Autopeças
Ecossistema completo para o seu negócio automotivo
A tecnologia desempenha um papel fundamental na gestão eficiente e bem-sucedida de concessionárias e montadoras no setor automotivo. Saiba mais
Os negócios do setor automotivo dependem de tecnologia para ter mais eficiência, produtividade e resultados. Saiba como utilizar bem seus recursos além do ERP.
Para os clientes, a concessionária de automóveis é o local para onde ele vai no momento de comprar um novo veículo ou buscar um serviço adicional. Seja para um test drive, para fechar a compra ou, posteriormente, para serviços de manutenção, o que eles esperam é um atendimento rápido, prático e sem demora. Para que isso aconteça, porém, a concessionária precisa de uma estrutura tecnológica muito sólida.
Não é nenhum exagero dizer que a concessionária, embora possa parecer à primeira vista um negócio de venda de automóveis, é na realidade um negócio digital focado em solucionar qualquer problema do cliente relacionado a quatro rodas (ou apenas duas, no caso das motos). Por isso, é necessário desenvolver um ecossistema digital que capacite o negócio a rodar com máxima eficiência.
Tudo começa no ERP, que é o “centro nervoso” das informações do negócio. É nele que a concessionária se baseia para integrar dados, ter processos mais eficientes, aumentar sua produtividade e reduzir erros. De fato, a tecnologia é uma aliada da produtividade no varejo.
Mas há muito mais no mundo das soluções tecnológicas do que o ERP. O sistema de gestão, hoje em dia, é essencial, mas também é básico: sem ele, nenhuma concessionária consegue ser competitiva. Mas ele, sozinho, não entrega todo o potencial de conhecimento do cliente e toda a experiência que o cliente espera receber quando vai ao estabelecimento.
Por isso, a concessionária que deseja surpreender seu cliente e se tornar um negócio eficiente, lucrativo e altamente produtivo precisa levar em conta estes 4 pontos além do ERP:
No setor automotivo, uma boa plataforma de CRM é essencial. A automação do contato com os clientes e a gestão de quando, como e por que cada pessoa foi à concessionária são aspectos essenciais para melhorar a oferta de produtos e serviços e, principalmente, encantar o público.
Uma boa plataforma de CRM para o setor automotivo precisa contar com recursos como:
Cada vez mais, as concessionárias precisam contar com ferramentas poderosas de gestão do relacionamento dos clientes. Seja para unificar o processo de recebimento de chamadas telefônicas ou captação de leads pelo site e redes sociais, o CRM precisa ser capaz de gerenciar todo o fluxo de nutrição e atendimento ao cliente, do primeiro contato à finalização da venda.
Um bom CRM também permite utilizar os dados dos clientes (como compras anteriores, preferências e informações sobre o automóvel) para oferecer serviços personalizados e promoções exclusivas. Dessa forma, cria-se um relacionamento mais profundo e de confiança entre a concessionária e o cliente, encantando e fidelizando o consumidor.
Os meios de pagamento são um dos segmentos do varejo que mais têm se transformado nos últimos anos. Um bom exemplo é o Pix, que em pouco mais de dois anos já foi absorvido pelos consumidores como parte do dia a dia. Outro caso é o dos pagamentos por aproximação, que ganharam impulso na pandemia e saltaram 187,8% em 2022, movimentando R$ 572,4 bilhões.
No ano passado, houve quase 40 bilhões de transações via pagamentos digitais, um crescimento de 28,5% sobre 2021. Cartões, carteiras digitais e transferências instantâneas são parte de um menu utilizado sem reservas pelos clientes.
E as empresas podem aproveitar a digitalização dos meios de pagamentos de várias maneiras:
Ter uma plataforma de e-commerce é condição essencial para que o consumidor tenha mais confiança na concessionária e possa obter mais informações sobre os veículos, autopeças e serviços. Com mais de 90% das jornadas de compra começando em ambientes digitais, quem não possui uma presença online corre o sério risco de abrir mão de uma grande parcela de seus clientes – talvez para sempre.
Da mesma forma como os consumidores esperam poder ter mais informações sobre produtos nos meios digitais, também esperam resolver online uma série de questões do dia a dia, como o agendamento de serviços. Entre acessar um site ou mandar uma mensagem pelo WhatsApp, ou ter que ligar para uma central telefônica, 10 em cada 10 consumidores vão preferir o autoatendimento.
Por isso, conte com uma plataforma de gestão que ofereça a possibilidade de agendamento de serviços. Isso não representa praticidade somente para o cliente, mas também melhora os controles do negócio, permite oferecer um atendimento personalizado no momento da prestação do serviço e melhora a experiência do consumidor.
Para conquistar os consumidores, você precisa ter processos internos ágeis, otimizados e sem burocracia. E para alcançar esses resultados, precisa ter em seu dia a dia recursos que facilitam os seus processos. A tecnologia da Linx para o setor automotivo apresenta funcionalidades e recursos criados com base nas rotinas do setor.
Assim, nossos sistemas estão prontos para atender qualquer tipo de cenário, oferecendo condições de pagamento em todos os canais de venda com integrações simples e fáceis de configurar.
Do planejamento e acompanhamento de compras, gerenciamento de contratos e perdas, busca de novos fornecedores, controle de estoque, reposição de pedidos à formulação de preços, com as soluções especializadas Linx você digitaliza suas atividades e ganha mais agilidade no atendimento, mais produtividade na equipe e mais lucratividade para a empresa.
Quer saber mais e acelerar seu crescimento? Então fale com nosso time de vendas.