A criação de estratégias que visam influenciar o cliente a comprar é um dos grandes desafios do varejo farmacêutico. Entre as táticas utilizadas para alcançar o público está a escolha do layout, que vem desde a fachada do estabelecimento até o mobiliário interno e projeto de arquitetura das lojas.
As farmácias, especialmente as grandes redes, obtiveram um grande avanço nessa questão. As lojas estão atuando não somente nas vendas de remédios ou tratamento de doenças, mas também na prevenção, saúde, bem-estar e beleza dos consumidores.
Para isso, muitos desses estabelecimentos utilizam-se do layout para provocar sensações e favorecer o ambiente de compras, que se torna mais acolhedor, aumentando o ticket médio das vendas.
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Segundo Fátima Merlin, diretora da Connect Shopper e especialista em comportamento de compra e shooper, o objetivo do layout é facilitar a decisão de compra em cada etapa da jornada do cliente, proporcionando assim uma melhor experiência. E para que esses objetivos tenham êxito, é indispensável conhecer o perfil dos clientes.
Planejar o layout do estabelecimento – seja ele individual ou rede de lojas – contribui para o bem-estar dos clientes, a criação de uma identidade de marca forte e a melhora significativa dos resultados do negócio.