A tecnologia e o mercado da beleza: do desenvolvimento de produtos a oferta de serviços

A tecnologia e o mercado da beleza: do desenvolvimento de produtos a oferta de serviços

Dizem que Cleópatra, a bela e poderosa rainha do Egito, tinha muitos segredos e artimanhas políticas para manter seu reinado. Contam que usava sua beleza para encantar e confundir os romanos a fim de conseguir seus intentos.  Até hoje, é famosa por seus truques para estar sempre bela, como os banhos de leite e o famoso kohl, que usava para destacar os olhos.

Do Egito Antigo para os dias atuais, muita coisa avançou no mundo da beleza.  Não só temos uma infinidade de produtos para os mais diversos fins, como também temos uma indústria poderosa que investe bilhões em pesquisa e desenvolvimento de produtos, bem como em campanhas publicitárias tendo rostos de celebridades do mundo da moda ou do cinema, representando suas marcas.

A tecnologia tem sido grande aliada na transformação desse mercado. O uso de inovações como a Inteligência Artificial, ajuda a criar produtos personalizados e mais eficientes para os consumidores. Grandes marcas se associam, fornecendo dados a respeito das características e hábitos dos compradores para desenvolver e recomendar produtos específicos para um tipo de pele ou cabelo. Tudo isso levando em conta dados relacionados ao clima, umidade e modo de vida da região onde se encontram.

Isso abre um leque enorme de opções no mundo dos serviços ligados ao universo da beleza, que seguindo os passos da indústria, busca cada vez mais se especializar, oferecer qualidade e garantir resultados para fidelizar. Na medida em que esses negócios crescem, aumenta também a necessidade de uma gestão eficiente da prestação de serviços. Tudo tem que ser estruturado de tal forma que a experiência do cliente seja de encantamento.

Falando em cliente, a satisfação dele independe do tamanho do negócio, mas principalmente da prestação de um serviço com a qualidade e resultados comprovados. Para isso, além de profissionais especializados, é preciso pensar em comodidades como facilidade de agendamento, ter registro dos gostos e preferências do cliente, histórico de compras, ficha de anamnese, evolução do tratamento, alternativas de meio de pagamento, entre outros. Também é preciso garantir recursos como salas e materiais adequados para execução dos serviços. Muitos estabelecimentos abrem e fecham as portas por não perceberem que mais do que entender de beleza e saber fazer bem o serviço, é preciso saber fazer a engrenagem funcionar. O que pensa um cliente quando chega a um espaço de beleza, por exemplo, e tem que aguardar o recepcionista correr atrás de um profissional para realizar o serviço agendado? Muito melhor quando ele chega e o recepcionista já sabe se é aniversário dele ou não, se prefere chá, café ou água, quais tratamentos vai realizar hoje, com sala pronta, os materiais todos separados e o profissional já sabendo o que deverá fazer.  Em vez de uma agenda, o recepcionista tem uma espécie de cockpit onde ele acessa tudo sobre o cliente, realiza e fecha orçamentos em um único lugar.  Essa mesma solução permite fazer relacionamento com o público em potencial pelas redes sociais, ativar campanhas, captar mais clientes e fidelizar.

Durante o atendimento, importante que o profissional saiba tudo sobre o cliente e possa acessar uma ficha de anamnese completa, bem como registrar todos os procedimentos efetuados para consultas futuras. Isso ajuda inclusive na oferta de novos produtos ou serviços que complementem o tratamento e auxiliem o cliente a chegar mais rápido nos resultados pretendidos. Poder armazenar fotos para análise da evolução do tratamento também é um diferencial: comprova resultados e gera credibilidade à marca.

E assim como a tecnologia ajuda a indústria a desenvolver e oferecer produtos cada vez melhores a seus consumidores, ajuda também os profissionais a serviço da beleza a gerir e fazer crescer seu negócio. Hoje vemos um mercado que se expande através de franquias especializadas de clínicas de estética a salões de beleza, depilação a laser, barbearias, entre outros.  Portanto, não há mais condições de seguir adiante sem o apoio de um software que ampare sua rotina essencial, que é o atendimento e a comodidade de seus clientes, bem como prover uma boa gestão dos números acerca de royalties, faturamento da rede ou da loja, produtos e serviços mais vendidos e fluxo de clientes.  Isso tudo permite traçar estratégias para a rede toda ou para algumas unidades, que contribuam para um fluxo recorrente de aquisição de serviços por parte dos clientes e para a perenidade do negócio.

Muito embora estejamos em um momento de incertezas, o Brasil é o 3º maior mercado consumidor de produtos e serviços de beleza do mundo, com uma taxa de crescimento constante na casa de 10%, nos últimos 16 anos.  Segundo o Sebrae, o número de estabelecimentos subiu de 70 mil para mais de 500 mil entre 2010 e 2015, movimentando em 2019 mais de 100 bilhões. São números grandes que mostram que assim como no Egito Antigo, beleza continua sendo coisa muito séria, que precisa crescer alavancada por uma gestão e software aderentes ao seu core. E então, vamos abandonar o caderninho?

 

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