6 dicas para quem vai abrir um segundo ponto de venda

6 dicas para quem vai abrir um segundo ponto de venda

A expansão é sempre um momento marcante. Confira 6 dicas importantes para avançar da forma certa e impulsionar o crescimento do seu negócio ao abrir um segundo ponto de venda.

Todo empreendedor sonha em ir além de seu primeiro ponto de venda. Não importa se o negócio nasce a partir da necessidade ou por meio de um planejamento estruturado, a expansão é sempre marcante. Vista como um sinônimo de saúde financeira, a inauguração de novas unidades é, para o comércio, um sinal de que tempos ainda melhores virão por aí.

No varejo de proximidade, não é diferente. E mais ainda: o relacionamento intenso com os consumidores e o tamanho reduzido dos pontos de venda faz com que a expansão tenha de ser muito bem planejada. O espaço para erros é muito pequeno.

Do planejamento financeiro à estratégia de comunicação, passando pelo papel da tecnologia e pela estruturação de processos, a abertura do segundo ponto de venda é um momento essencial na construção de uma história de sucesso. Por isso, esteja atento a estas 6 dicas para acelerar sua expansão e impulsionar seu crescimento:

1) Organize suas finanças

Dificilmente um negócio de varejo gera lucro desde o primeiro momento. A necessidade de investir na compra ou aluguel do espaço, na montagem do ponto de venda, na compra de estoques e nas ações de marketing e comunicação faz com que nos primeiros meses saia mais dinheiro do que entra. Por isso é importante fazer um bom planejamento financeiro e contar com os recursos necessários para crescer.

Se esses recursos virão do seu próprio caixa, do capital de investidores, de franqueados ou de empréstimos, essa é uma questão que cada empresa precisa avaliar para tomar a melhor decisão. Mas a abertura do segundo ponto de venda tem que ser muito bem estruturada para que seja um case de sucesso.

6 dicas para quem vai abrir um segundo ponto de venda

2) Reveja seus processos

Uma coisa é gerenciar um único comércio, outra é começar a construir uma rede. Com equipes em localidades diferentes, é preciso cuidar ainda mais da cultura e criar processos que garantam que todos os pontos de venda tenham o mesmo padrão visual, de atendimento e de posicionamento.

É importante revisar os processos de negócios e otimizar as ineficiências ainda no planejamento do novo ponto de venda. Caso isso não aconteça, o varejo de proximidade corre o risco de crescer de forma desequilibrada ou de ver a tecnologia dando mais eficiência a processos que não estão alinhados.

3) Defina o modelo de expansão

Existem diversos caminhos de crescimento dos negócios. Seu segundo ponto de venda pode ser próprio, franqueado, licenciado ou em um modelo de sócio-parceiro, por exemplo. Cada um desses modelos tem características diferentes e, muitas vezes, concorrentes. Por isso, é importante definir de antemão qual será o modelo de expansão do seu negócio. Você não irá querer ter, mais adiante, que conviver com conflitos entre unidades franqueadas no mesmo território, ou uma franquia que compete com um ponto de venda próprio pelos mesmos clientes.

4) Ouça os clientes para saber para onde ir

Seu negócio tem a condição financeira e está estruturado para abrir um segundo ponto de venda. Mas onde fazer isso? Em franquias ou mesmo na expansão própria, não é raro acontecerem casos em que o novo comércio é aberto onde o dono ou franqueado possui um imóvel, ou em algum lugar que oferece um desconto imperdível. Não faça isso.

Sua expansão deveria ter como foco o cliente. Não adianta crescer para uma região onde sua marca não é conhecida, ou em que seu posicionamento não combine com o local. Para isso, o melhor caminho é utilizar os dados que você já possui sobre seus clientes. Respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), é possível obter informações sobre o comportamento de seus clientes, o que ajuda em muitos aspectos:

  • Onde esses clientes moram ou trabalham indicam regiões em que você poderia crescer;
  • A contratação de estudos de geomarketing permite identificar áreas com um público semelhante ao que sua marca atende hoje;
  • Dados de acesso ao seu e-commerce, às redes sociais e ao WhatsApp fornecem dicas importantes de onde está o seu cliente.

A partir dessas informações, é possível investigar a possibilidade de abrir um segundo ponto de venda próximo desse cliente. Como a área de influência do varejo de proximidade não é ampla, esse novo ponto comercial pode nem estar longe do primeiro, o que ajuda no próximo item.

LGPD no varejo

5) Otimize sua logística

Um segundo ponto comercial exige ajustes na sua logística. Ao contar com dois pontos de venda, é possível que seu negócio ganhe escala para ser atendido diretamente em algumas categorias, ou para ter melhores prazos de atendimento dos atacadistas/distribuidores. Ao mesmo tempo, você passa a ter a capacidade de deslocar produtos de um ponto de venda para o outro, aumentando as possibilidades do “clique & retire” e de outras possibilidades omnichannel.

6) Aproveite as novas oportunidades de marketing

O crescimento do seu negócio abre mais oportunidades de marketing. Quando seu comércio tem apenas um ponto de venda, ainda mais com foco em proximidade, não faz sentido investir em mídias de amplo alcance. Com a abertura de uma segunda unidade, novas possibilidades se abrem, já que seu negócio “ocupa” um território maior. Isso faz com que o anúncio no jornal de bairro, a campanha nas mídias sociais, as ações de e-mail marketing e várias outras ferramentas tenham seu custo diluído entre dois pontos de venda.

A expansão do negócio também aumenta as oportunidades cruzadas. Varejistas de proximidade que analisam bem seus dados conseguem identificar possibilidades de comunicação e promoção para alcançar um número maior de consumidores, o que aumenta o potencial de resultados e acelera o crescimento.

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