5 dicas para aproveitar o mês do consumidor em sua loja
Calçados

5 dicas para aproveitar o mês do consumidor em sua loja

O Dia do Consumidor é uma oportunidade para sua loja aumentar as vendas e o faturamento no primeiro semestre. Apesar de a data ser comemora no dia 15 de março, o evento se estende por uma semana (ou mais). Então, seu negócio deve e pode aproveitar a oportunidade para criar boas estratégias que atraia a atenção do público.

Neste post, vamos falar sobre as possibilidades para o varejo de calçados nessa data tão importante para o comércio. Confira!

Entenda o que é o Dia do Consumidor

O Dia do Consumidor foi criado nos Estados Unidos na década de 60 pelo então presidente John Kennedy com o objetivo de celebrar os direitos do cliente. No Brasil, a data ganhou notoriedade a partir de 2014 e, desde então, vem se destacando como um período importante para o comércio brasileiro.

Conheça a importância do Dia do Consumidor para o varejo

O início do ano é um período crítico para o comércio, pois, durante o primeiro trimestre, os brasileiros têm que pagar muitas contas como IPTU, IPVA, matrícula dos filhos e materiais escolares. No entanto, o Dia do Consumidor é uma data cada vez mais conhecida pelos consumidores brasileiros, que aproveitam a época para comprar com desconto.

De acordo com uma pesquisa do Opinion Box e Social Miner, em 2019, 46,9% das pessoas já conheciam o Dia do Consumidor. Já em 2021, este número chegou a 64,1%, e esse percentual tende a aumentar nos próximos anos.

De acordo com o levantamento, a data tem uma grande influência no aumento das vendas do primeiro trimestre. Esses dados mostram a importância do evento para o setor e como sua loja pode melhorar os resultados, desde que tenha boas estratégias.

Veja 5 dicas para aproveitar o mês do consumidor em sua loja:

Como já falamos no início do post, o Dia do Consumidor não se restringe apenas ao dia 15 de março. Isso mostra o grande potencial que a data oferece, já que o comércio pode aproveitar o mês todo para vender produtos em promoção e aumentar o faturamento.

A seguir, vamos dar algumas dicas de promoções em lojas de calçados que vão ajudar a chamar a atenção do consumidor e a gerar mais vendas para seu negócio.

1. Invista em divulgação

“Quem não é visto não é lembrado”. Essa frase é bem clichê, mas verdadeira também. Os períodos sazonais são muito importantes para o varejo e, por isso, as empresas divulgam “pesado” seus produtos e promoções. O consumidor é bombardeado com propagandas de diversas marcas.

Então, você deve adotar estratégias eficientes para atingir seu público-alvo. Atualmente, o melhor meio de comunicação com os clientes são as estratégias de marketing digital. Isso porque é possível atingir um público específico com um orçamento mais enxuto.

2. Melhore a experiência do cliente

Não adianta investir em propaganda e criar promoções chamativas e pecar no atendimento. Para melhorar as vendas no mês do consumidor, é imprescindível valorizar a experiência do cliente com a loja. Dessa forma, ele vai se tornar um comprador fiel e propagador de sua marca.

Então, ofereça um treinamento para sua equipe brilhar nessa data. Cuide do estoque para que não faltem os produtos mais vendidos e disponibilize meios de pagamentos que facilitem a vida do cliente.

Ofereça opções como parcelamento no cartão de crédito, boleto, crediário e, até mesmo, utilize pagamentos via Pix na loja de calçados. Essas comodidades deixam o cliente mais seguro com a compra e uma imagem positiva da empresa na mente do consumidor.

Banner CTA_Infográfico PIX

3. Tenha um PDV mais ágil

A agilidade no atendimento faz toda a diferença na hora das vendas. Ninguém gosta de ficar esperando para ser atendido e muito menos ficar aguardando o vendedor buscar os calçados. Identificar melhorias em processos de vendas para agilizar o checkout pode ser uma estratégia adotada agora e que beneficiará seu negócio também no futuro.

Além disso, você deve gerenciar de perto os indicadores de vendas da sua loja e coletar todos os insights com seu time de vendas.

4. Ofereça promoções exclusivas

Para aumentar as vendas no mês do consumidor, é necessário criar promoções exclusivas. Ter a oportunidade de comprar um produto com 20 ou 30% de desconto é muito atrativo para o público. Dessa forma, o cliente percebe que tem um desconto especial para aquela data e que não pode perder a chance de adquirir um bom sapato por um valor mais acessível.

5. Não descuide da qualidade

O Dia do Consumidor é uma data interessante porque o cliente espera poder comprar produtos de qualidade por um valor atrativo. Então, aproveite a oportunidade para oferecer descontos significativos para calçados que têm grande procura. Olhe para a atual cobertura de estoque e identifique oportunidades atrativas para quem já conhece a sua marca.

Não adianta oferecer um desconto de 10% para um cliente na primeira compra. Essa é uma prática que as lojas adotam até mesmo fora de períodos sazonais. Aposte em descontos mais significativos ou em brindes que chamem a atenção do cliente.

Lembre-se de que o Dia do Consumidor é uma oportunidade não somente para aumentar as vendas no período, mas também uma chance de trabalhar a recompra e a fidelização de clientes. Se as pessoas forem bem atendidas e perceberem que terão vantagens em comprar em sua loja, voltarão nos próximos meses e ainda vão indicar seu negócio.

Essas foram as nossas dicas para aumentar as vendas no mês do consumidor. Ponha essas ideias em prática e observe como os resultados serão melhores. Essa data é uma oportunidade única para vender e ainda fortalecer sua marca!

Gostou do post e quer ler outros conteúdos interessantes para ajudar na gestão de seu negócio? Então siga acompanhe nossas postagens aqui no Blog. Clique Aqui e fique por dentro de tudo que acontece em sua loja de calçados com uma solução simples, rápida e confiável focada no seu segmento.

Ficou com
alguma dúvida?

Podemos te ajudar com os desafios do seu negócio e encontrar a solução ideal

Entre em contato

Nosso website faz uso de cookies. Para mais informações, acesse nossa Política de Cookies.

Vendas pelo Whatsapp

Suporte
ao cliente