Bares e restaurantes
Primeiros passos para abrir um restaurante de sucesso
Abrir um restaurante é um sonho para muitos empreendedores apaixonados pela culinária e pelo serviço de alimentação. Considerando que, segundo
Conheça 5 estratégias de Natal no varejo e impulsione a volta do cliente em janeiro. Saia do ciclo de vendas pontuais para construir relacionamentos de longo prazo com seus clientes.
A dinâmica intensa do varejo leva uma grande parte do comércio a pensar um passo de cada vez e entregar soluções pontuais para os clientes. Assim, cada visita à loja ou ao site passa a ser encarada como uma visita – e não como parte de uma jornada de relacionamento e consumo de longo prazo. No Natal, essa visão imediatista é ainda mais forte.
E não é à toa: o Natal no varejo continua sendo a data mais importante do ano e, especialmente neste 2021, pode representar a chance derradeira de fazer resultados. Assim, o futuro acaba ficando para depois.
O problema dessa abordagem é que no ano que vem será preciso conquistar o cliente novamente. E, nestes tempos de varejo digital e uso intensivo de dados para entender o comportamento do consumidor, é possível fazer melhor. Então, que tal garantir as vendas de Natal, mas também aproveitar o momento para estimular o cliente a voltar em janeiro?
Existem várias formas de fazer isso. Conheça algumas delas e avalie a possibilidade de colocá-las no seu planejamento para as ações de fim de ano:
A primeira maneira é a mais radical: mude seu mindset e simplesmente pare de pensar venda a venda. Especialmente em segmentos de venda recorrente, como supermercados, farmácias ou o varejo de proximidade, a ida à sua loja já faz parte do dia a dia do cliente. Nesse caso, o mais importante é manter o relacionamento sempre vivo.
Uma boa forma de fazer isso é analisar os dados de comportamento dos clientes para encontrar insights e gerar a próxima venda. Se o consumidor costuma ir semanalmente à sua loja e eventualmente ficou duas semanas sem ir, está na hora de mostrar para ele uma novidade que acabou de chegar, ou lembrá-lo que um produto que ele costuma comprar está em uma condição especial.
Esse tipo de abordagem ainda tem a vantagem de fazer com que o cliente sinta que é valorizado. E quando mais personalizado for o relacionamento, melhor. Por isso, trabalhe a personalização em escala do seu negócio. A venda acontecerá como consequência desse relacionamento com o cliente.
Especialmente em segmentos que demandam um atendimento mais consultivo – de cosméticos a eletrônicos, é possível aproveitar o pós-venda como o início da próxima pré-venda. Isso pode ser realizado de diversas maneiras:
Os consumidores não buscam somente comprar produtos – na realidade, o que eles desejam é se expressar a partir dos produtos que compram. Isso é muito claro no setor de vestuário, mas, na realidade, em qualquer produto ou serviço existe essa busca pela expressão da identidade.
É possível aproveitar essa característica do ser humano e criar um senso de comunidade, fazendo com que o cliente sinta que pertence a um grupo. Pode ser a comunidade dos fãs de vinho tinto português, ou dos antenados em tecnologia – as segmentações variam de acordo com seu negócio e com as características de venda dos produtos.
Analise os dados de compra dos clientes para identificar clusters como “fãs de queijo e vinho” ou “consumidores conscientes”. De preferência, crie segmentações baseadas em estilo de vida e não em produtos – já que elas permitem colocar mais produtos na “cesta ideal de compras” de cada cliente.
Os meios de pagamento podem funcionar como ferramentas importantes de diferenciação e geração de valor para o cliente. Um exemplo: durante a pandemia, o uso de pagamento por aproximação saltou 469,6%, chegando a R$ 41 bilhões. Já o Pix completou um ano de vida sendo usado por metade das empresas e 62% da população adulta, segundo o Banco Central. Contar com esse tipo de ferramenta é uma forma de transmitir modernidade. E quem não gosta de estar à frente de seu tempo?
Em algumas situações, os meios de pagamento também podem funcionar como uma estratégia de marketing. Pagar por Bitcoin é uma realidade para uma parcela minúscula da população, mas o varejista que oferece esse meio de pagamento pode surfar no status de inovação das criptomoedas.
Existem diversos mecanismos promocionais que contribuem para fazer o cliente fazer uma nova visita. O cashback, por exemplo, durante a pandemia deixou de ser uma curiosidade para se tornar uma ferramenta valorizada por clientes que buscam obter vantagens adicionais e “esticar seu orçamento” ao longo do mês. Varejistas que oferecem cashback nas compras dos clientes criam dois motivos extras para o cliente voltar: para acumular mais cashback e para utilizar esse dinheiro em novas compras.
Um raciocínio semelhante vale para os programas de fidelidade, especialmente para os chamados “programas premium”, em que o cliente paga um valor mensal para ter acesso aos benefícios. Quanto mais motivos relevantes o cliente tiver para escolher sua loja e não a do concorrente, maior a possibilidade que ele tem de incorporar a visita aos seus hábitos diários.
Algumas dessas possibilidades estratégicas exigem mais tempo para serem colocadas em operação. Você pode não conseguir criar um programa de fidelidade para aproveitar o Natal, mas talvez consiga fazer parte de um programa de coalizão (que reúne várias empresas, que compartilham tanto o acúmulo de pontos quanto a troca por prêmios). O mais importante é que existem alternativas.
Seu negócio não precisa basear as interações com os clientes em vendas pontuais. Quanto mais você conhecer seu público, mais conseguirá identificar o que interessa para ele, melhores serão suas ofertas e promoções, mais afinado o seu mix estará com aquilo que o consumidor deseja. E, assim, você conseguirá vender mais e por mais tempo, estimulando o cliente a sempre voltar. Da Black Friday para o Natal, do Natal para o Ano Novo, e assim por diante.
Identificar, engajar os clientes e estimular seu retorno é essencial para aumentar as vendas e otimizar os investimentos em marketing. Com o Linx Reshop, seu negócio pode contar com uma solução que realiza a gestão completa de campanhas e estratégias promocionais. Coloque o consumidor no centro de suas ações e tenha dados relevantes para aumentar a satisfação dos clientes! Fale com a gente!