Para alcançar ainda mais êxito com seu e-commerce é preciso exercitar muito trabalho, desde o planejamento, passando pela adequada descrição e disponibilidade das imagens de seus produtos, até o cuidado com o posicionamento das páginas em buscadores como o Google.
Uma forma de estimular esse sucesso, mas que nem todos os empreendedores levam a sério, é caprichar nas fotos de seu e-commerce. Isso traz alto potencial de aumento de conversão, você sabia? Boas imagens são fundamentais para realizar vendas on-line, afinal, o consumidor quer saber exatamente o que está levando para casa, analisar detalhes, ver o artigo por outros ângulos e reconhecer sua relevância para sua demanda pessoal.
Entenda a importância das fotos de e-commerce para aumentar sua conversão, e saiba como melhorá-las!
POR QUE TER IMAGENS PRÓPRIAS?
Primeiramente, entenda que é interessante apresentar imagens próprias em seu site ou portal de vendas. Aproveite as imagens fornecidas pela marca que você vende, mas não é apropriado buscar imagens de produtos na internet para colocar em seu e-commerce. O ideal é tirar as fotos para que elas representem o produto real. Isso demonstra a autenticidade nas suas vendas.
Se você não possui habilidade para fotografar ou simplesmente não tem tempo de fazê-lo, o melhor é contratar um fotógrafo especializado em imagens de mercadorias. Dessa forma o seu consumidor terá imagens reais e poderá ver detalhes dos itens em exposição.
Além disso, as fotos para e-commerce atrativas aumentam (e muito) as chances de conversão, pois elas são o primeiro contato que o usuário tem com os produtos de desejo. Muitos só leem a descrição se gostam do que é exibido nas fotos. Acredite!
POR QUE SE IMPORTAR COM A QUALIDADE DE IMAGEM?
As fotos de seus itens à venda precisam conter qualidade para chamar atenção e evidenciar a alta categoria de seu próprio e-commerce. Nada de fotos pequenas, com baixa resolução, fora de foco ou com péssima iluminação. Com um equipamento adequado é possível coletar boas fotos. Mas atenção a esses itens:
Nitidez
Uma imagem nítida faz toda a diferença para gerar vendas no seu e-commerce. Busque tirar fotos com uma boa resolução, mas lembre-se de que ela precisa carregar rapidamente. Então, as imagens não podem ser pesadas demais.
A função zoom também pode acompanhar o item nitidez. Para que a imagem aumentada fique boa, afinal, é preciso que esteja com boa qualidade. Não se esqueça de acrescentar fotos dos detalhes dos produtos.
Em um teste A/B foi possível analisar que as vendas aumentam cerca de 9% quando o produto possui imagens maiores. A análise foi realizada pela Visual Website Optimizer, ferramenta que permite aos profissionais de marketing criarem diferentes versões de seus sites.
Cores
É preciso ter muito cuidado com as cores: muitas vezes, na tela dos dispositivos ou na própria imagem, as cores sofrem distorção. Regule a câmera para que capte fielmente as nuanças do produto em questão.
Mas se o produto é disponibilizado em diversas opções de cores, é importante também ser fiel a isso, mostrando para o consumidor tal diversidade. A precaução, inclusive, diminui o número de trocas e reclamações.
Tome cuidado também com o fundo. O mais indicado é usar um fundo branco liso para todos os produtos. Assim você consegue dar destaque maior aos produtos, e a aparência do site fica mais limpa. Vale ressaltar que o uso de um mesmo padrão de imagens e de fundo transpassa profissionalismo para sua loja virtual.
Iluminação
A iluminação de uma foto pode ser amiga ou inimiga em seu e-commerce, isso vai depender da forma que for utilizada. Quando feito de forma errada, as fotos ficarão com sombras, o que prejudica o resultado de contraste das imagens. Mas quando a iluminação é calculada e feita de forma correta, a sombra torna-se amenizada e dá sensação de profundidade.
Angulação
Outra questão importante e que interfere na qualidade das imagens é o ângulo pelo qual as fotos são tiradas. O ideal é conter fotos para e-commerce com todos os detalhes do produto, assim o consumidor poderá olhar melhor e decidir pela compra. Mas é preciso tomar cuidado para que o ângulo mostre as qualidades e benefícios, em vez de prejudicar os atributos da mercadoria ou exibir deformações.
Investir em um estúdio fotográfico para esse trabalho, no final das contas, poderá aumentar uma lucratividade consideravelmente.
VALE A PENA USAR THUMBNAILS?
As thumbnails são imagens de tamanho reduzido que ajudam a posicionar o seu e-commerce nas buscas on-line. Elas podem ser reduzidas automaticamente, porém perderão um pouco de sua qualidade, já que esse processo redimensiona a foto. Uma estratégia para produzir uma imagem thumbnail é diminuir o seu tamanho por meio do código HTML do site.
A vantagem de ter esse tipo de imagem é diminuir o tempo de carregamento de determinada página. Quando as fotos são grandes demais, as páginas acabam demorando muito para carregar, e o usuário pode irritar-se e desistir da compra.
É possível ainda trabalhar a questão do zoom para quando o usuário quiser maiores detalhes do produto.
SEO PARA IMAGENS – COMO FAZER?
As imagens também possuem um papel de extrema importância quanto ao posicionamento das buscas do Google e outros buscadores. É possível aumentar a taxa de conversão para o seu site apenas melhorando o SEO das imagens do seu e-commerce!
O Google usa alguns critérios para estabelecer os resultados de suas buscas. Alguns exemplos são as palavras-chave e a relevância. Os algoritmos do Google também enxergam as páginas dos sites de maneira diferente de nós. Enquanto nós vemos as imagens, os algoritmos veem um espaço em branco, pois somente distingue textos. Por isso, é importante trabalhar com:
Título da imagem
O título da imagem é um pequeno texto que diz o que aquela imagem é. No caso dos produtos de seu e-commerce, esse título pode corresponder ao nome, tipo e modelo de produto.
Com esse título, o Google consegue ler e entender o que é aquela imagem, contribuindo para que o site possa se posicionar nas primeiras páginas de busca.
Nome do arquivo
O nome como o arquivo é salvo também contribui para melhorar o posicionamento. É comum que as fotos sejam salvas com códigos, mas o ideal é renomear cada foto com o seu próprio título, também podendo ser o nome, tipo e modelo de produto.
Como já deve ter entendido até aqui, as fotos para e-commerce são de suma importância para aumentar a taxa de conversão de seu negócio. Tanto para posicionar o seu site no Google, como também para incentivar a compra de seus itens pelos seus visitantes.
Para conferir mais indicações sobre como aperfeiçoar o desempenho de seu e-commerce, acompanhe as nossas dicas pelas redes sociais!