Aprenda como controlar as contas a receber do seu restaurante de forma automatizada
Bares e restaurantes

Aprenda como controlar as contas a receber do seu restaurante de forma automatizada

O dia a dia da gestão de um negócio de food service nem sempre é fácil e envolve uma série de questões, que vão de preocupação de um estoque sempre organizado às questões financeiras. Por envolver muitos números e cálculos, a maioria dos empresários optam por atribuir o financeiro a escritórios contábeis e administrativos. No entanto, isso é mais custo para a operação de um food service, que por característica é um mercado de margens mais apertadas.

Pior do que o cenário acima citado, são os restaurantes que não fazem a mínima gestão financeira de suas operações. Segundo um estudo desenvolvido pelo Sebrae, 1 em cada 4 restaurantes fecham as portas antes de completar dois anos, tendo como principal motivo a gestão financeira.

Reforçando a necessidade de uma gestão financeira bem-feita, a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços divulgou os dados referentes às transações de cartões em 2021, totalizando um volume total de R$ 2,65 trilhões, com crescimento de 33,1% frente ao ano anterior.

Com um cenário cada vez mais pulverizado de recebimentos, tendo em vista o número crescente de adquirentes e wallets no mercado, como um restaurante pode ter a gestão dos recebíveis eficiente? Hoje, mais do que nunca, ter uma plataforma que te entrega facilmente as informações do que cada instituição deve a você é vital para uma boa gestão financeira e a garantia de que suas contas estarão no azul ao fim de cada mês.

controlar recebíveis food service

Gestão automatizada dos recebíveis

Levando em consideração os supracitados números divulgados pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços, ter uma solução gratuita e que automatizada de gestão de recebíveis, que engloba cartões de crédito, débito, vouchers e até mesmo iFood é essencial para o bom funcionamento da operação e para que o gestor tenha tempo para focar no mais importante: pensar em como crescer seu negócio.

Por esse motivo, automatizar e centralizar as informações de fluxo de caixa deve estar entre as suas prioridades. Tendo em vista também que os pagamentos das contas do seu restaurante devem estar sempre atrelados ao fluxo de caixa, uma solução integrada como essa ajuda o financeiro da empresa como um todo.

Sendo assim, uma questão muito pertinente aos gestores de bares e restaurantes é a parte financeira relacionada ao calendário de recebimentos, portanto, convido-os para continuar a leitura, onde explicamos mais benefícios de uma boa gestão financeira.

Vantagens de uma boa gestão de recebíveis

1. Melhor previsibilidade de caixa
Otimize a gestão de fluxo de caixa com a regularização e a sinalização de todas as entradas e saídas nas contas bancários do seu estabelecimento. Isso vai garantir uma visão futura muito mais assertiva, além de permitir estruturar melhor os seus objetivos empresariais, com metas realistas, adequadas ao seu negócio. Ademais, seu restaurante estará mais preparado para as mudanças repentinas do mercado de food service, trazendo maior segurança.

2. Confiança para realizar transações financeiras
Com a boa gestão de recebíveis e um saldo de transações financeiras completo e confiável, você ganha mais segurança para realizar operações do seu restaurante. Quanto mais certeza você tiver sobre o valor a ser aplicado e a data em que pode investir, mais tranquila será a gestão do seu estabelecimento. Além disso, as chances de tomar decisões mais assertivas para o sucesso do seu negócio são bem maiores!

3. Melhoria do planejamento financeiro e estratégico
Com mais controle sobre os saldos da sua empresa, fica mais fácil projetar novos cenários e otimizar os planejamentos financeiros e orçamentários. O Raio-x sinaliza a previsão de recebimento vindo das maquininhas/vouchers, o que contribui para uma melhor gestão do fluxo de caixa. Essas análises podem ser realizadas de forma online, via sistema, com informações personalizadas e centralizadas. Você ainda pode contar com relatórios em tempo real, conforme a necessidade do seu dia a dia.

Como aplicar uma boa gestão financeira na prática?

Disponível nas versões web e mobile, o Raio-x é uma solução gratuita do portfólio Linx, líder em soluções tecnológicas para o varejo, e é supersimples de ser implantado, sendo a frente de gestão de recebíveis do PDV Linx Degust. No Raio-X, você mesmo consegue adicionar as taxas negociadas com cada adquirente, de forma fácil e intuitiva, e logo na sequência já pode ver as transações entrando com os valores a serem recebidos futuramente.

Além disso, para maior controle, você pode baixar ou imprimir relatórios, que entregam detalhes importantes sobre o desempenho do seu negócio, contribuindo para análises mais profundas e tomadas de decisão mais embasadas.

Ainda sobre os diferentes relatórios disponíveis, um dos mais utilizados é o Calendário de Recebimentos, seguido do Conciliador Raio-X. No primeiro, você consegue visualizar os valores recebidos, a receber, por qual maquininha foi realizada a venda e o banco responsável pela operação. No segundo, você pode conferir movimento diário e semanal, o que contribui para a previsão de como seu restaurante fechará o mês.

Para sumarizar, do ponto de vista financeiro, a gestão dos recebíveis é um dos processos indispensáveis que qualquer gestor de restaurante para a manter na sua rotina como empreendedor.

Gostou de saber sobre os benefícios que o Raio-X pode trazer para a gestão do seu restaurante? Conta pra gente! Ficou interessado em saber mais sobre a solução? Fale com um dos nossos especialistas e saiba como simplificar a gestão financeira do seu negócio.

Ficou com
alguma dúvida?

Podemos te ajudar com os desafios do seu negócio e encontrar a solução ideal

Entre em contato

fale com a gente!