Ações promocionais: aproveite ao máximo o calendário em 2022
Varejo

Ações promocionais: aproveite ao máximo o calendário em 2022

Confira 8 importantes dicas para traçar suas ações promocionais, entender cada vez melhor seus clientes e vender ainda mais

Uma das ferramentas mais importantes para o varejista é seu calendário promocional. À primeira vista, definir quando serão realizadas as principais ações promocionais parece ser algo simples, mas é nos detalhes que se faz toda a diferença.

Um bom calendário promocional leva em conta as principais datas comemorativas do ano (Dia das Mães, Dia das Crianças, Namorados, Pais, Black Friday, Natal) e oportunidades segmentadas – como uma decisão de campeonato para um varejista de artigos esportivos, o Star Wars Day (4 de maio) para lojas geek ou o aniversário da Revolução Farroupilha (20 de setembro) para os gaúchos. Também é possível trabalhar fatores culturais e religiosos, como o dia do padroeiro da cidade ou dias santos importantes (especialmente no interior do País).

Em todas as datas do seu calendário promocional, você precisa entender o que faz sentido para seu público e como envolvê-lo na temática. A partir daí, então, é possível partir para os passos seguintes.

Ações promocionais

Esteja atento a estes 8 pontos para aproveitar ao máximo o calendário promocional 2022:

1) Conheça seu público

Não importa o quanto suas ações promocionais sejam incríveis – se elas não tocarem seu público, não terão resultado. Por isso, é preciso ter foco no cliente, entender o que ele precisa e deseja, para então desenhar as campanhas. Se o consumidor está em um período de orçamento apertado, é mais provável que ele seja atraído por descontos diretos ou cashback do que por ações do tipo “leve 3 pague 2”.

Para conhecer o público, suas necessidades e desejos, é preciso utilizar os dados coletados nos PDVs, no e-commerce e em cada interação com o cliente. Posts em redes sociais, contatos pelo WhatsApp, mensagens no SAC – tudo deve ser entendido como uma “pista” para decifrar o comportamento do consumidor.

2) Defina as prioridades 

Nenhuma empresa tem orçamento ou capacidade de execução infinitos. Por isso, é preciso definir as prioridades para o ano. Dependendo do negócio, pode fazer mais sentido dar mais ênfase ao Dia dos Namorados do que ao Dia das Mães. Ou ignorar o Dia das Crianças e concentrar esforços na Black Friday. Em outros casos, o Volta às Aulas é um período tão importante quanto o Natal.

Definir prioridades é fazer escolhas. E, ao mesmo tempo em que é preciso estar presente nas datas em que a concorrência também está (você não vai querer correr o risco de deixar o cliente ir para outro lojista e não voltar mais), também é importante identificar oportunidades não mapeadas pelos rivais. A definição do “peso” que será dado a cada data do calendário promocional é difícil, mas é essencial, porque influencia no volume de investimentos que você terá de fazer para se destacar em cada momento do ano.

3) Defina metas para as suas ações promocionais

Definir meta é o arroz com feijão do varejo – e por isso mesmo é sempre bom lembrar. Toda ação promocional deve alcançar resultados mensuráveis, que estejam alinhados à estratégia macro do negócio. Para que isso aconteça, é preciso definir metas SMART: específicas, mensuráveis, alcançáveis, realistas e com tempo determinado. A definição de boas metas faz com que a equipe de vendas se esforce de maneira inteligente para alcançar os resultados.

4) Planeje com antecedência…

Para que uma ação promocional seja bem feita, ela precisa ser desenvolvida com antecedência. Dessa forma, é possível planejar um tema, treinar as equipes, enviar material promocional para todas as lojas, decorar os PDVs e o site, criar as automações necessárias nos sistemas de PDV, preparar a logística, desenvolver as peças publicitárias e até mesmo comprar embalagens em quantidade suficiente.

Com base nas prioridades e nas metas, toda a empresa precisa destrinchar cada ação promocional para definir as atividades que serão realizadas – e quando. Como muitas ações estão encadeadas, um atraso em uma delas (um pedido de abastecimento das lojas enviado depois da data certa, por exemplo) pode impactar o resultado dias ou semanas depois.

5) …mas deixe espaços para mudanças de última hora

Ao mesmo tempo em que é preciso planejar, esse planejamento não pode ser rígido demais. É preciso deixar espaço para alterações de última hora. A Netflix lançou uma nova série que virou o assunto do momento? O time de futebol da cidade ganhou o campeonato? Uma nova variante do coronavírus deixou a população insegura? Muita coisa pode mudar entre o planejamento e a execução das campanhas. Tenha flexibilidade para fazer ajustes – porque certamente eles serão necessários.

6) Invista em publicidade digital

Cada vez mais, quem não aparece no smartphone do cliente não é considerado na decisão de compras. Números da Linx Digital sobre a Black Friday 2021 mostram que as empresas que investiram em publicidade digital tiveram um ROI de 60x, captando clientes, aumentando sua autoridade e dando mais visibilidade aos produtos. O número de marcas e sellers investindo em publicidade digital aumentou 24% na comparação anual e 376 milhões de vitrines de produtos foram exibidas na sexta-feira da Black Friday.

E essa intensidade das ações digitais também ocorre no Natal, no Carnaval, no Dia das Mães… O investimento em publicidade online gera resultados e dá, para quem utiliza ferramentas avançadas de administração de Ads, a possibilidade de realizar mudanças em tempo real, aumentando a rentabilidade das campanhas.

7) Personalize suas ações promocionais

Quanto mais personalizadas forem as ações promocionais, melhor. Ainda que o tema seja único em cada data comemorativa, é possível oferecer promoções diferentes para cada cliente, ou ofertas produtos diferentes de acordo com o perfil de compras e as características de cada consumidor.

No online, a personalização de vitrines é um recurso que gera resultados efetivos. A conexão do programa de fidelidade às promoções realizadas no aplicativo, no site e na loja física permite apresentar promoções mais assertivas, que entendem o comportamento do cliente e aumentam a conversão.

Como criar promoções no varejo para conquistar clientes

8) Aprendizados das ações promocionais

O relacionamento com o consumidor não termina quando uma campanha promocional acaba. Na realidade, você provavelmente logo irá contatar o cliente para a próxima campanha. Por isso, encare cada iniciativa como uma oportunidade de aprender mais sobre os clientes e entender como estar mais próximo do seu público. Esse é um ciclo contínuo, que gera resultados cada vez melhores ao longo do tempo.

A Linx conta com funcionalidades completas para o planejamento e execução de promoções no varejo. Conte com nossas soluções de PDV para se relacionar com seus clientes de forma personalizada e gerir a sua loja de forma completa e integrada.

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