e fidelizar clientes. Essa captação de clientes acontece no momento de uma venda, onde o farmacêutico observa o medicamento que está sendo comprado e oferece esse tipo de serviço de forma totalmente gratuita. Esse tipo de ação traz um diferencial competitivo para a sua farmácia, pois promove proximidade com o cliente e demonstra o cuidado em acompanhar, monitorar e orientar o cliente/paciente no seu respectivo tratamento. 

 

E para potencializar esse tipo de serviço e aumentar a satisfação do cliente, é imprescindível possuir um sistema de gestão eficiente para armazenar os dados da sua loja, ofertar produtos específicos para gerar venda agregada, dar descontos em caso de clientes que utilizam medicamentos de uso contínuo, entre outras vantagens. Se você quer saber como fazer tudo isso na sua farmácia, conte com a Linx! 

 

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