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Metas de vendas: veja como definir para a equipe de sua loja
A definição das metas de vendas de uma loja precisa ser objetiva e realista com o negócio. Entenda como definir
Um salão de beleza com a agenda de horários cheia é sinal de sucesso, mas pode trazer como consequência uma série de imprevisibilidades. Conheça algumas opções para simplificar sua agenda.
Remarcações, atrasos e desistências dos clientes impactam na rotina dos salões de beleza e podem resultar em prejuízos, caso os processos de negócios não estejam bem amarrados e organizados. Dentro desse sistema, alguns fatores são inegociáveis para garantir a produtividade e um deles é a organização da agenda.
A agenda do salão de beleza precisa ser centralizada, de fácil acesso, com boa visualização dos horários e dias, além de ser simples na hora de fazer alterações.
Vamos conhecer os pilares certos para construir uma boa e eficiente agenda de salão de beleza:
É preciso organizar muito bem a lista de serviços prestados e seus profissionais correspondentes. Cada serviço deve ter uma estimativa de tempo para sua realização e possíveis variáveis. Por exemplo: é preciso entender se o tempo do procedimento muda de acordo com características específicas, como o comprimento do cabelo ou se o cabelo já está com química. Esses parâmetros devem ser de conhecimento da pessoa que marca os horários, para trazer mais precisão sobre o tempo reservado para a realização do serviço já no agendamento.
Outro ponto importante é organizar a escala de profissionais de maneira clara, disponível para quem administra a agenda de horários, para evitar erros na marcação. Caso aconteça algum imprevisto e o profissional se ausente, o salão pode contornar a agenda com mais agilidade.
Outro ponto a ser considerado é o horário de funcionamento do salão divulgado e o efetivamente praticado. Para evitar sobrecarregar a equipe e o próprio salão, estipule um horário limite para começar o atendimento do último cliente. Se a ideia é que o salão encerre a operação até as 20h, o horário divulgado para o público em geral deve ser antes disso.
Se o salão fizer atendimentos especiais, como para noivas, madrinhas e formandas, o horário pode sofrer variações mais drásticas. Caso esse tipo de prestação de serviço seja uma das especialidades do salão, vale divulgar que em determinados dias o atendimento só acontecerá com horário marcado.
Nesses casos, é preciso organizar a escala com mais cuidado para evitar transtornos, tendo uma equipe para atender as pessoas de eventos e outra para atendimentos corriqueiros.
Um dos maiores gargalos na organização da agenda de horários do salão de beleza é o atraso dos clientes. Dependendo do caso, os atrasos podem impactar a agenda de maneira significativa, atrapalhando a sequência do dia, acumulando pessoas em espera e gerando uma atmosfera de muito estresse para todos.
O primeiro passo é estabelecer uma regra, com uma tolerância de atraso, e informá-la a todos os clientes no momento da marcação de horário. Essa regra pode ir desde a “perda do lugar na fila”, em que a pessoa precisará aguardar a disponibilidade de outro profissional, até mesmo a perda do horário, tendo que remarcar o atendimento. O passo seguinte é realizar, no dia anterior ao atendimento, um lembrete e a confirmação da presença do cliente.
Para um estabelecimento com agenda de horários cheia, recursos tecnológicos permitem a visualização de disponibilidades dos profissionais em sua função principal.
Outra vantagem de uma agenda digital é poder realizar encaixes de clientes com mais chances de preencher o horário, uma vez que a gestão de agendamento fica mais organizada.
Para garantir o maior aproveitamento das horas úteis dos profissionais e do salão de beleza, é preciso ter uma agenda organizada e de fácil manuseio. Muitos clientes chegam ao salão de beleza por pontos de contatos diferentes: telefone, WhatsApp, mensagens diretas pelas redes sociais e mesmo pessoalmente no salão.
Dependendo da demanda recebida, o ideal é contar com uma ferramenta tecnológica que atribua mais profissionalismo e agilidade no agendamento de clientes. Com um sistema de gestão, todos os registros ficam centralizados em uma plataforma de fácil acesso, para que as informações fiquem disponíveis para todas as pessoas que precisem ter acesso à agenda no sistema.
O sistema de gestão para salões de beleza e clínicas de estética da Linx possui recursos que cobrem desde o primeiro atendimento até o pagamento. Trocar as agendas de papeis e recados anotados entre um turno e outro por uma plataforma tecnológica completa traz mais profissionalismo e segurança à gestão das informações.
Quanto mais organizadas e precisas forem as marcações de atendimento no salão de beleza, melhor será a rotina do negócio. Com as horas bem aproveitadas e os intervalos corretos contabilizados, a equipe trabalhará de maneira mais eficiente e menos tensa, características essenciais para quem lida com a autoestima das pessoas no dia a dia.
O mercado da estética e da beleza é um nicho no qual o relacionamento com o cliente e a experiência recebida durante o serviço prestado estão no centro do negócio. Além de realizar um trabalho competente, as pessoas nesse ramo sabem que precisam se conectar com seus clientes.
Um ambiente em que as pessoas trabalham de maneira organizada tem mais tranquilidade e segurança no desempenho de suas funções. Dessa forma, os profissionais podem dedicar tempo de qualidade ao relacionamento com os clientes. Entre em contato conosco agora mesmo e conheça tudo o que nossa ferramenta pode oferecer para você.