Compartilhe

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

As vantagens do PIX para varejistas

As vantagens do PIX para varejistas

O novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central reduz custos operacionais e abre novas oportunidades de negócios para o varejo

 

No mês de novembro, o sistema brasileiro de pagamentos iniciará uma nova fase. Ao entrar em operação, o PIX – sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central, permitirá a transferência de dinheiro em questão de segundos, 7 dias por semana. Na visão do Banco Central, o novo sistema reduzirá os custos das transações, aumentará sua velocidade e trará mais produtividade e eficiência para a economia brasileira.

O PIX abre novas oportunidades para o varejo brasileiro, pode ajudar a superar desafios operacionais e traz uma nova dinâmica para o ecossistema de meios de pagamento. Confira!

 

O que é o PIX?

O PIX é o sistema de pagamentos instantâneos desenvolvido pelo Banco Central, que entra em operação no mês de novembro. Ele usará QR Codes para facilitar o acesso dos consumidores a um modelo de transferência de valores financeiros 24 horas por dia, 7 dias por semana, com no máximo 10 segundos decorridos para a realização das transações.

A adesão ao PIX é obrigatória para as instituições financeiras e de pagamentos autorizadas que possuam mais de 500 mil contas ativas. Já para as menores é optativa e indireta, por meio das empresas conectadas ao sistema. Atualmente, cerca de mil bancos, financeiras e fintechs foram aprovadas pelo Banco Central para participar do PIX.

 

Vantagens para o varejo

Tanto para o varejo online quanto para as lojas físicas, a adoção do PIX como meio de pagamento pode trazer vantagens significativas. Seja na melhoria da experiência de consumo, seja em mais facilidade para a gestão financeira e conciliação bancária, o novo sistema de pagamentos traz uma série de benefícios para os lojistas.

 

O fim do boleto?

A possibilidade de realizar transações instantâneas a qualquer momento reduz a necessidade de uso dos boletos para pagamento de compras online ou parcelas de cartões private label. No ecommerce, metade das compras com boleto não são concluídas, o que gera um custo logístico significativo. Afinal, assim que a compra é concluída e o boleto emitido, o produto é bloqueado, aguardando o pagamento (que aparece na conta do varejista até três dias úteis após o vencimento). Em datas como Black Friday e Natal, isso gera um enorme stress sobre as operações.

Mesmo no varejo físico, o PIX funciona como um vantajoso substituto dos boletos. O consumidor não precisa ir ao banco ou lotérica, ou acessar seu internet banking para pagar: basta escolher a opção PIX e escanear o QR Code com seu celular, para realizar o pagamento de forma rápida e prática.

 

Controle de inadimplência

Outro benefício do PIX é a redução de taxas de inadimplência. Com a migração de parte dos pagamentos para o sistema instantâneo, o dinheiro cai na conta do varejista instantaneamente. A cobrança de eventuais atrasos também se torna mais ágil e barata, já que não será preciso emitir um novo boleto, por exemplo: em uma segunda fase, quando o PIX passar a aceitar links de pagamento, bastará enviar o link e receber o dinheiro em questão de segundos.

 

Redução de custos operacionais

Taxas bancárias pela emissão de boletos ou transações de débito e crédito costumam representar uma parcela razoável dos custos operacionais do varejo. Com o PIX, o custo deverá cair para algo em torno de R$ 0,01 por transação. Dessa forma, a adoção do novo sistema de pagamentos pode gerar ganhos de margem de até 5%. Como o dinheiro também entra instantaneamente na conta do varejista, em vez de dias depois, ainda existe um benefício importante no fluxo de caixa da empresa.

Outra forma importante de redução dos custos operacionais está na conciliação bancária. Ao aceitar o PIX por meio da solução QR Linx, o lojista garante que os pagamentos estarão integrados ao seu PDV e ao processo de vendas.

Com a substituição de pagamentos em dinheiro pelo PIX, o varejo físico ainda se beneficiará por diminuir os custos operacionais da manipulação de dinheiro, aumentar sua segurança contra roubos e furtos e melhorar seus controles financeiros.

 

Integração com outros meios de pagamento

Com o uso do PIX, o varejista passa a, automaticamente, aceitar carteiras digitais que estejam conectadas ao sistema de pagamentos instantâneos, como Mercado Pago, AME, PicPay, banQi e Merci/Bip. Assim, em uma única tacada o estabelecimento amplia sua digitalização e passa a receber diversas carteiras digitais, de forma descomplicada.

 

Redução de filas nas lojas físicas

Um efeito indireto, mas muito importante, do uso do PIX nas lojas físicas é a diminuição das filas. Com o uso de QR Codes, transações a partir dos celulares e confirmação instantânea, segmentos como bares e restaurantes ganham agilidade no processamento dos pagamentos.

 

Conhecer melhor o cliente

A amplitude de informações transacionais em tempo real dará ao varejo novas possibilidades para conhecer melhor seus clientes. Além da transferência bancária, o PIX traz uma série de informações relacionadas ao pagamento, que podem gerar uma base de conhecimento importante. Um exemplo é o Diretório de Identificadores de Contas Transacionais (DICT), que identifica a pessoa que receberá os valores por meio do número de celular ou email.

 

O PIX nasce como uma forma de pagamento mais amigável, funcional e transparente, que pode ser usado em qualquer tipo de dispositivo e reduz custos operacionais no varejo físico e no online.

 

Como a Linx te ajuda a adotar o PIX

Adotar o PIX por meio da Linx traz uma série de vantagens para o seu negócio:

  • Centralização de recebimentos: receba todos os seus recursos em uma única conta, sem a necessidade de entrar em diversos portais para realizar a conciliação das transações.
  • Segurança: com o QR Code integrado ao seu sistema de automação comercial, você evita fraudes e gera mais segurança para que o cliente faça pagamentos.
  • Integração nativa com o PDV: as soluções da Linx já estão preparadas para receber pagamentos via PIX.
  • QR Code único: com o PIX, você pode utilizar um único QR Code para aceitar todas as carteiras digitais disponíveis no mercado.

 

Saia na frente e receba pagamentos com PIX. Fale com a Linx e modernize seu negócio!

 

Ir para

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com nossos termos de uso e política de privacidade.

Vendas