Os restaurantes e redes de food service estão cada vez mais inseridos no universo digital, principalmente por perceberem que a web tornou-se uma das aliadas mais eficazes deste mercado nos últimos anos.
Para redes de alimentação fora do lar, conectar-se com os clientes por meio de redes sociais, mídias digitais e site de comparação de preços já é comum. Mas então, como inovar neste meio?
Com o crescimento cada vez maior do número de tablets e smartphones, tanto no Brasil quanto no mundo, os aplicativos acabam sendo os meios mais comuns de criar um contato direto entre cliente e empresário. No caso do food service, plataformas interativas de avaliações de pratos e estabelecimentos, além de muito funcionais, são bem utilizadas e práticas. Mas, para criar um vínculo com o cliente, um aplicativo próprio é o ideal.
Os apps próprios permitem à marca oferecer a seus clientes facilidades como:
• Fazer pedidos diretos: antes de chegar ao estabelecimento, o cliente pode escolher o pedido por um menu virtual e ser atendido mais rapidamente;
• Solicitar serviços de delivery: escolher e solicitar os pedidos com alguns toques e acompanhar a entrega;
• Efetuar pagamento antecipado: o cliente pode efetuar o pagamento pelo app sem precisar solicitar a conta para um garçom ou caixa;
• Avaliar o estabelecimento e serviços: dar notas para o estabelecimento e para os atendentes.
Algumas vantagens que os apps próprios podem trazer para a sua marca:
• Elaborar programas de fidelidade diferenciados;
• Aumento do contato do cliente com a marca;
• Proporcionar uma identificação mais precisa do perfil do cliente e hábitos de consumo;
• Oferecer uma entrega de produtos mais assertiva.
Aplicativos próprios aumentam o envolvimento do cliente com a marca e auxiliam o empresário a conhecer melhor os seus consumidores. Proporcionam ideias para promoções, melhorias para as lojas e até ajudam a estabelecer metas diárias para a empresa, entre outros benefícios.