Bares e restaurantes
Primeiros passos para abrir um restaurante de sucesso
Abrir um restaurante é um sonho para muitos empreendedores apaixonados pela culinária e pelo serviço de alimentação. Considerando que, segundo
A fidelização é o caminho mais indicado para quem deseja atingir objetivos relevantes a longo prazo. Para isso, porém, algumas práticas devem ser adotadas, como a agilidade no atendimento ao cliente.
Cada vez mais exigente, o consumidor deseja uma experiência encantadora ao usufruir de produtos e serviços. Caso você não ofereça isso, a tendência é que ele procure pelos seus concorrentes. Para evitar esse problema, preparamos este artigo com algumas estratégias para a sua operação. Confira!
Quando a experiência que o cliente tem com o seu restaurante não é positiva, os problemas podem ser muitos. A demanda, por exemplo, tende a diminuir consideravelmente e os custos com a manutenção do seu negócio tendem a aumentar. A longo prazo, isso se reflete em desperdícios e problemas com a gestão financeira. Por esse motivo, é importante procurar por maneiras de evitar essa situação.
Mas, então, o que deve ser feito para garantir agilidade no atendimento ao cliente? Confira!
O primeiro passo para ganhar a confiança do consumidor e mostrar que o atendimento é ágil é ser transparente. Para isso, o ideal é realizar o acompanhamento das entregas no delivery. É ainda melhor se o cliente puder rastrear seu delivery de forma online.
O monitoramento permite que você acompanhe o desempenho dos entregadores, por exemplo, e faça análises para encontrar as melhores formas de realizar as entregas e optar pela empresa de logística ideal para o seu negócio.
Todo esse trabalho se torna ainda mais complexo se for feito manualmente. A boa notícia é que a transformação digital facilita o acesso aos recursos de que o seu negócio precisa. A tecnologia pode, por exemplo, centralizar as informações em uma única plataforma e otimizar todas as etapas do atendimento em qualquer canal, assegurando uma maior eficiência da equipe.
Mais importante do que isso, é uma forma de oferecer mais agilidade sem a necessidade de investir em mais mão de obra. Soluções integradas permitem que o pedido seja registrado eletronicamente e enviado automaticamente para a cozinha, onde a equipe recebe os pedidos já em ordem de tempo de preparo para que tudo saia no tempo certo, sem erros e contratempos.
Não vai adiantar nada ter um sistema eficiente se, na prática, a sua equipe não estiver preparada. O treinamento dos profissionais é, portanto, fundamental para agilizar os processos. Seja para quem prepara as entregas, seja para os entregadores, é importante que todos estejam capacitados para realizar suas tarefas, afinal eles são o principal ponto de contato da sua marca com o cliente.
Comunique e engaje seu time com a cultura da sua empresa para que você tenha um discurso alinhado e um atendimento padronizado, pois uma das coisas que mais incomoda o consumidor é não ter um atendimento no nível de sua expectativa.
A tecnologia serve justamente para reduzir os impactos de uma mudança no comportamento do consumidor. Com a otimização dos processos internos e da gestão, todo o restaurante é beneficiado com um significativo aumento na produtividade. Isso vale para as atividades mais estratégicas — como o controle financeiro —, mas, também, para o desempenho do que é preparado na cozinha e do atendimento ao público.
Com o aumento do delivery no novo normal, o seu restaurante precisa estar pronto para entregar a refeição com agilidade e experiência. As retiradas, por exemplo, também estão em alta e todos esses processos exigem mais rapidez, o que pode ser solucionado com a tecnologia.
Agora que você já sabe o que fazer para oferecer agilidade no atendimento ao cliente, que tal dar o próximo passo e encontrar um parceiro para essa tarefa? Entre em contato conosco, conheça os nossos serviços e otimize a gestão do seu restaurante!