A hora da verdade no varejo
Varejo

A hora da verdade no varejo

Por Gilsinei Hansen, Vice-presidente da Linx Core.

Terminamos o mês de agosto e, com ele, dois terços do ano de 2021. É a hora do terço final do ano. A “hora da verdade”, como dizem os narradores de futebol. E como este é o período mais importante do ano, com Black Friday e Natal, de fato é a hora da verdade para o varejo de moda e calçados.

Em um momento como o atual, a pergunta que deve estar na cabeça de todo varejista é “o que posso fazer agora para vender mais ainda este ano?” Como ir além do arroz com feijão, surpreender os clientes, oferecer uma experiência incrível e gerar, a cada dia, aquela venda extra que faz toda a diferença?

Neste momento, a tecnologia pode trazer esse “algo a mais” que o varejo precisa ter para bater suas metas. E é possível realizar investimentos simples, rápidos e que geram retorno praticamente desde o primeiro dia. Alguns exemplos:

1) Motor de promoção

Conectar o cadastro dos clientes a campanhas personalizadas que geram bonificações e prêmios customizados é uma grande oportunidade de vender mais. O cadastro de consumidores é o maior ativo do lojista e, por isso, quem usa esse recurso com inteligência gera mais resultados.

Motores de promoção analisam indicadores de frequência de compra, valor e recência para identificar campanhas com potencial para trazer mais fluxo para a loja, elevar o tíquete médio de compra ou aumentar o retorno dos clientes fiéis. Para cada estratégia, promoções diferentes, focando consumidores específicos.

2) Empodere o vendedor

O vendedor não pode mais ser aquele colaborador que espera o cliente ir à loja. Em um mundo digitalizado, o time de vendas passa a ser um agente que estimula o cliente, se relacionando com ele pelo WhatsApp para oferecer produtos e serviços relevantes, no melhor momento.

Para que isso aconteça, é preciso resolver duas pontas. Em primeiro lugar, ter um CRM ou motor de promoção ligado ao sistema de gestão/PDV. Além disso, o vendedor deve ter um app conectado ao CRM e ao WhatsApp para contatar os clientes e saber exatamente o que oferecer.

3) Venda condicional

A venda condicional, também chamada de fashion delivery, leva a famosa “malinha” com produtos selecionados para o consumidor, com base em suas preferências pessoais e novidades da marca. Em alguns clientes Linx, a venda condicional já representa até 15% das vendas das lojas, o que mostra a importância desse canal de relacionamento com o cliente. Em um momento em que boa parte dos consumidores ainda se mantém distante das lojas físicas, com receio das variantes do coronavírus, a venda condicional se torna um canal de vendas muito relevante.

4) Pagamento via Pix no PDV

Em menos de um ano de vida, o Pix já se tornou a segunda forma de pagamento mais usada no Brasil. Essa é uma grande oportunidade para o varejo oferecer praticidade, demonstrar modernidade e acompanhar o comportamento de compras cada vez mais digital dos clientes.

Para oferecer o Pix no varejo físico, a loja precisa que o meio de pagamento esteja 100% integrado ao sistema PDV, para que a transação seja feita de forma instantânea, conclua a venda com a confirmação da transferência bancária e assim elimine a possibilidade de fraudes e facilite muito a conciliação bancária.

Infográfico sobre Pix saiba tudo sobre o pagamento instantâneo

5) Novos canais de venda

É importante estar onde o cliente estiver, tanto no varejo físico quanto no digital. Lojas físicas, quiosques, lojas express, lojas autônomas, marketplaces, social selling: é importante ampliar sua presença para estar sempre próximo do consumidor. Por isso, publicar o seu catálogo de produtos e estoque, que já estão publicados em seu e-commerce, num marketplace de nicho ou ainda em grandes marketplaces pode trazer consumidores novos para sua marca, oportunidade para aumentar o volume de vendas totais e construir novas relações.

Cinco projetos de tecnologia para serem implementados rapidamente, a tempo de maximizar suas vendas na Black Friday e no Natal. E aí? Vamos aproveitar bem a hora da verdade do varejo?

 

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