Outubro Rosa nas Empresas: 5 ideias de ações para a data

Outubro Rosa nas Empresas: 5 ideias de ações para a data

Por Luziene Alves, Analista de Implantação na Linx.

Criado no início da década de 80, a campanha do outubro rosa, tornou-se internacionalmente conhecido em 1997, com o objetivo principal de compartilhar informações sobre a prevenção do câncer de mama, e conscientizar, principalmente mulheres sobre a doença.

No brasil, essa iniciativa ganhou destaque pela primeira vez em outubro de 2002, quando o monumento mausoléu do soldado constitucionalista de São Paulo, foi iluminado de rosa, e depois disso, várias cidades brasileiras, passaram a aderir esse movimento, iluminando seus principais monumentos de rosa.

Por que o laço rosa é o símbolo do outubro rosa?

O laço rosa é atualmente o principal símbolo da campanha, ele é usado para enfeitar locais públicos, e tem presença garantida nos eventos que apoiam essa causa. É bem comum que no mês de outubro, as empresas busquem maneiras de engajar campanhas com esse tema.

Quais ações podem ser feitas na data?

Confira cinco dicas usando como base o endomarketing, trata-se de um processo que tem como finalidade movimentar campanhas e práticas de engajamento, visando obter a atenção e participação de colaboradores em determinadas ações promovidas pela empresa.

1) Use as cores da campanha

Vista a plataforma de comunicação interna da empresa com a campanha Outubro Rosa e customize os templates com o tema. Isso vai gerar uma conscientização coletiva a respeito do assunto.

2) Fale sobre o tema

Promova palestras e crie conteúdos sobre o tema para divulgar nas redes sociais. As palestras podem ser realizadas por especialistas da saúde, e principalmente, contar com a participação de pessoas que já superaram a doença. Afinal, toda informação, direta ou indiretamente, pode contribuir com a ação.

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3) Crie parcerias

Crie parcerias com empresas ou organizações que já trabalham com o combate e prevenção do câncer de mama. Essas parcerias podem proporcionar a elaboração de um “DIA ROSA”, dia em que é possível realizar exames gratuitos e receber orientações sobre a prevenção da doença e do autocuidado. Além de gerar oportunidades para adesão de campanhas, onde os envolvidos possam colaborar com doações em apoio as instituições que recebem e cuidam de pessoas diagnosticadas com câncer de mama.

4) Abuse da criatividade

Aproveite a criatividade e aposte em campanhas criativas. Iniciativas que remetam, por exemplo, os hobbies atuais dos colaboradores. Buscar temas de filmes, documentários e séries que tenham uma mensagem importante ligada ao tema, vai chamar atenção. A iniciativa poderia chamar-se ROSAFLIX, seria uma onda de sugestões com temas para cada final de semana no mês de outubro. Já pensou que iniciativa legal?

5) Ações fora da empresa

Além dos colaboradores, é importante criar ações que envolvam o público externo, ou seja, clientes. Por isso, aposte na distribuição de brindes, como: (Adesivos criativos, canetas, produtos de beleza, maquiagem entre outros).

Aproveite para eternizar a sua marca. Se sua empresa é uma loja, pode enfeitar sua vitrine com produtos temáticos, se o seu negócio é um serviço, pode promover sorteios de alguma modalidade que você realiza e não esteja tendo tanta adesão.

Clientes adoram brindes. Afinal, um mimo é sempre bem-vindo, ainda mais, se vier abraçado de uma causa tão importante como essa.

Sabemos que o tempo é um recurso precioso, e já que temos um papel social muito importante no incentivo a essas campanhas, nada melhor que ter tempo para apoiar essas causas, e investir no que realmente faz a diferença no seu negócio.

Vale lembrar que para que a empresa tenha condições de organizar esse tipo de campanha, e aproveitar cada dica que deixamos aqui, ela precisa apostar em ferramentas que ajudem a transformar a complexidade de seu negócio em resultados.

Nesse sentindo, a Linx oferece diversas soluções com menos burocracia e mais negócio para sua empresa

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