As oportunidades e desafios da educação na era digital
Transformação Digital

As oportunidades e desafios da educação na era digital

O futuro da educação já está aqui! A evolução da tecnologia está criando uma nova realidade para escolas do mundo inteiro e é fundamental que sua instituição também trabalhe com as tendências da educação na era digital.

Essa transformação não é uma novidade. A educação digital no Brasil já é uma realidade há anos. No entanto, nem todas as escolas abraçaram essa mudança e muitas ainda estão sofrendo para superar os desafios da tecnologia.

Pensando nisso, este texto aborda todas as questões básicas sobre esse tipo de educação, com as principais tendências, maiores desafios e a chegada da educação 5.0.

educação na era digital

O que é educação digital?

Também conhecida como educação digitalizada, esse tipo de educação é o resultado de um fortalecimento das relações entre escola e tecnologia, aplicando inovações no desenvolvimento de um ensino pleno e produtivo.

Seguir essas tendências é uma prática fundamental para atender às necessidades das novas gerações de alunos. Os nativos digitais demandam de um ensino que esteja em consonância com sua realidade conectada, rápida e repleta de informações. 

Além disso, as escolas de hoje também têm o dever de ajudar a orientar essas crianças e adolescentes em sua vida no mundo online. Afinal, junto às enormes possibilidades, esse ambiente apresenta riscos, como a desinformação das fake news, a deterioração da atenção ao “mundo real” e até perigos para o bem-estar físico e psicológico.

Para entrar nesse momento de tecnologia e inovação, a escola deve implementar a transformação digital em seu dia a dia.

Educação 5.0: como promover a educação na era digital?

Para aproveitar ao máximo as inovações no ensino e atender às necessidades deste “novo mundo”, sua escola deve ir além da ideia simples de  uma educação digitalizada. 

É preciso conhecer de verdade as tendências da educação digital no brasil e ver como isso pode integrar, de forma ainda mais humanizada, as relações entre tecnologia, escola e alunos.

Essa proposta tem tudo a ver com a educação 5.0: um novo momento no ensino em que o uso da tecnologia é integrado ao desenvolvimento socioemocional dos alunos.

Por isso, entenda quais são as principais tendências da educação na era digital:

  • Tecnologia aplicada na educação

Este é o ponto mais básico: usar a tecnologia de forma integrada à rotina escolar. Isso vai desde contar com uma lousa digital até ter um sistema de gestão escolar para sua gestão pedagógica.

Se quiser saber mais, preparamos um texto focado especialmente nas transformações tecnológicas na educação. Confira: Como as tecnologias educacionais inovaram o ensino.

  • Gamification

A educação digital precisa ir além do simples uso de tecnologias: ela precisa ser refletida também em metodologias e formas de ensino.

Nesse sentido, a gamificação é uma estratégia muito bem-vinda para esse tipo de educação. A metodologia pega conceitos do mundo dos jogos — que fazem parte da realidade dos alunos — e os transpõe para o ensino.

Assim, seus estudantes poderão ganhar pontos, passar de fases e superar desafios empolgantes enquanto estão aprendendo. Essa prática torna a aprendizagem muito mais interessante.

  • Plataformas de ensino e ambientes virtuais de aprendizagem

Para implantar a educação digital, sua escola também precisa ser capaz de interagir com o aluno em ambientes de aprendizagem no mundo virtual. 

Por isso, atualmente, várias plataformas oferecem espaços digitais, como o Portal do Aluno do Sponte. São ambientes em que os estudantes podem acessar suas avaliações, realizar atividades, conferir conteúdos complementares e acompanhar de perto o próprio desempenho.

Os professores podem utilizar esses portais para compartilhar informações com seus estudantes mesmo fora da sala de aula, transformando a educação em uma experiência muito mais ampla e menos limitada pelas paredes físicas da escola.

  • Ensino híbrido 

Durante o isolamento social da pandemia de coronavírus, se tornou indispensável buscar formas de continuar lecionando, mesmo que a distância. 

