6 ideias de ações promocionais para a Black Friday
Varejo

6 ideias de ações promocionais para a Black Friday

Para impulsionar suas vendas e aumentar a fidelidade dos seus clientes, esteja atento a estas ações promocionais para a Black Friday e identifique novas oportunidades de negócios!

O calendário promocional do varejo funciona como um guia para o sucesso nas vendas. Afinal de contas, as principais datas já estão consolidadas como períodos de compra para os consumidores, que passam a esperar promoções especiais em épocas como Dia das Mães, Dia das Crianças e, cada vez mais, Black Friday.

Mas não basta fazer promoções: é preciso explorar corretamente esses momentos, com estratégias bem definidas e ações que atraiam o público. Em um varejo ainda mais digitalizado depois da pandemia, e com forte concorrência que vem de todos os lados, é preciso adotar estratégias promocionais inovadoras para obter resultados excepcionais.

Na Black Friday, as promoções podem ser utilizadas com três objetivos principais:

1) Conquistar novos clientes

Ao apresentar ofertas e promoções diferenciadas, o varejista pode atrair clientes que, normalmente, não considerariam aquela marca em sua decisão de compra. Essa é uma oportunidade de aumentar a base de consumidores um mês antes do Natal, o que poderá levar a ganhos ainda maiores.

2) Ampliar o giro de estoque

A Black Friday costuma ser uma ótima oportunidade de promover produtos que estão parados no estoque há mais tempo do que deveriam. Estimular a venda de itens das curvas B e C por meio de descontos, brindes, kits promocionais ou condições especiais de parcelamento é uma forma de abrir espaço no estoque para novos itens que possam ser vendidos a preço cheio.

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3) Novas oportunidades com clientes atuais

Como a Black Friday é uma data de compras pessoais, e não de presentear amigos e família, o comportamento de compra revela muito sobre o cliente. Especialmente em 2021, em que viveremos a Black Friday da retomada, utilizar bem as informações de comportamento permite identificar as alavancas promocionais que devem ser usadas. Nem sempre é possível ter o melhor preço, e muitos consumidores valorizam mais outros aspectos, como o uso de um determinado meio de pagamento, o cashback, o prazo de entrega ou o frete grátis.

Dessa forma, varejistas que conhecem muito bem seus clientes conseguem identificar novas oportunidades a partir do comportamento de consumo. Lembre-se: promoções não significam, necessariamente, descontos matadores. Cada cliente valoriza aspectos diferentes do mix promocional.

Ações promocionais para a Black Friday que você deveria considerar:

Para obter melhores resultados na Black Friday, seu negócio precisa estar atento em primeiro lugar ao que o consumidor deseja. Não adianta oferecer frete express para quem compra com muita antecedência, ou descontos incríveis em um item pouco desejado.

Uma vez que seu negócio já tenha o consumidor como foco das ações, analise a possibilidade de realizar ações promocionais na Black Friday como:

1) Descontos progressivos

Esse tipo de ação apresenta uma mecânica do tipo “1 item com 10% de desconto, dois com 15% off”. É uma forma interessante de motivar o cliente a comprar itens adicionais e acelerar o giro dos estoques. Quando a ação combina diferentes itens, esse tipo de promoção impulsiona o cross selling e pode levar o cliente a descobrir novas categorias de produtos.

2) Gift cards

Os gift cards, ou cartões-presente, são formas interessantes para atrair clientes. Em primeiro lugar, gift cards costumam oferecer descontos na compra de cartões pré-pagos. De forma direta, para consumidores que não sabem ainda o que comprar, ou buscam mais descontos, um cartão adquirido com um deságio de 10% a 20% pode representar uma boa transação. Especialmente se eles puderem comprar, mais tarde, um produto em promoção, aproveitando descontos duplamente.

3) Cashback

O cashback é um modelo de desconto que devolve para o cliente uma parte do que ele gastou na compra. Esse tipo de promoção pode assumir várias formas: clube de descontos (em que o cliente paga uma mensalidade para ter acesso a melhores condições), descontos surpresa, cashback com valor mais alto em determinados produtos e categorias, ou aumento do cashback a partir de gastos de um certo volume.

Seja qual for o caso, o impacto é o mesmo: impulsionar as vendas, aumentar a recorrência dos clientes e fazer com que eles passem a considerar sua marca como a primeira opção de consumo.

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4) Promoções omnichannel

Em um varejo cada vez mais omnichannel, as promoções também precisam integrar digital e físico. Isso pode ser feito de diversas maneiras: compre online e ganhe um cupom de desconto na próxima compra na loja física; obtenha um benefício extra (como frete grátis) nas compras feitas na loja física acima de “X” reais; acumule pontos no programa de fidelidade tanto na loja quanto no site, para usar em qualquer canal.

O cliente não enxerga canais, e sim marcas. O varejo precisa posicionar suas promoções da mesma forma, sem diferenciar online e offline.

5) Descontos exclusivos no app

O aplicativo do varejista pode ser um recurso estratégico para fidelização e aumento de vendas dos clientes. Por oferecer a imensa vantagem de facilitar o acompanhamento dos hábitos de consumo, apps se tornam meios importantes de entender melhor as particularidades dos clientes e realizar promoções cada vez mais assertivas.

Um caminho bastante relevante é o desenvolvimento de promoções exclusivas no app. Elas oferecem a vantagem de não serem visíveis para todos os clientes, mas apenas para os do aplicativo. Indo um passo além, torna-se possível personalizar os benefícios e descontos para cada cliente no app, de acordo com seu volume e perfil de consumo.

6) Condições especiais para clientes fiéis

Clientes que consomem mais e com mais frequência merecem condições especiais, correto? O uso de programas de fidelidade permite identificar os melhores consumidores e oferecer promoções personalizadas, que não precisam se limitar a descontos.

A possibilidade de identificar com precisão os comportamentos de compra permite entender que determinados clientes são mais motivados por benefícios, como pontuação em dobro no programa fidelidade ou entrega expressa, do que por descontos diretos. Dessa forma, o varejista se torna capaz de entregar o que cada cliente mais valoriza.

Existem diversas maneiras de realizar boas promoções, que gerem resultados positivos para o varejo e aumentem a fidelidade dos consumidores. Varejistas com uma sólida estrutura tecnológica são capazes de aproveitar o poder dos dados para entregar mais benefícios para os clientes e continuar a operar de forma rentável.

Nesta Black Friday, aproveite o poder das ações promocionais para aumentar o fluxo de suas lojas, mostrar para os clientes que você os entende e aumentar suas vendas! Assine a newsletter do blog da Linx e fique por dentro das novidades para o seu negócio!

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