App de delivery: 5 vantagens para você integrá-lo ao sistema de gestão
Mercado de proximidade

App de delivery: 5 vantagens para você integrá-lo ao sistema de gestão

Do aumento das vendas ao baixo custo de operação, passando pela possibilidade de estar presente em várias plataformas: veja como impulsionar seu negócio por meio da tecnologia.

Nos últimos 18 meses, o varejo de proximidade solidificou sua presença no mercado. O isolamento social e os temores trazidos pela pandemia fizeram com que os consumidores buscassem soluções próximas, ágeis e convenientes para suas compras do dia a dia. Segundo a consultoria McKinsey, mais de 60% dos consumidores em todo o mundo mudaram seus hábitos de compra, especialmente buscando mais conveniência e valor.

Uma parte importante dessa busca está no uso de soluções digitais, como apps de delivery, para evitar deslocamentos e minimizar o contato. Em alguns setores, como o food service, essa não é uma tendência, e sim uma realidade: dados da Abrasel indicam que em 2020 houve um crescimento de 90% na demanda por entrega de refeições no lar.

A presença dos apps de delivery na parte final da logística é um passo importante para oferecer soluções mais completas aos consumidores. No varejo de proximidade, em especial, as entregas precisam ser feitas rapidamente, já que a ida à loja física não é um processo demorado. Assim, nesse segmento o consumidor espera ser atendido muito rapidamente.

Varejistas de proximidade, como minimercados, empórios, lojas de conveniência, adegas e açougues, nem sempre se atentam à importância de contar com um sistema sólido de gestão. Sem ele, a oportunidade de usar o delivery como canal de atendimento pode se transformar em uma grande dor de cabeça.

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Os cinco grandes desafios do varejo de proximidade

O varejo de proximidade enfrenta, hoje, cinco grandes desafios na gestão do seu negócio. São eles:

  • Digitalização da operação: o consumidor navega entre online e offline com eficiência e, para ele, não existe diferença entre digital e físico. Para o comércio, porém, nem sempre é simples adotar novos canais de vendas.
  • Cadastro de produtos: quanto mais digitalizada a operação, maior a necessidade de cadastrar corretamente os produtos para evitar problemas na gestão, na identificação dos produtos e na experiência do consumidor.
  • Controle de estoque: em lojas pequenas, é essencial ter o produto certo no momento exato para atender o cliente. Isso só acontece quando o controle dos estoques é uma prioridade. Quem coloca esse ponto em segundo plano perde vendas, aumenta seus custos operacionais e tem uma operação pouco rentável.
  • Implementação do delivery: para atender consumidores que querem seus pedidos entregues imediatamente, é preciso estar integrado a plataformas de delivery.
  • Adoção de um sistema de gestão: o aumento de eficiência trazido por um bom sistema de gestão faz com que o uso de um ERP seja essencial para o sucesso de um varejista de proximidade.

Considerando as especificidades do varejo de proximidade – e de cada segmento dentro desse setor – é preciso contar com uma solução que seja simples, eficiente, escalável e automatizada. Do controle de estoque à gestão de promoções, passando por um PDV que funcione mesmo sem conexão à internet e por recursos de lojas autônomas, o uso de tecnologia permite que o varejo de proximidade amplie sua carteira de clientes, ofereça agilidade e personalize o relacionamento com o consumidor.

Por que integrar o app de delivery ao sistema de gestão?

A integração do aplicativo de delivery ao sistema de gestão do varejo de proximidade é um dos pontos mais importantes para garantir uma experiência positiva para o consumidor. E, quanto mais o cliente digitaliza seu comportamento de compra, mais importante passa a ser essa integração.

Confira cinco grandes vantagens em ter seu sistema de gestão integrado aos principais apps de delivery do mercado:

1) Mais destaque para seu comércio

Estar presente em um app de delivery garante mais visibilidade para seu negócio, já que ele passa a estar visível para todo o público da região (e não somente para quem circula na vizinhança). A integração do app ao sistema de gestão permite que os clientes digitais tenham acesso apenas aos itens que estão em estoque naquele momento ou às categorias/produtos que sejam estrategicamente interessantes oferecer online.

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2) Aumento de vendas

Estar presente em mais um canal de vendas (o delivery) é um impulso para o comércio, uma vez que gera novos momentos de relacionamento com o público. Isso se traduz em mais negócios, tanto para clientes atuais quanto para novos consumidores.

3) Novos clientes

O delivery é muito eficiente como um canal de conquista de novos clientes. Como a área de influência do aplicativo e a capacidade de entrega são maiores que a região de onde vem a maior parte de seu público (e suas receitas), o delivery funciona muito bem para que o varejo de proximidade seja conhecido por mais consumidores.

4) Baixo custo

A integração nativa do Linx Empório com os principais aplicativos de delivery do mercado faz com que o comércio possa adotar esse novo modelo de negócios rapidamente, e sem custos de integração. Em um mercado que valoriza a agilidade e a capacidade de adaptação, poder avaliar a presença em diversas plataformas de delivery sem incorrer em custos adicionais é um grande trunfo.

5) Simplicidade na gestão

O varejo de proximidade é, acima de tudo, um negócio de simplicidade. Não é possível complicar um relacionamento em que consumidores vão ao seu PDV várias vezes por semana. O uso de uma plataforma tecnológica que coloque os pedidos do delivery diretamente em seu equipamento no PDV gera uma grande agilidade e aumenta a competitividade do seu comércio.

A integração do sistema de gestão do varejo de proximidade às principais plataformas de delivery do mercado gera imensos benefícios para o comércio. A expansão dos canais de venda, o aumento do público consumidor potencial, o crescimento das receitas e a possibilidade de trabalhar o canal delivery de forma estratégica são vantagens competitivas importantes que seu comércio pode, rapidamente, passar a ter.

Descubra como alcançar mais clientes a partir de aplicativos de delivery. Centralize suas vendas em um único sistema e venda muito mais com um sistema de gestão completo. Confira!

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