Lojas de conveniência
Gestão Comércio Local: 3 dicas para gerenciar seu negócio
Um sistema de gestão de comércio local é uma ótima alternativa para garantir o sucesso do mercado de proximidade e
Do aumento das vendas ao baixo custo de operação, passando pela possibilidade de estar presente em várias plataformas: veja como impulsionar seu negócio por meio da tecnologia.
Nos últimos 18 meses, o varejo de proximidade solidificou sua presença no mercado. O isolamento social e os temores trazidos pela pandemia fizeram com que os consumidores buscassem soluções próximas, ágeis e convenientes para suas compras do dia a dia. Segundo a consultoria McKinsey, mais de 60% dos consumidores em todo o mundo mudaram seus hábitos de compra, especialmente buscando mais conveniência e valor.
Uma parte importante dessa busca está no uso de soluções digitais, como apps de delivery, para evitar deslocamentos e minimizar o contato. Em alguns setores, como o food service, essa não é uma tendência, e sim uma realidade: dados da Abrasel indicam que em 2020 houve um crescimento de 90% na demanda por entrega de refeições no lar.
A presença dos apps de delivery na parte final da logística é um passo importante para oferecer soluções mais completas aos consumidores. No varejo de proximidade, em especial, as entregas precisam ser feitas rapidamente, já que a ida à loja física não é um processo demorado. Assim, nesse segmento o consumidor espera ser atendido muito rapidamente.
Varejistas de proximidade, como minimercados, empórios, lojas de conveniência, adegas e açougues, nem sempre se atentam à importância de contar com um sistema sólido de gestão. Sem ele, a oportunidade de usar o delivery como canal de atendimento pode se transformar em uma grande dor de cabeça.
O varejo de proximidade enfrenta, hoje, cinco grandes desafios na gestão do seu negócio. São eles:
Considerando as especificidades do varejo de proximidade – e de cada segmento dentro desse setor – é preciso contar com uma solução que seja simples, eficiente, escalável e automatizada. Do controle de estoque à gestão de promoções, passando por um PDV que funcione mesmo sem conexão à internet e por recursos de lojas autônomas, o uso de tecnologia permite que o varejo de proximidade amplie sua carteira de clientes, ofereça agilidade e personalize o relacionamento com o consumidor.
A integração do aplicativo de delivery ao sistema de gestão do varejo de proximidade é um dos pontos mais importantes para garantir uma experiência positiva para o consumidor. E, quanto mais o cliente digitaliza seu comportamento de compra, mais importante passa a ser essa integração.
Confira cinco grandes vantagens em ter seu sistema de gestão integrado aos principais apps de delivery do mercado:
Estar presente em um app de delivery garante mais visibilidade para seu negócio, já que ele passa a estar visível para todo o público da região (e não somente para quem circula na vizinhança). A integração do app ao sistema de gestão permite que os clientes digitais tenham acesso apenas aos itens que estão em estoque naquele momento ou às categorias/produtos que sejam estrategicamente interessantes oferecer online.
Estar presente em mais um canal de vendas (o delivery) é um impulso para o comércio, uma vez que gera novos momentos de relacionamento com o público. Isso se traduz em mais negócios, tanto para clientes atuais quanto para novos consumidores.
O delivery é muito eficiente como um canal de conquista de novos clientes. Como a área de influência do aplicativo e a capacidade de entrega são maiores que a região de onde vem a maior parte de seu público (e suas receitas), o delivery funciona muito bem para que o varejo de proximidade seja conhecido por mais consumidores.
A integração nativa do Linx Empório com os principais aplicativos de delivery do mercado faz com que o comércio possa adotar esse novo modelo de negócios rapidamente, e sem custos de integração. Em um mercado que valoriza a agilidade e a capacidade de adaptação, poder avaliar a presença em diversas plataformas de delivery sem incorrer em custos adicionais é um grande trunfo.
O varejo de proximidade é, acima de tudo, um negócio de simplicidade. Não é possível complicar um relacionamento em que consumidores vão ao seu PDV várias vezes por semana. O uso de uma plataforma tecnológica que coloque os pedidos do delivery diretamente em seu equipamento no PDV gera uma grande agilidade e aumenta a competitividade do seu comércio.
A integração do sistema de gestão do varejo de proximidade às principais plataformas de delivery do mercado gera imensos benefícios para o comércio. A expansão dos canais de venda, o aumento do público consumidor potencial, o crescimento das receitas e a possibilidade de trabalhar o canal delivery de forma estratégica são vantagens competitivas importantes que seu comércio pode, rapidamente, passar a ter.
Descubra como alcançar mais clientes a partir de aplicativos de delivery. Centralize suas vendas em um único sistema e venda muito mais com um sistema de gestão completo. Confira!