
Bares e restaurantes
Primeiros passos para abrir um restaurante de sucesso
Abrir um restaurante é um sonho para muitos empreendedores apaixonados pela culinária e pelo serviço de alimentação. Considerando que, segundo
Confira 8 importantes dicas para traçar suas ações promocionais, entender cada vez melhor seus clientes e vender ainda mais
Uma das ferramentas mais importantes para o varejista é seu calendário promocional. À primeira vista, definir quando serão realizadas as principais ações promocionais parece ser algo simples, mas é nos detalhes que se faz toda a diferença.
Um bom calendário promocional leva em conta as principais datas comemorativas do ano (Dia das Mães, Dia das Crianças, Namorados, Pais, Black Friday, Natal) e oportunidades segmentadas – como uma decisão de campeonato para um varejista de artigos esportivos, o Star Wars Day (4 de maio) para lojas geek ou o aniversário da Revolução Farroupilha (20 de setembro) para os gaúchos. Também é possível trabalhar fatores culturais e religiosos, como o dia do padroeiro da cidade ou dias santos importantes (especialmente no interior do País).
Em todas as datas do seu calendário promocional, você precisa entender o que faz sentido para seu público e como envolvê-lo na temática. A partir daí, então, é possível partir para os passos seguintes.
Esteja atento a estes 8 pontos para aproveitar ao máximo o calendário promocional 2022:
Não importa o quanto suas ações promocionais sejam incríveis – se elas não tocarem seu público, não terão resultado. Por isso, é preciso ter foco no cliente, entender o que ele precisa e deseja, para então desenhar as campanhas. Se o consumidor está em um período de orçamento apertado, é mais provável que ele seja atraído por descontos diretos ou cashback do que por ações do tipo “leve 3 pague 2”.
Para conhecer o público, suas necessidades e desejos, é preciso utilizar os dados coletados nos PDVs, no e-commerce e em cada interação com o cliente. Posts em redes sociais, contatos pelo WhatsApp, mensagens no SAC – tudo deve ser entendido como uma “pista” para decifrar o comportamento do consumidor.
Nenhuma empresa tem orçamento ou capacidade de execução infinitos. Por isso, é preciso definir as prioridades para o ano. Dependendo do negócio, pode fazer mais sentido dar mais ênfase ao Dia dos Namorados do que ao Dia das Mães. Ou ignorar o Dia das Crianças e concentrar esforços na Black Friday. Em outros casos, o Volta às Aulas é um período tão importante quanto o Natal.
Definir prioridades é fazer escolhas. E, ao mesmo tempo em que é preciso estar presente nas datas em que a concorrência também está (você não vai querer correr o risco de deixar o cliente ir para outro lojista e não voltar mais), também é importante identificar oportunidades não mapeadas pelos rivais. A definição do “peso” que será dado a cada data do calendário promocional é difícil, mas é essencial, porque influencia no volume de investimentos que você terá de fazer para se destacar em cada momento do ano.
Definir meta é o arroz com feijão do varejo – e por isso mesmo é sempre bom lembrar. Toda ação promocional deve alcançar resultados mensuráveis, que estejam alinhados à estratégia macro do negócio. Para que isso aconteça, é preciso definir metas SMART: específicas, mensuráveis, alcançáveis, realistas e com tempo determinado. A definição de boas metas faz com que a equipe de vendas se esforce de maneira inteligente para alcançar os resultados.
Para que uma ação promocional seja bem feita, ela precisa ser desenvolvida com antecedência. Dessa forma, é possível planejar um tema, treinar as equipes, enviar material promocional para todas as lojas, decorar os PDVs e o site, criar as automações necessárias nos sistemas de PDV, preparar a logística, desenvolver as peças publicitárias e até mesmo comprar embalagens em quantidade suficiente.
Com base nas prioridades e nas metas, toda a empresa precisa destrinchar cada ação promocional para definir as atividades que serão realizadas – e quando. Como muitas ações estão encadeadas, um atraso em uma delas (um pedido de abastecimento das lojas enviado depois da data certa, por exemplo) pode impactar o resultado dias ou semanas depois.
Ao mesmo tempo em que é preciso planejar, esse planejamento não pode ser rígido demais. É preciso deixar espaço para alterações de última hora. A Netflix lançou uma nova série que virou o assunto do momento? O time de futebol da cidade ganhou o campeonato? Uma nova variante do coronavírus deixou a população insegura? Muita coisa pode mudar entre o planejamento e a execução das campanhas. Tenha flexibilidade para fazer ajustes – porque certamente eles serão necessários.
Cada vez mais, quem não aparece no smartphone do cliente não é considerado na decisão de compras. Números da Linx Digital sobre a Black Friday 2021 mostram que as empresas que investiram em publicidade digital tiveram um ROI de 60x, captando clientes, aumentando sua autoridade e dando mais visibilidade aos produtos. O número de marcas e sellers investindo em publicidade digital aumentou 24% na comparação anual e 376 milhões de vitrines de produtos foram exibidas na sexta-feira da Black Friday.
E essa intensidade das ações digitais também ocorre no Natal, no Carnaval, no Dia das Mães… O investimento em publicidade online gera resultados e dá, para quem utiliza ferramentas avançadas de administração de Ads, a possibilidade de realizar mudanças em tempo real, aumentando a rentabilidade das campanhas.
Quanto mais personalizadas forem as ações promocionais, melhor. Ainda que o tema seja único em cada data comemorativa, é possível oferecer promoções diferentes para cada cliente, ou ofertas produtos diferentes de acordo com o perfil de compras e as características de cada consumidor.
No online, a personalização de vitrines é um recurso que gera resultados efetivos. A conexão do programa de fidelidade às promoções realizadas no aplicativo, no site e na loja física permite apresentar promoções mais assertivas, que entendem o comportamento do cliente e aumentam a conversão.
O relacionamento com o consumidor não termina quando uma campanha promocional acaba. Na realidade, você provavelmente logo irá contatar o cliente para a próxima campanha. Por isso, encare cada iniciativa como uma oportunidade de aprender mais sobre os clientes e entender como estar mais próximo do seu público. Esse é um ciclo contínuo, que gera resultados cada vez melhores ao longo do tempo.