Hoje, com a volta do ensino presencial, essas “salas de aula online” podem ser utilizadas de forma a ampliar ainda mais o aprendizado por meio do ensino híbrido. A prática permite que o aluno acompanhe aulas, lições e conteúdos também de forma digital, potencializando sua experiência. 

Para implantar essa estratégia digital, sua escola precisa organizar a gestão pedagógica e contar com uma boa ferramenta de apoio online.

  • Uso de smartphones e tablets de forma integrada

Os smartphones já são parte indissociável de nossa rotina — principalmente para as novas gerações, que nasceram em um mundo permeado por essa tecnologia. Então, por que não levá-la para a sala de aula?

Em vez de proibir os alunos de usarem seus celulares durante a aula, é possível integrar essa tecnologia, usando os dispositivos para pesquisas e realização de atividades dinâmicas.

  • Redes sociais na educação

Outro elemento muito presente na rotina das novas gerações são as redes sociais, que também podem ser exploradas na era da educação digital.

Elas têm o potencial para funcionarem como novos espaços de estudo, onde seus alunos podem “se encontrar”, trocar informações, estudar em conjunto e realizar trabalhos em grupo.

Além disso, as redes sociais podem servir para potencializar os momentos extraclasse de aprendizado e experiência escolar, com compartilhamento de fotos e vídeos, interações, chats e mais. É uma excelente forma de engajar seus estudantes e até atrair novas matrículas.

Nesse sentido, vale a pena acompanhar as tendências mais modernas nas redes sociais. Um exemplo é o metaverso.

Leia mais: Metaverso e seu impacto na Transformação Digital na Educação

  • Otimização da gestão escolar

A educação digital não precisa ficar limitada apenas ao ensino. Ter um sistema de gestão escolar faz a diferença para facilitar a gestão, reduzir a perda de tempo e permitir que sua equipe foque recursos no que realmente importa: melhorar a aprendizagem.

  • Humanização da tecnologia aplicada ao ensino

Trabalhar as competências socioemocionais também faz parte da educação 5.0. É preciso educar seus alunos de forma plena, para que eles estejam preparados para esse mundo digital e imprevisível.

Como superar os desafios da educação digital no Brasil?

Ainda há sérios obstáculos para alcançar essa nova forma de ensino. Conheça os principais desafios da educação na era digital e saiba como superá-los:

  • Falta de capacitação para utilizar as ferramentas desse novo tipo de educação

Muitas vezes, professores, gestores e equipe pedagógica não estão preparados para as tecnologias da educação digital. Buscar capacitações e treinamentos é fundamental para superar esse problema.

  • Despreparo para lidar com as demandas dos nativos digitais

Além de lidar com as ferramentas, também é preciso saber como “trabalhar as mentes” das crianças e adolescentes dessas novas gerações. Novas metodologias devem ser abraçadas para que eles se interessem nas aulas e desenvolvam uma verdadeira paixão pela aprendizagem.

  • Uso de tecnologias inadequadas

Por desinformação ou, em alguns casos, desinteresse, muitas escolas não buscam as ferramentas certas para uma educação digital. Isso limita seu potencial e prejudica todo o processo.

Vale a pena investir em tecnologias de qualidade já comprovada e adequadas para cada função.

  • Professores desmotivados ou desinteressados com a educação digital

Nenhuma tecnologia é capaz de transformar o ensino se não for manuseada com interesse e motivação! Por isso, é necessário saber como engajar seu corpo docente para que eles liderem, em suas salas de aula, a transformação para a educação na era digital.

Se quiser levar sua escola para uma nova era, você vai precisar de uma gestão realmente eficiente! É isso que o sistema de gestão escolar Sponte oferece. Elimine a perda de tempo, aumente suas  matrículas, melhore a comunicação com a comunidade escolar e tenha uma educação muito mais digital.

Ficou com
alguma dúvida?

Podemos te ajudar com os desafios do seu negócio e encontrar a solução ideal

Entre em contato

fale com a gente!